O Céu da Meia-Noite
    2,4
    Você assistiu O Céu da Meia-Noite ?

Gerson R.
    Gerson R.

Enviada em 4 de janeiro de 2021
    Mesmo tendo experiências com direção em bons trabalhos, como o longa Boa Noite e Boa Sorte (2005) ou na série Catch-22 (2019), parece que George Clooney, como cineasta, ainda precisa aprender mais – afinal, com o Céu da Meia-Noite, ele tenta tornar uma ficção cientifica em um palco para tratar de dilemas familiares e pessoais, assim como Christopher Nolan fez em Interestelar ou Alfonso Cuarón em Gravidade – usando o pano de fundo do aquecimento global, o astro de Hollywood opta por arcos e decisões dramáticas pouco convincentes, apelando, muitas vezes, para um melodrama infundado, que, dada a criação, desenvolvimento e apresentação de personagens pouco inspiradas, transforma esse longa em uma decepção – e o pior: sendo desonesto com o espectador.

Baseado em um livro de Lily Brooks-Dalton, com roteiro escrito por esta em parceria com Mark L. Smith, o filme conta a história de Augustine, vivido pelo próprio Clooney, um renomado cientista, em fase terminal de vida, devido à um câncer severo – se passando no ano de 2049, onde a Terra está a beira do colapso, devido as drásticas e terríveis mudanças climáticas, ele é o último refugiado em uma base de comunicação no polo norte – uma das poucas regiões onde o aquecimento global não causou efeitos – isolado, ele acaba encontrando dentro da estação uma menina (Springall), que não fala, mas acaba ficando ao lado dele, para que consigam chegar até uma antena, que pode ajudar no contato com uma nave espacial, que em missão para tentar estabelecer vida em uma lua de Júpiter, está voltando a Terra – e, agora, cabe a Augustine correr contra o tempo para avisa-los das condições em que o planeta se encontra e garantir o futuro da raça humana.

Com toda essa urgência da trama – simplesmente a “continuidade da vida dos seres humanos” – é impressionante como tanto a direção de Clooney quanto o roteiro não conseguem passar a tensão que isso deveria provocar – optando por trabalhar a questão envolvendo a maternidade/paternidade na vida de cada um de seus personagens, Clooney erra por não dar a devida atenção para todos os personagens – seu único acerto acaba sendo em sua composição como Augustine – demonstrando o peso e cansaço por uma vida não vivida como queria, um relacionamento amoroso que não conseguiu explorar melhor ou a própria solidão em viver na estação no polo norte – Clooney (o diretor) tenta mesclar todos os temores do personagem com a luta para garantir a sobrevivência e continuidade da Terra – fazendo um paralelo disso com a questão de que seu personagem quando jovem (vivido por Ethan Peck, que não se parece em nada com Clooney) luta por encontrar outros planetas para a humanidade continuar, mas dá pouca atenção para sua companheira – indo supostamente contra a vontade de procriação, que suas pesquisas exploram – ainda assim, torna-se até bonita a maneira como tenta interagir com a menina vivida pela pequena Caiolinn Springall – um papel até desafiador para uma criança, já que não diz uma palavra e precisa parecer expressiva – isso torna as sequências na Terra curiosas de se acompanhar até certo ponto – porém, a conclusão acaba sendo somente a utilização de um recurso quase batido de inserir personagens que representam algo por trás, sem mais complexidade nisso – algo que em muitas outras obras é um tipo de linguagem que faz sentido e causa impacto – de Lady Bird até Mãe, do Aronofsky, existem vários exemplos que lidam bem com isso.

