Adam
    Você assistiu Adam ?

Bruno Campos
    Bruno Campos

Enviada em 19 de novembro de 2019
    Excelente. O drama de uma mulher solteira, grávida e desempregada no Marrocos. Sua única chance seria abandonar sua família sem q descobrissem a gravidez, arrumar algum bico e qualquer moradia até q o bebê nascesse e doá-lo. Só assim poderia voltar a uma vida "digna" (tendo em vista os fortes preconceitos machistas daquela sociedade) e se casar "normalmente". Para isto, tenta não se apegar ao filho q está para nascer. É acolhida por uma jovem viúva (envelhecida pelo luto e por seus sintomas obsessivos), com uma filha pequena. A leveza "histérica" (no sentido freudiano, não no sentido vulgar de gritaria ou descontrole) da visitante colore a melancolia acinzentada da anfitriã, sob mediação da resistência otimista da filha (alusão ao "bebê sábio" do grande psicanalista Sandor Ferenczi).
    Lilian M
    Lilian M

Enviada em 7 de dezembro de 2019
    Sim, é preciso assistir a filmes como este. É uma experiência antropológica, sem precisar ir ao Marrocos, para criar empatia e compaixão em relação a realidade dura que ainda existe lá. Ainda bem que existem filmes e cineastas que dão voz as vidas invisíveis do mundo (sim....como já li nas críticas profissionais, vou repetir e dizer essa alusão a "A vida invisível" dos nossos artistas brasileiros). Este ano o páreo está duro mesmo. Um filme melhor que o outro. spoiler: ps: quem nunca conheceu um pequeno "Adam" andando a esmo, aqui mesmo, no Brasil? Difícil julgar as mães que abandonam seus filhos.... é triste....você sai em silêncio profundo do cinema.
    Leonardo S.
    Leonardo S.

Enviada em 7 de dezembro de 2019
    Filme muito sensível e sensorial, sobre ser mulher, mãe, numa sociedade machista. Bem filmado, com boas interpretações e sonoridade. Vale muito a pena!
    Natalia N.
    Natalia N.

Enviada em 24 de janeiro de 2020
    Adam é um filme maravilhoso.... Mostra como podemos nos enxergar através do olhar especular do outro quando estamos guiados pela na negação e pelo inconsciente. O mecanismo de filiação é colocado em cena com cuidado e realismo assim como a Libidinização do corpo do pequeno bebê.
    A gestação como um reforço da feminilidade e o olhar mágico e terno da criança trazem frescor e graça ao longa metragem. E para lembrar sempre : “ a união Faz a força”
    Maisa Vilanova
    Maisa Vilanova

Enviada em 22 de dezembro de 2019
    Melhor filme do ano. Maravilhoso, intenso! Amei! Muito realista. Simplesmente fantástico! As atrizes merecem todos os prêmios. O diretor também. A história vai ser sempre atual.