A Odisseia dos Tontos
    Você assistiu A Odisseia dos Tontos ?

Juan M
    Juan M

Enviada em 1 de março de 2020
    Extraordinário filme! Mistura reconstrução sociopolítica com muito humor e realismo na construção dos personagens, que, aliás, estão altamente entrosados em cena. Impossível não vibrar com o plano arquitetado pelas "pessoas comuns", do tipo que são sonhadoras, raivosas, pouco inteligentes (exceto personagens pontuais), insensatas, tal qual "alguém qualquer" (a real tradução de GILES, que seria "tolos" no sentido de "qualquer um aleatório no meio do povo", ou "gente comum").
    Essas pessoas, juntas, se metem na lama e no mato, bolam um plano para recuperar o que perderam na época da grande crise argentina (2001 em diante), que confiscou a movimentação bancária de milhares de pessoas. É uma ação muito criativa, porque é feita com muito esforço, sem humor forçado (mas engraçada no meio de dramas pessoais), e, sobretudo, por pessoas comuns. Não há alta tecnologia estilo "missão impossível", mas gente do povo se reunido em veículos caindo aos pedaços, tudo precário e realista. Assim, cresce a empatia do espectador e a trama adquire uma dimensão espetacular.
    Acabei de assistir. Verei outras vezes, sem dúvida.
    Não compare a Hollywood. O cinema argentino é único. "La odisea de los giles" vem na linha de "Relatos Salvages", porém me pareceu melhor.
    Vale à pena! Nota 10!
    Bruno Campos
    Bruno Campos

Enviada em 19 de novembro de 2019
    Bom. Comédia leve com o sempre consistente Ricardo Darín. Como grande parte dos filmes argentinos das duas últimas décadas, explora uma vingança da população crédula contra banqueiros inescrupulosos.
    Vitor Araujo
    Vitor Araujo

Enviada em 7 de dezembro de 2019
    Drama argentino sobre um grupo de pessoas que são roubadas pelo banco e tentam recuperar o dinheiro roubando. Meio parado e ritmo devagar. Esperava uma ação maior, um filme muito passivo. Diferente, mas a história interessante. Médio.
    Leonardo G. Wild
    Leonardo G. Wild

Enviada em 23 de novembro de 2019
    Inebriante. Uma viagem ao universo político da Argentina. Um grito sobre liberdade e essência do capital. - Um filme muito humorado que se vale da comédia para trazer uma perspectiva da crise de 2002 e os ideias que sustentam a política Argentina - Uma obra sutil e ao mesmo tempo crítica, que merece um olhar igualmente leve. Aquele filme perfeito para ver em um dia de chuva na companhia de alguém que se gosta. - Quatro estrelas por não terem dado mais corpo aos personagens, e consequências para suas ações. Mas o filme carrega o ar de “relatos selvagens”

Enviada em 23 de abril de 2020
    Filme trágico e cômico com inspiração anarquista sobre um grupo que quer fazer uma cooperativa, mas perde o dinheiro devido a um plano econômico dp governo e tanta recuperá-lo. Mais do mesmo, mas tem Darin.
    Nelson Jr
    Nelson Jr

Enviada em 28 de fevereiro de 2023
    Uma aventura de vingança bem humorada, um roteiro bem feito , um elenco muito bom! Darin mais uma vez fantástico! ,O filme te prende , é muito gostoso de assistir, divertido! Um filme estritamente comercial, muitas situações inverossímeis , mas é um ótimo passatempo.
    @marwanderley - Marcela A.Wanderley
    @marwanderley - Marcela A.Wanderley

Enviada em 10 de dezembro de 2023
    Um dos melhores filmes que já vi.
    É aquela coisa que adoro quando acontece, o tal do sensibilizar as pessoas a ponto delas se questionarem: "E se eu estivesse na mesma situação, faria o mesmo?". E minha resposta é SIM, eu faria. Mostra simplesmente no contexto todo do filme que as pessoas estão ali lutando pela JUSTIÇA; sem passar por cima dos valores morais e éticos. É humano, é sensível, é engraçado é SENSACIONAL! Gostei de todos os detalhes e curti cada momento do filme, sem sentir aquele tédio que as vezes surge, por não estar vendo velocidade nos acontecimentos, sabe? Tudo andou como deveria andar, na velocidade certa e brilhantemente bem. Recomendo!
    Taumaturgo Tupiniquim
    Taumaturgo Tupiniquim

Enviada em 25 de fevereiro de 2020
    Esse filme é extraordinariamente cativante. Cinema argentino de polpa. A partir de um episódio político real, constrói uma pequena revolução que vem das pessoas simples do povo. Nada de alta tecnologia, mas coisas comuns aplicadas por pessoas comuns, que transformam o plano central da trama em algo incrível. "As pessoas comuns, tolas e sonhadoras", real sentido de "giles" (e não 'tontos', embora em português não haja uma palavra para definir), fazem do filme um espetáculo de cinema. No meio da lama, da chuva, explodindo coisas e planejando outras, com gente inteligente (porque no meio do povão sempre tem, e aí está Ricardo Darín), a ação, comédia e drama estão garantidas. No final, você vai ver que o tempo dedicado a esse filme valeu ouro. Eu bati palmas. Duvido que você não.
    Ricardo Barone
    Ricardo Barone

Enviada em 9 de fevereiro de 2020
    Filme Excepcional , por mérito ganhou o Premio Goya ao melhor filme estrangeiro em Espanha , Si Ricardo Darin trabalhe-se em Hollywood, já teria ganho o Oscar !!!
    jorge andradepachecojunior
    jorge andradepachecojunior

Enviada em 19 de abril de 2020
    Após sofrerem um golpe e terem suas economias confiscadas por um governo e serem roubados por um grande empresário, os personagens decidem roubar de volta aquilo que lhes foi roubado!
    Até aqui o filme não tem nada de novo, afinal quantas vezes já assistimos a filmes sobre um grande roubo no qual os injustiçados decidem fazer justiça. Mas, aqui os personagens não são atléticos, muito menos mestres do crime, são pessoas simples que decidem aproveitar uma oportunidade que aparece do nada. E é isso que torna o filme tão BOM!
    Os personagens são carismáticos, reais, sofridos e com um sonho. É muito fácil se identificar com eles ou reconhecer a verdade em suas histórias, justamente por serem simples!
    O filme se firma em dois gêneros: policial e comédia. Os gêneros parecem antagônicos um ao outro, mas se casam perfeitamente em A Odisseia dos Tontos. A comédia bem dosada ajuda a deixar a trama leve e muito agradável de se assistir e a trama policial de roubo ajuda a colocar uma tensão necessária para deixar o filme sério.
    A Odisseia dos Tontos é um filme Argentino, e mostra que o trabalho em equipe consegue mudar qualquer injustiça. Seus personagens são muito bem atuados e magnificamente verdadeiros.
    E como é dito no filme: Um “tonto” é uma pessoa lerda, que carece de esperteza e astúcia. Embora sabemos que um homem trabalhador, honesto, que obedece as regras, acaba virando sinônimo de “tonto”. Mas um dia, o abuso ao que nós tontos estamos acostumados vira um verdadeiro chute no saco. E a gente diz: “Chega”. E acaba fazendo algo que nunca se achou capaz de fazer...