Hannibal
    Você assistiu Hannibal ?

Fernando Schiavi
    Fernando Schiavi

Enviada em 28 de fevereiro de 2012
    Uma excelente sequeência! Para este filme temos que fazer algumas análises fundamentais. Aqui o aclamado diretor Ridley Scott assume e conta os fatos que ocorreram 7 anos após os acontecimentos do clássico "O Silêncio dos Inocentes" e já mostra Hannibal Lecter, o canibal, vivendo livremente e trabalhando em uma biblioteca de Florença. Paralelamente na
    América, Clarice Starling enfrenta uma série de operações fracassadas lideradas por ela e tem sua carreira no FBI indo de mal a pior, a antes aclamada salvadora da filha da ex-senadora americana, agora vive sob pressão pública pelo fracasso de suas últimas operações. Aí vemos então o pedófilo Mason Verger, o único sobrevivente de Lecter, mas que acabou todo desfigurado após ter seu rosto dilacerado, tem muita influência política e não pensa em outra coisa a não ser se vingar do canibal e para isso conta com a ajuda de Thomas Krendler para conseguir seu objetivo e posteriormente ainda vê Clarice como uma isca para ficar ainda mais perto de seu objetivo.

Neste filme podemos presenciar um maior ar de sofisticação, de classe e são justamente essas características em contraponto com a maior violência e cenas chocantes que tornam esta obra tão atraente e peculiar. Pela inteligência, classe e requinte de Hannibal seria difícil imaginar outro país que não fosse a Itália, tão circundada de história, de obras de arte, de ópera e cultura em geral.

Este filme é mais violento e mais visceral do que os demais que envolvem o personagem e acentua ainda mais a sua inteligência, frieza e sarcasmo que nos foi passado mais uma vez com extrema competência por Anthony Hopkins, dominando ainda mais o personagem e que merecia mais uma vez no mínimo uma indicação ao Oscar de melhor ator. Vemos aqui que ele em nenhum momento deixou de pensar em Clarice Starling e que nutre uma atração e fascínio cada vez maior por ela, ao ponto de ele salvá-la em determinado momento e posteriormente cuidou de seus ferimentos. A impressão que nos passa é que o encontro com Clarice após tantos anos era o que ele mais esperava. Clarice dessa vez foi interpretada por Juliane Moore que se saiu muito bem conseguindo passar esse outro momento de sua vida profissional (a decadência) e também o desejo intrínseco de se encontrar com Hannibal novamente para prendê-lo ou apenas para vê-lo. É claro que seria melhor que Jodie Foster, ganhadora do Oscar pelo mesmo papel no filme anterior, reprisasse seu papel. Jodie alegou que não concordava com o rumo de sua personagem nesta sequência, especialmente no grande final do livro, mas que no final das contas acabou sendo alterado no cinema com permissão do autor do livro Thomas Harris. Na impossibilidade de contar com Foster, que fez falta sem dúvida pois marcou a personagem com seu rosto eternamente, Juliane Moore além de ter uma estrutura física parecida, tem também muito talento e ao meu ver se saiu bem mesmo carregando a responsabilidade de substituir a vencedora do Oscar pela mesma personagem. A tensão sexual entre Hannibal e Clarice se intensifica bem nesta obra apesar de terem poucas cenas juntos. É importante destacar tambéma a participação de Gary Oldman como Mason Verger e Giancarlo Giannini como o policial Pazzi. As investigações paralelas e pistas deixadas por Lecter para Clarice que iam e vinham entre Itália e EUA vão costurando todo o suspense com pertinência e é interessante ver o desenrolar da trama especialmente a partir do momento que Pazzi descobre que o bibliotecário se tratava de um dos assassinos mais procurados do FBI.

Ridley Scott transita aqui em um gênero não tão comum em sua carreira (suspense), apesar de que "Alien- O 8ª Passageiro" contém muito suspense dentro da ficção científica. Scott soube mesclar o suspense em lugares distintos do planeta e juntar tudo no momento certo em um final maravilhoso, apesar de diferente do livro por Scott considerar que o final era infilmável. A verdade é que nós leitoires esperamos sempre que a obra seja o mais fiel possível à sua mídia original, o livro neste caso, mas também é compreensível as adaptações que às vezes soam necessárias ao transpor a obra de uma mídia para outra. Seria melhor ver Clarice e Hannibal juntos e apaixonados vivendo na Argentina assistindo uma bela ópera,seria de fato um final apoteótico e surpreendente. Mas a alternativa do filme também é muito boa e plausível pois mostra a relação dos dois mas com um final mais convencional e menos "chocante" mas ainda assim imprevisível. Fora o final, poucas mudanças foram feitas e mais uma vez temos aqui um livro adaptado com extrema competência para deleite dos fãs da série.

