Meu AdoroCinema
Agora Algo Está Mudando Lentamente
Críticas AdoroCinema
2,5
Regular
Agora Algo Está Mudando Lentamente

Outras formas de encontrar o problema

por Barbara Demerov
Algo extremamente importante para a pessoa entender o que se passa internamente, a terapia é um modo de conhecermos muito mais a si mesmo, por mais que existam diferentes modos de abordar isso. Mas se há uma coisa em comum entre todas as formas de terapia, é a conversa. Não importando como se chega a um resultado, o documentário Agora Algo Está Mudando Lentamente possui não só um título que faz jus ao que desenvolve ao longo de sua duração como também é uma prova de que há mais tipos de exercícios do que os considerados "padrão".

De massagens em porcos ao escalar em árvores, vemos inúmeros tipos de terapia que traçam um paralelo ao mundo moderno, mesmo que não vejamos isso em um primeiro momento. É preciso de calma e atenção para observar e tentar absorver cada uma (e até mesmo alguns participantes parecem confusos em certos momentos), mas até o mais intrigante exercício acaba se tornando monótono demais devido ao modo que a diretora Menna Laura Meijer quer documentar esta prática mental. 

A câmera está sempre estática de um modo que fique distante de nós, espectadores, e até nos faz pensar se aquelas pessoas preparadas para encarar perguntas difíceis sabem que estão sendo observadas. Essa escolha é muito positiva esteticamente pois temos um bom panorama dos diversos ambientes apresentados, mas acaba sendo negativa por não entregar dinâmica alguma durante toda a projeção.



O único respiro que temos é quando há certo contraste na abordagem de técnicas, mas até elas rapidamente soam distantes do que as pessoas falam sobre si mesmas. O que aparenta ter uma intensa profundidade para a pessoa no estudo não tem força para ir além da tela – por mais que alguns depoimentos sejam, de certa forma, universais.

O que tal distância entrega de bom é a semelhança nos questionamentos de todos os participantes que fica clara para nós, observadores externos: todos querem ser ouvidos e querem se comunicar de uma forma melhor com o próximo. Há também uma relação que uma das professoras faz sobre a diminuição de pessoas que vão à igreja e o aumento de pessoas que procuram coaching e ajuda profissional para a compreensão pessoal. 

Agora Algo Está Mudando Lentamente não deixa de ser um estudo sobre as necessidades do ser humano que vão se atualizando de acordo com o que vamos absorvendo para as nossas rotinas (que, por vezes, são caóticas e não dão espaço para encontrarmos a delicadeza das pequenas coisas). Mas, mesmo nas imperfeições apresentadas para mostrar que tudo pode ser analisado e melhorado de formas fora da caixa, não se conecta com aqueles que estão do outro lado da câmera.

Filme visto na 24ª edição do É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários, em abril de 2019.
Quer ver mais críticas?
  • As últimas críticas do AdoroCinema

Comentários

Mostrar comentários
Back to Top