1964: O Brasil Entre Armas E Livros
    Você assistiu 1964: O Brasil Entre Armas E Livros ?

Flavio O.
    Flavio O.

Enviada em 3 de abril de 2019
    Sensacional!
    O documentário trás informações que NUNCA foram estudadas ou reveladas. Documentos sobre o Brasil de agências secretas em países da antiga cortina de ferro. Além disso, traz o contexto do momento histórico vivido na época, apresenta os fatos, mostra a opinião de vários historiadores e comentaristas, e a partir daí cada um tira sua conclusão. O fato é que nem eu, e acredito que a 99% dos brasileiros, ñ aprendeu na escola o q esse documentário ensina em 2h sobre o período militar.
    Quanto a qualidade técnica, está impecável! Já vi outros documentários da produtora Brasil Paralelo, mas estes é o melhor, ainda mais considerando a duração de 2h. Realmente muito bem produzido!
    Por todos esses motivos, vale muito a pena assistir!
    Heber I
    Heber I

Enviada em 17 de junho de 2019
    Documentário muito bom, faz com que enxergamos que a esquerda é bem pior do que imaginávamos, somente está atrás do poder absoluto.
    Edivaldo Júnior F.
    Edivaldo Júnior F.

Enviada em 29 de maio de 2019
    Super indico o documentário. Esclarecedor sobre vários fatos ocorridos nos anos de chumbo da história do Brasil, fatos esses que não são mostrados nos livros de história.
    Marcos O
    Marcos O

Enviada em 5 de julho de 2019
    Perfeito, o filme nos ajuda a ter uma visão clara do que realmente aconteceu em nosso país, trazendo uma narrativa bem elaborada.
    Guilherme M.
    Guilherme M.

Enviada em 25 de janeiro de 2020
    Excelente documentário, é sempre bom questionar verdades absolutas, deveria passar nas escola. Nota: 8,5/10
    Adriano Côrtes Santos
    Adriano Côrtes Santos

Enviada em 8 de abril de 2019
    O “documentário” do Brasil Paralelo, é lamentável por vários motivos, principalmente destacando-se a questão estética, ética e histórica. A visão estética é profundamente anacrônica, uma narrativa em off que guia o espectador tentando bloquear as possibilidades críticas. Esse modelo de cinema é piegas, ultrapassado. A fotografia é amadora, os enquadramentos são horríveis, a música tenta manipular insistentemente. Do ponto de vista ético o tom é degradante. Ligas camponesas exageradamente armadas, prontas ao comunismo selvagem. Chega-se ao cúmulo de manipular uma foto do genial e mundialmente conhecido Sebastião Salgado, tirada em 1986 na Serra Pelada (O Sal da Terra), como se fosse de camponeses armados ameaçando soldados, algo vergonhoso e degradante! Todos os supostos fatos são narrados como confirmados por dezenas de especialistas que nunca são citados. Quase todos os elementos “históricos” são embasados por pessoas que já faleceram, sem a apresentação de documentos. Grande falácia de um dos entrevistados, Olavo de Carvalho, que muitas vezes tenta enganar e desconstruir a realidade com argumentos apócrifos. Factualmente ou historicamente o desastre se intensifica: o golpe de 64 passa a ser um movimento de salvação e libertação do Brasil da Revolução Comunista, dito sem o mínimo pudor e obviamente sem base história que corrobore. Todos os documentos são apenas citados, são inexistentes. Chega-se a dizer que a intervenção militar foi uma operação cirúrgica, para a retirada do tumor comunista que já estava em processo de metástase. Se você tem possibilidades analíticas e críticas é recomendável, pois, irá saber exatamente separar todas as falácias. Se acreditar que a terra é plana e não averigua o que lhe empurram, há um grande perigo de que creia em tudo e se torne mais um tijolo na parede. Um “documentário” sofrível que vê o Brasil e o mundo pelo retrovisor.
    Sidnei M
    Sidnei M

Enviada em 9 de junho de 2019
    Mostra as barbáries da esquerda que alguns professores tratam com eufemismo. Deve ser assistido por todos os brasileiros.
    Matheus C
    Matheus C

Enviada em 15 de junho de 2019
    O Documentário mostra de uma forma simples e com ótimas fontes como o comunismo rondava o Brasil e como o bloco soviético se articulava para patrocinar a implantação de uma ditadura do proletariado no país. Apesar de fazer grandes criticas a esquerda, o filme faz duras criticas ao governo militar, apontando que os militares erraram em reduzir a liberdade de expressão, em suprimir a democracia, em torturar/perseguir opositores, e mostrando como os militares não tinham capacidade para articulação a politica e para governar. Em momento algum o documentário omite as atrocidades cometidas pela "direita" e até mesmo utiliza desses atos para teorizarem como a esquerda ganhou força noas ano chumbo. Vale super a pena assistir e mostra que uma "guerra" não é travada apenas com exércitos, mas também no campo das ideias.
    Vinícius d
    Vinícius d

Enviada em 23 de março de 2020
    O filme, se analisarem bem, traz fontes baseadas em descobertas recentes. Enfim, não tentou ofender os movimentos de esquerda, apresentando exatamente o que os partidos comunistas brasileiros diziam nas suas pautas internas. E também, soube se posicionar em que ponto da historia desse periodo houve uma transformação de intervenção para ditadura real mesma. Quem quer estudar história precisa procurar um contraste. Acho que o filme cumpre muito bem o papel.
    Rafael G
    Rafael G

Enviada em 3 de abril de 2019
    Uma distorção histórica que se mostrou oportuna em virtude da ideologia política presidencial.
    Desserviço ao cinema e aos expectadores