A Voz Suprema do Blues
    3,7
    Você assistiu A Voz Suprema do Blues ?

Anderson  G.
    Anderson G.

Enviada em 19 de março de 2021

O longa que se desenrola a partir de um impulso narrativo muito simples, a gravação de um disco em um estúdio, pode parecer simples, mas o roteiro é apoiado em diversos textos dados aos personagens que brilham a todo instante, o filme consegue de um jeito metafórico expressar o preconceito e o racismo da época, temos poucas coisas claras e explicitas aqui, o diretor George C. Wolfe respeita seu publico e consegue dialogar temas complexos a partir de analogias, como a porta que demora a abrir, a assinatura do contrato, o pedido de Coca-Cola e até o ótimo desfecho, que pode até parecer bobo em uma primeira olhada mas são coisas simples que causam uma reflexão e expõe a dificuldade dos negros da época.

Temos uma direção bem ao estilo Tarantino aqui, com cenas baseadas em roteiro e atuação juntamente com uma câmera muito participativa e uma trilha presente, em outros momentos conseguido sentir muito a inspiração do também ótimo filme "Fences" do Denzel Washington, por fim, a direção utiliza uma fotografia agonizantemente quente, com um ótimo figurino e maquiagem.

As atuações todas são muito boas, mas Viola Davis e Chadwick Boseman estão espetaculares, ambos estão perdidos dentro de seus personagens entregando uma interpretação vivida e magnifica, é muito justa a indicação do oscar aos dois.

“A voz suprema do blues” é um filme muito simples, mas entrega muito, entrega um dialogo bem construído acerca do racismo, entrega um grande texto e atuações espetaculares. NOTA 8/10“A voz suprema do blues” ou simplesmente “Ma Rainey's Black Bottom” é um filme cheio de estilo, significados e metáforas apoiados por um ótimo texto e atuações maravilhosas.

Cronos C
    Cronos C

Enviada em 22 de março de 2021
    Um filme fraco, cansativo e muito carregado no drama, com diálogos longos e bem comuns. Viola e Chadwick estão muito bem nos seus papeis, mas o roteiro não ajuda. A história sobre uma passagem na vida da "mãe do blues" Ma Rainey, com seu temperamento forte e arrogante e de seus músicos, não evolui, fica andando em círculos e quando pensamos que vai decolar, volta ao drama interminável. Não é uma perda de tempo, mas para assistir é preciso estar com disposição para um filme com falhas e dramas intermináveis.
    jaime filho
    jaime filho

Enviada em 21 de fevereiro de 2021
    Já aposto nesse filme para algumas categorias no Oscar. Viola Davis é brilhante e deve concorrer a uma estatueta. No entanto, Chadwick Boseman rouba a cena. Antes de partir ele deixou essa atuação, capaz de nos deixar atônitos perante à tela. As emoções de um ator, cujos conflitos finais agora conhecemos, parecem impulsionar o drama de seu personagem.
    RENEW08
    RENEW08

Enviada em 15 de abril de 2021
    Atores dispostos e com qualidade de atuação.
    Porém o filme é arrastado, muitas falas desnecessárias e sem emoção.
    Não dá pra saber exatamente aonde o filme quer chegar.
    Não existe nenhuma emoção e desfecho cinematográfico.
    Sem sal.
    Luiz A.
    Luiz A.

Enviada em 28 de dezembro de 2020
    O enredo do filme poderia ter sido mais explorado. O filme se passa quase todo no galpão de uma gravadora e a música é bem pouca explorada, fora que o final achei um pouco sem sentido.
    Crismika
    Crismika

Enviada em 5 de janeiro de 2021
    Um filme baseado em fatos reais e em uma peça teatral traz para telona cenas de como se estivéssemos assistindo a peça, com interpretação incrível de Viola Davis, que com certeza levará indicação ao Oscar, impagável e perfeita na atuação. Recomendo o filme.
    Rodrigo Gomes
    Rodrigo Gomes

Enviada em 18 de dezembro de 2020
    Um roteiro com toda expressividade em seus diálogos e caracterizações, mas falta um pouco na estrutura que parece solta na passagem. A diferença fica com as interpretações fortes e incríveis.
    Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 20 de dezembro de 2020
    Baseado na peça teatral escrita por August Wilson, "A Voz Suprema do Blues", filme dirigido por George C. Wolfe, tem um título que faz referência à protagonista da obra: a cantora Ma Rainey, que era conhecida como a "Mãe do Blues" e foi uma das responsáveis pela popularização deste gênero nos Estados Unidos.

