Possessão
    3,7
    Você assistiu Possessão ?

Guga Alayon
    Guga Alayon

Enviada em 7 de janeiro de 2023
    ótimo
    lembro dele até hoje nos mais profundos sonhos(?), pesadelõs. Atuações ótimas e roteiro pra lá de trash de bom
    Isabela Larson
    Isabela Larson

Enviada em 1 de outubro de 2021
    Marriage Story versão terror
    Anderson  G.
    Anderson G.

Enviada em 2 de abril de 2018
    "Possessão" é um filme que trafega no linear entre realidade e pura loucura, com dezenas de alegorias, metáforas, atuações sublimes e direção precisa, o polonês Andrzej Zulawski faz quase que um experimento cinematográfico/psicológico. Focado num roteiro, que em primeiro plano se parece algo muito mundano, o filme vai desenvolvendo com uma apreensão psicológica, visto a depressão do personagem Mark e sua falta de senso moral que se cria quando o mesmo descobre que está sendo traído, logo nos primeiro minutos de filme, e por outro lado temos, Anna, que está completamente fora de si, e com o decorrer do filme só vai piorando, com surdo psicóticos, síndromes de bipolaridade, etc. O drama familiar em primeiro momento é o que causa o terror no filme, até descobrirmos o monstro ao qual Anna se relaciona, e quando o elemento sobrenatural entra de surpresa no filme, no melhor estilo Stephen King, você passa a se questionar e fazer reflexões sobre tudo que já virá ate ali no longa. O monstro pode ser interpretado como a materialização do relacionamento do casal, o surdo pode ser interpretado como a dualidade de pensamento na cabeça da mulher, entre ser mãe ou se entregar ao prazer, visto que a personagem de Anna aparentemente é ninfomaníaca, alem disso, pouco citado, mas presente, temos o contexto social da Alemanha no inicio dos anos 80, que acaba por influenciar o filme e até fazer o telespectador conjecturar teorias bizarras, visto que o muro ainda estava de pé. Tecnicamente o filme é ótimo, e a primeira coisa que faz o telespectador mais atencioso a gamar no filme é seus ângulos de Câmera, com muitos planos longos, e até pelos planos sequencias, a direção de câmera desta película em questão é perfeita, até nos momentos ao qual o filme se prejudica por repetições de ideias é salvo pelo belíssimo enquadramento de câmera, sempre visando mostrar o ambiente, com planos abertos ou fechado, explorando a solidão ou a loucura de cada personagem, outro ponto notável no filme é a sua trilha sonora, sorrateira mas perfeita, ela não chega a incomodar ou assustar, como a trilha de um bom filme de terror deveria fazer, mas a trilha ajuda a pontuar o clima do filme. Apesar de tudo que já expressei aqui, o ponto máximo do filme é a sua atuação, Isabelle Yasmine Adjani e Sam Neil estão mais que ótimos, estão perfeitos, os mesmo cativam, encantam, desnublam e vivem com paixão e afinco seus personagens. "Possessão" não é um filme perfeito, o mesmo tenta criar mistérios e faz referencias dentro de sua ideia que muitas vezes passam desapercebidos a uma primeira olhada, alem de um gore meio trash para um filme serio, mas de qualquer jeito, "Possessão" de Andrzej Zulawsk é um filme pouco comentando, mas é uma excelente expressão artística cinematográfica.