Outros elementos estão ali presentes também como a inesquecível máscara facial de Hannibal, além de cenas marcantes e até "indigestas". Vemos cenas bem feitas e muito reais de um ataque de animais à pessoas em uma cena memorável que culmina com Hannibal levando Clarice nos braços. Temos ainda a cena da morte na sacada da biblioteca com os intestinos para fora, além da cena da degustação de cérebro num jantar especial de Hannibal com seus convidados de honra. Não são tantas cenas de impacto, mas as poucas já valem o filme todo. O nível de suspense das cenas te deixa tenso e tudo é muito bem conduzido por uma trilha primorosa do mestre Hans Zimmer que usou e abusou do clássico e de ritmos de ópera italiana, elevando o suspense à um outro nível. Não podemos deixar de citar a ótima fotografia e direção de arte, especialmente nas cenas na Itália com excelentes tomadas e posicionamentos de luz ressaltando ainda mais o suspense e tensão.

Vemos aqui um filme mais artístico, mais violento e muito bem adaptado para as telonas através do roteiro de David Mamet e de Steven Zaillian. O filme apresenta novas situações e não tem a ameaça e medo que tinhamos de Lecter mesmo preso, mas o apresenta livre e com mais "cartas na manga" e com liberdade para agir. Muita gente diz que este filme é inferior à "O Silêncio dos Inocentes" e eu até concordo por não apresentar tantas reviravoltas assim, apenas em seu final, além de não te deixar tenso o tempo todo e revolucionar o gênero.

Em Hannibal o ritmo do filme em sua primeira metade é lento e poucas coisas importantes de fato ocorrem, diferentemente do anterior em que a construção do suspense foi muito mais real, dinãmica e mais ameaçadora com várias reviravoltas. Porém Hannibal é sim uma ótima sequência e que deve ser conferida por todos. Se trata de um ótimo suspense com cenas marcantes. Gostei muito, acho uma sequência imperdível e digna de "O Silêncio dos Inocentes"!!
    Fagner P.
    Fagner P.

Enviada em 2 de março de 2014
    Ótimo filme, fotografia brilhantemente trabalhada, e um filme rico em detalhas. Muito suspense e tensão, e o mais sanguinários de todos os filmes da sequencia. A lágrima de Lecter antes de cortar o pulso, é simplesmente fantástico.
    Carlos P.
    Carlos P.

Enviada em 28 de agosto de 2021
    É o pior filme dos três de Hannibal Lecter(Silêncio dos Inocentes e Dragão Vermelho), mas isso está longe de fazer com que seja um filme ruim. História intrigante, bem trabalhada e com exceção de uma viagem ou outra, mostra o melhor de Hannibal Lecter(ou o pior, dependendo do ponto de vista).
    c4rlc4st
    c4rlc4st

Enviada em 31 de julho de 2018
    Somos apresentados ao lado mais selvagem do Dr. Lecter. Muita violência, sangue e suspense. O final me desagradou bastante por forçar uma decisão do vilão que dificilmente ele teria.
    Jerimar S.
    Jerimar S.

Enviada em 30 de dezembro de 2013
    Por mais talentosa que a Juliane Moore possa ser, essa sequência deveria ser com a Jodie Foster.
    São raras as sequências de bons filmes serem boas e Hannibal não fugiu dessa tradição.
    Resultado: um show de carnificina e um desastre total sem o menor nexo.
    Mesmo com um elenco de primeira Hannibal pode ser considerando como uma grande decepção.
    Uma pena.
    Drica Q.
    Drica Q.

Enviada em 16 de setembro de 2012
    com certeza o filme e otimo quem ja viu sabe otima enterpretaçao de antony e julianne moore sem esqueçer gary oldeman sem comentarios.

Enviada em 26 de agosto de 2019
    Ótima continuação da obra prima O silencio dos inocentes! Aqui temos mais uma vez o inigualável Anthony Hopkins como Hannibal Lecter fazendo das suas e sempre preponderante. Roteiro espetacular, claro que não podemos comparar com o antecessor, mas tem grandes meritos, claro que perde um pouco de energia em certos pontos, mas não enfraquece esse grande filme.
    Lukas Henrier
    Lukas Henrier

Todo mundo em que afirmou cujo o filme O Silencio dos Inocentes foi melhor que o filme Hannibal,está absolutamente certo.Mesmo com um diretor superior na minha opinião,Hannibal poderia ser um pouco melhor.Mas não estou de maneira alguma desmerecendo este longa,que foi muito bom.Mostra o serial killer Hannibal o Canibal de uma maneira muito mais fria,e cruel,mas continua frizando a inteligencia fenomenal deste assassino.Anthony Hopkins continua numa atuação impecavel,e Judie Foster,não fez tanta falta graças a atuação ótima de Julianne Moore,outra excelente atriz.E o final do filme,foi de maneira surpreendente e muito tenso.

Adorei também,e verificarei Hannibal Origem do Mal também.
    romarioalg
    romarioalg

Não chega a superar Silêncio dos Inocentes nem Dragão Vermelho. Pra quem vem acompanhando a história é um bom filme, então. Recomendo.
    AGATHA NAYARA C.
    AGATHA NAYARA C.

Enviada em 30 de março de 2014
    ate agora to boba com esse filme ele e otimo, adorei ,sem palavras