"A Voz Suprema do Blues" se passa durante uma sessão de gravação de um dos discos de Ma Rainey (interpretada por Viola Davis), na cidade de Chicago, em 1927. Esta situação serve como pano de fundo para que o texto originalmente escrito por Wilson e, aqui, adaptado por Ruben Santiago-Hudson, trate sobre como era ser uma pessoa negra naquela conjuntura histórica, passando por temas como violência, arte e religião; ao mesmo tempo em que faz uma crítica sobre como eram as relações de trabalho entre os produtores/agentes e músicos/cantores negros - e também entre os cantores e seus músicos.

Apesar de ter uma história com viés interessante, "A Voz Suprema do Blues" esbarra em uma série de problemas. O mais sério deles diz respeito à transição entre as linhas narrativas que compõem a história. Por vezes, o filme dá a impressão de que a história nunca chega a decolar de verdade - e, quando chegamos ao clímax do roteiro, na cena que se encontra nos últimos instantes do longa, o momento perde muito do seu impacto.

Mesmo assim, "A Voz Suprema do Blues" tem também algumas qualidades - todas relacionadas às atuações. Tanto Viola Davis quanto Chadwick Boseman (que interpreta um músico com suas próprias ambições) estão ótimos - e devem emplacar indicações ao Oscar 2021. É bom também ficar de olho em algumas categorias técnicas, como Melhor Figurino e Melhor Fotografia, nas quais o filme poderá figurar também.
    Enviada em 29 de janeiro de 2021
    Como muito já foi dito; A Voz Suprema dos Blues é um filme que se sustenta muito mais pelas atuações do que pelo roteiro ou a história, já que o mesmo é bem parado e pode ser até entediante inicialmente. Mas não deixa de ser um filme que tenha suas qualidades artísticas de fotografia, som e etc. As atuações principalmente da Viola Davis e do Chadwic Bozeman são excelentes. Recomendo para quem acha que vai ter paciência para assistir a esse tipo de filme.
    Mateus Olivotti
    Mateus Olivotti

Enviada em 19 de dezembro de 2020
    Ma Rainey´s Black Bottom é um filme de drama lançado em 2020 e dirigido por George C. Wolf.

O longa me surpreendeu muito, estava esperando apenas um filme com boas atuações, mas acabei encontrando um filme com uma excelente direção de arte, uma boa direção, e claro, atuações excepcionais. No sentido técnico o longa é perfeito, os figurinos a ambientação, etc, você realmente se sente na Chicago dos anos 1920, o que em um filme de "época" é sempre essencial. O filme oferece atuações ótimas, sem dúvidas as atuações de Viola Davis e Chadwick Boseman são uma das melhores da temporada e uma das minha favoritas ao Oscar 2021. Também vale destacar que o filme tem um ótimo discurso sobre o racismo, e aborda o tema de uma das melhores formas dês de Black Klansman.

Confesso que quando estava vendo o filme eu me senti um pouco triste, pois essa será infelizmente a última vez que veremos Chadwick Boseman nas telas, e esse é o melhor papel de sua carreira, espero realmente que ele tenha pelo menos uma indicação ao Oscar. Viola Davis mesmo com pouco tempo de tela tem uma ótima presença e é uma personagem muito marcante, e sua maquiagem está ótima e acredito que será reconhecida na categoria de melhor maquiagem e penteado. Porém, sem dúvidas esse é um filme de Boseman , é nele que o filme foca a maior parte do tempo e tem os melhores e mais surpreendentes monólogos.
    Acredito que esse seria um filme perfeito, se não fosse pelo fato de que o diretor não soube muito bem adaptar a peça de teatro na qual o longa se baseia, sendo assim, em alguns momentos ele lembra demais uma peça gravada, e para uma adaptação isso nunca é bom, sei que tem gente que se incomodou muito com isso, mas mesmo que tenha atrapalhado um pouco a minha experiência, não me incomodou tanto assim.

Ma Rainey´s Black Bottom é um filme ótimo, uns dos melhores do ano com duas das melhores atuações de 2020, mas a adaptação da obra original não é muito boa, fazendo o longa lembrar uma peça de teatro gravada.