O Exorcista
    Você assistiu O Exorcista ?

Sílvia Cristina A.
    Sílvia Cristina A.

Enviada em 12 de fevereiro de 2013
    O que dizer sobre um dos mais temidos filmes de terror de toda a História do Cinema? Que é aterrorizante? Que suas imagens ficam impregnadas em nossos olhos e memória por muitos dias , semanas ou talvez um pouco mais de tempo? Com 40 anos de vida e a imagem envelhecida , "O exorcista" é mais que um marco na História da filmografia de terror; é uma obra que permanece atual e extremamente assustadora depois de tantos anos e de tantos outros filmes que pretenderam aterrorizar por meio de sofisticados efeitos especiais e cenas que poderiam fazer qualquer glutão ficar 24 horas sem apetite. Para iniciar a conversa , "O exorcista" apresenta uma boa história , que foi adaptada de um livro consistente e dramático. Por sua vez , o livro baseou-se em fatos reais. Embora o filme tenha se centrado nos aspectos assustadores do livro, deixando em segundo plano o lado mais dramático e profundo da obra literária , podemos perceber nitidamente alguns conflitos bem interessantes na versão cinematográfica , como a perda da fé do padre Karras ; seus dramas de consciência em relação à mãe falecida ( drama este muito bem usado pela legião demoníaca que possui Regan, uma doce menina de 12 anos). "O exorcista" fala sobre a culpa e a expiação dos pecados do mundo , por meio dos inocentes. Fala também sobre a descoberta da fé por meio de uma provação terrível: a mãe de Regan passa a acreditar e a confiar em Deus , o que indica que o Bem sempre ganha do Mal. A fé do padre Karras se reanima e ele executa um ato de extremo amor para defender a menina possuída. "O exorcista" também faz uma lúdica homenagem aos cinéfilos , por meio do personagem do policial que investiga a morte do cineasta, ocorrido na casa de Regan. Esta referência deve passar despercebida no meio de cenas horripilantes como o asqueroso vômito verde e a célebre virada de cabeça. Para os padrões da época , o filme caprichou nos efeitos visuais e contou com um elenco de peso. Apesar do tema poderoso de "O exorcista" , grande parte do medo que ele ainda desperta vem mais das imagens. "O exorcista" é um filme direto , sem grandes metáforas e extremamente visual. Se em "O bebê de Rosemary" , por exemplo, tememos mais o que não vemos nem ouvimos e sim o que imaginamos e deduzimos , em "O exorcista" o que nos assusta é o que vemos mesmo. É um filme muito mais sensorial que intelectual , diferentemente da obra-prima de Polanski. Independente da crença ou descrença de quem o assiste , é difícil ficar impassível diante desta obra que já se tornou um clássico do gênero.
    Luan H.
    Luan H.

Enviada em 1 de outubro de 2013
    Otimo filme o melhor do gênero! Acaba com qualquer um filme de agora, poderiam fazer uma versão nova mais não mudando nada só os atores claro kkkkk enfim fica a dica
    Enviada em 3 de janeiro de 2016
    -Filme revisto em 03 de Janeiro de 2016
    -Nota 10/10

Não há como assistir,ou simplesmente em falar sobre "O Exorcista" e não lembrar dos curiosos fatos que aconteceram em volta das filmagens.A grande peça chave dessa atração.talvez seja o diretor William Friedkin.O diretor soube aproveitar ao máximo de cada um no elenco,e trouxe atuações memoráveis.Reza a lenda que ele mesmo chegava 'elétrico' nos sets,e cobrava muito empenho de todo o elenco.Dizem que ainda chegou a estapear Jason Miller.Sem contar que o estúdio era diariamente abençoado por um padre,e misteriosamente,oito profissionais envolvidos na filmagem morreram.Por esses casos,esse filme pode ser considerado um dos melhores filmes de terror já produzidos.

A história pode ser dividida em duas partes totalmente diferentes.A primeira,podemos frisar a vida de mãe e filha.Onde são vistas diariamente muito felizes,mesmo sendo abandonadas pelo pai e marido.Chris (Eller Burstyn) é um conhecida atriz,que está em plena atividade,gravando mais um filme para a carreira.Regan (Linda Blair) uma amável garota,que ainda vive o espírito juvenil,daquelas que ainda sonha com principe encantado e o que vai ser quando crescer.Outro personagem interessante e fundamental é o de Jason Miller,que vive o Padre Karras,que começa a enfrentar problemas com sua mãe,que acaba tendo sonhos surreais a cada dia.

A partir desses pontos e personagens,podemos apreciar a obra com muito medo e aflição na cena seguinte.Friedkin prepara o filme com perfeição de acordo com que a história vai se passando.O maior exemplo disso,são quando os problemas da jovem Regan vão se agravando.A cada nova maquiagem sobre Linda Blair,muda-se também a saturação do quarto onde são vividas as melhores cenas.Podemos ver também um ambiente mais escuro,que daí podemos ver alguns objetos escondidos no canto da tela,o que nos deixa abismado,se realmente aquilo é mostrado,ou se é coisa de nossa imaginação.

Mesmo depois de tantos anos,"O Exorcista" é um filme para ser respeitado.Um dos pioneiros no gênero,e que agradou muito na época de lançamento.
    Sidney
    Sidney

Na minha sincera opinião, esse é o único filme de terror que realmente vale apena assistir. Terror mesmo, fiquei com o filme na cabeça algumas semanas, não consegui dormir direito. FILMAÇO!RECOMENDO.
    Marcos C.
    Marcos C.

Enviada em 19 de setembro de 2013
    É o único filme que tenho medo até quando lembro dele, uma obra de arte!
    Max
    Max

Eate é o mais perfeito exemplo do UNICO filme de terror entre as dezenas que realmente me assustou. É uma obra-prima, verdadeiramente original,assusta até hoje, mesmo apos 25 anos. Simplismente perfeito. Só podia ser da Warner!
    Dennys R
    Dennys R

Enviada em 27 de fevereiro de 2023
    Clássico do cinema, excelente roteiro!

..........................................................''
    I don't know .
    I don't know .

Enviada em 10 de outubro de 2015
    Clássico, esse filme marcou muito minha infância, levava cada susto. Fui assistir o filme esses dias novamente e achei no estilo comédia kkk é muito engraçado as falas, com uma trilha sonora épica, é só elogio esse filme, gosto muito !
    João Pedro
    João Pedro

Muito Bom mesmo,Dá muito medo mesmo! Willian Friedkim Acertou quando produziu este clássico,Os atores sõ ótimos,Max von Sydon,Jason miller,Linda Blair e Ellen Burstyn não fazem feio na frente das cameras,nesse filme clássico,que nunca vai cair no esquecimento1
    Vitor E.
    Vitor E.

Enviada em 8 de janeiro de 2019
    Filme Superestimado,pode ter trazido novidades na época de lançamento,mas hoje com Invocação do Mal ou lendo o próprio livro...É difícil de engolir.