Não Atire
    Você assistiu Não Atire ?

1 Crítica do usuário

Lucia Helena
    Lucia Helena

Enviada em 18 de fevereiro de 2024
    Gostei muito do filme pela complexa trama que se desenrola na Bélgica dos anos 1980 cuja sinopse não consegue explicitar. Apesar da trama se desenrolar a partir da história de vida de um avô que perde a filha, o genro e uma neta brutalmente assassinados em um “assalto” a um supermercado por uma gangue, restando-lhe um neto de nove anos com sequelas graves causadas por um tiro na perna, que ele corajosamente ajuda a superar o trauma profundo, o contexto sócio político em que se dão os fatos é importante. A elucidação dos fatos é obscurecida e encoberta pela própria polícia, e a total falta de apoio do Estado às famílias das vítimas e sobreviventes. Enfim, políticos são omissos, há corrupção e o caso se arrastou por 25 anos sem que nenhum dos assassinos tenham sido presos, apesar da descrição de um dos criminosos ter sido apresentada à política pelo menino sobrevivente. O desfecho final acontece em uma reunião entre familiares das vítimas, políticos e autoridades, 25 anos depois dos assassinatos, e a fala final do avô além de um ato de amor e resistência, nos faz refletir acerca das desigualdades de poder e da precariedade da política das sociedades contemporâneas. Assista, vale a pena!