Lansky - Uma História da Máfia
    3,4
    Você assistiu Lansky - Uma História da Máfia ?

1 Crítica do usuário

Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 16 de novembro de 2023
    Ao contar a história de Meyer Lansky, gângster norte-americano conhecido como um dos fundadores da indústria de jogos de azar nos Estados Unidos, o filme “Lansky: Uma História da Máfia”, dirigido e escrito por Eytan Rockaway, adota um recurso narrativo bastante conhecido no cinema: o do relato da história de uma personalidade icônica através de uma entrevista que ele concede a um terceiro.

No caso do filme, Lansky (interpretado por John Magaro e Harvey Keitel) conversa com o escritor David Stone (Sam Worthington), que foi contratado por aquele para escrever sua autobiografia. Na alternância entre flashbacks (que retratam as lembranças do entrevistado) e os momentos presentes (que nos mostram a atualidade dos fatos), temos uma crônica sobre o crime organizado nos Estados Unidos, como estruturado pelos integrantes da máfia.

Em sua essência, “Lansky: Uma História da Máfia” não acrescenta muita coisa aos demais filmes do gênero, por exemplo. A opção de Eytan Rockaway é nos apresentar o seu personagem principal por meio de uma visão um tanto maniqueísta, representada pelo foco em seu lado humano - dialogando um tanto com a figura errante que é, também, David Stone.

Ou seja, embora não estejamos diante de um grande filme, na medida em que falta a “Lansky: Uma História da Máfia” aquele elemento impactante; esta é uma obra que cumpre o seu papel como a cinebiografia que é. Vale a conferida!