Mas aqui, quando passa a mostrar os integrantes da nave espacial, O Céu da Meia-Noite se perde tristemente – e o erro está, justamente, por querer dar a cada membro da missão uma ligação com a questão da maternidade/paternidade – Felicity Jones – em uma atuação quase robótica e inexpressiva – vive uma astronauta gestante, ao passo que o capitão da nave, vivido por David Oyelowo, é o pai da criança – relegando o piloto Mitchell, do Kyle Chandler (que tem o azar de participar de outro conflito familiar fraco em um filme, depois do que fez em Godzilla – Rei dos Monstros) a apenas mostrar que sente falta dos familiares que ficaram na Terra – e o cientista Sanchez de Demián Bichir, que parece ter só a função de ver a outra tripulante da nave, a Maya de Tiffany Boone, como uma filha – e, esta, praticamente sem mais função nenhuma para a trama – culminando numa cena que deveria ser tensa e até triste, mas não causa impacto por não sabermos ao certo exatamente quem os personagens são, de fato – Clooney parece que acha que mostrar os integrantes da nave vendo hologramas antigos de suas famílias é o suficiente para nos identificarmos com eles – como se Maya, por exemplo, demonstrasse quem era só por dizer que tinha um “gatinho inteligente” – é uma falta de inspiração que torna a “mensagem” do longa ainda mais fraca – e, quando disse que o diretor foi desonesto, me refiro, principalmente, à um certo momento no primeiro ato, quando uma personagem procura desesperadamente por sua filha – conforme o terceiro ato mostra, tal momento foi criado só para ajudar a “esconder” uma revelação que não deixa de soar um tanto forçada – e, com todos esses elementos desenvolvidos sem criatividade, jamais consegue emocionar ou cativar o espectador.

Não sendo um desastre completo por seus atributos técnicos – a fotografia é belíssima, tanto em mostrar os ambientes no espaço e, principalmente, pelas paisagens no ártico – enquanto que o design de produção é curioso, por dar um visual um tanto retro para o interior da grande nave espacial – que por fora é bonita com seus imensos arcos espelhados e grandes “antenas infláveis” – ou seja, um bom dinheiro gasto para uma obra de pouca substância – o ritmo lento da narrativa ainda interfere em momentos onde a ação poderia ser mais urgente – sim, como disse antes, o desenrolar da história não capta essa urgência – seja por uma tempestade no meio do gelo, o quase afogamento em um trailer ou uma chuva de gelo enquanto três astronautas andam fora da nave – o que faz com que o compositor Alexandre Desplat precise trabalhar sua trilha em praticamente todos os momentos – “ditando” emoções passo a passo – como se Clooney apenas tivesse lhe dito: “agora você faz um acorde para emocionar... agora coloca algo meio agressivo para causar tensão” – só não fica pior porque o compositor realmente é talentoso e cria boas composições.

Fechando com um plano final tão sem graça – que chega a rivalizar com o fim ridículo da nova versão de O Grito – O Céu da Meia-Noite é aquele tipo de longa que tem boas intenções, mas sua própria pretensão simplória o impede de ser uma experiência verdadeira e introspectiva para o expectador – algo que Clooney não aprendeu com Alfonso Cuarón, quando participou como ator em Gravidade.
    Diogorib
    Diogorib

Enviada em 4 de janeiro de 2021
    Cheio de clichês. Não vai para lugar algum. E nem nos efeitos especiais inova em algo, parece que reaproveitou a tecnologia de Gravidade.
    Daiana Costa
    Daiana Costa

Enviada em 4 de janeiro de 2021
    Filme horrível. O pior filme da minha vida. Sem graça, lento, a história não se desenrola, o final tem algo interessante mas muito clichê. Tem que ter muita paciência para chegar até o final. Da muito sono. Parece mais um vídeo de música do que um filme em si, pq a trilha sonora fala mais que os personagens. Foram 2 horas perdidas vendo esse filme.
    Viviana L.
    Viviana L.

Enviada em 3 de janeiro de 2021
    Boa história, um cientista com câncer em fase terminal, não desiste de ajudar sua filha que está fora da terra e foi em busca de uma terra Nova habitável a k23 que foi descoberta por ele. Mostra claramente que o amor falou mais alto. Ele se manteve vivo pra falar pra sua filha não voltar mais a terra, porque não estava mais habitada. A sua vontade de falar novamente com a filha era tão grande que ele criou na sua própria cabeça que a menina estava ao seu lado o tempo inteiro passando por todas aquelas situações impossíveis para tentar salvar seu único amor da terra. Dificil o entendimento, mas bem interessante quando as peças começam a se encaixar. Amei o final e tem sentindo sim!!!!
    Alexandre S.
    Alexandre S.

Enviada em 2 de janeiro de 2021
    Mais um filme que a crítica certamente vai elogiar, porque levanta bandeiras de temas moderninhos, como aquecimento global e coisas do gênero. Mas as pessoas comuns, que apenas querem ver um filme inteligente ou, pelo menos, divertido, vão se decepcionar um pouco. A trama se acha inteligente, mas é simplória e flerta com clichês. Não há grandes reflexões aqui, só reforço da aparência de virtude.
    Phellype Morissette
    Phellype Morissette

Enviada em 2 de janeiro de 2021
    Não é de todo mau! Vemos aqui um bela produção Netflix! O filme entrega mais drama do que a própria "ficção científica", apesar de ser baseado em um livro! É notável a sua trama lenta e melancólica! Para os amantes de "sci-fi" deixa a desejar, porém os efeitos visuais são deslumbrantes! A trilha sonora é um pouco ausente, fica mais na sonoplastia de sempre... Elenco modesto, apesar de George Clooney e Felicity Jones serem os mais "conhecidos" e principais destaques em cena! Enfim é um filme interessante, pra quem gosta de uma boa história, não é nada inovador e nem pretensioso! Mas cumpre o seu papel de envolver o telespectador, na sua jornada em busca da "sobrevivência" da humanidade e sua complexidade!
    E com um final "simplório" e no estilo "bancada de telejornal", se encerra, com muitas pontas soltas e sem respostas ao que de fato aconteceu com o Mundo e o resto a população? Mas ainda sim vale o seu "thriller".
    Marcelo 12000KM D.
    Marcelo 12000KM D.

Enviada em 1 de janeiro de 2021
    Filme lento, pouca ação, não gostei, ainda se explicasse a possibilidade de vida em outro planeta tudo bem, mas nada.
    Davi Rocha
    Davi Rocha

Enviada em 31 de dezembro de 2020
    Uma poesia pós apocaliptica, assim defino O Céu da Meia Noite. George Clooney dirigiu um filme que embora lento, tem a velocidade ideal para desenvolver a ideia central do filme: Não existe esperança possível para os seres humanos do ponto em que o filme se inicia. O que deveria ele fazer além de tentar desesperadamente salvar a vida da filha que durante sua vida toda rejeitou? Ele é um cientista o que o torna um ser racional por definição e sabe que não existe o que se possa fazer, então cobrar uma mensagem de esperança do filme ou algo do tipo é realmente curioso para dizer o minimo.

Espera-se que os astrounautas da nave que retorna a Terra Após uma visita de vistoria na Lua de Júpiter (não é um planeta como insistem em dizer a maioria das pessoas) sejam os melhores disponíveis para a missão e portanto sejam sim pessoas controladas e também racionais não dando espaço para emoções exarcebadas.

Os diálogos são econômicos e as paisagens nada menos que deslumbrantes. Não há muito o que se falar afinal de contas, mas há uma imensidão de sentimentos que podem ser acessados de forma íntima e diferente em casa expectador. Clooney trabalha essas variantes de forma a deixa-las ali, a disposiçlão de quem assiste sem no entanto torná-las obvias demais,

Um filme realmente digno de ao menos uma indicação ao Oscar como melhor filme! Recomendo com veemência!
    Andrei Andrade
    Andrei Andrade

Enviada em 20 de fevereiro de 2023
    Uma história que não cativa, um roteiro que não te prende, um desenrolar arrastado e um final decepcionante. Soma-se isso à uma direção que aparenta estar perdida e atuações convenientes, para não dizer ruins, e ...VOILÀ; temos esse O Céu da Meia-Noite. Confesso que assistindo o longa tive a constante sensação de ter perdido 2 horas da minha vida em vão. As duas estrelas vão para os bons efeitos visuais.
    Rodrigo o que?
    Rodrigo o que?

Enviada em 30 de dezembro de 2020
    Tenta ser um novo "Interstellar" e falha completamente em tudo: trilha sonora, roteiro, direção falha em praticamente tudo!
    Os efeitos especiais são bonitos mais isso não faz um filme ser bom