American Son
    3,4
    Você assistiu American Son ?

Cecéu Carvalho
    Cecéu Carvalho

Enviada em 21 de janeiro de 2021
    É o tipo do filme necessário com sua temática super-atual, mas que vai num crescendo dramático difícil de suportar. Como não sou negro, apesar da imensa empatia e profunda indignação que sinto por todos os horrores que os negros passaram e continuam passando, não me sinto no direito de dizer que entendo a dor deles sem estar na pele de quem sofre. O filme é um soco no estômago e eu só queria que terminasse logo. Por outro lado, é importante observar como o descontrole emocional causa prejuízos e consequências imensuráveis a todos os envolvidos e como a identificação com o mecanismo corpo-mente e seus condicionamentos culturais limitantes são a raiz de todo e qualquer sofrimento, que poderiam ser evitados se essas identificações não existissem. A forma reativa através do orgulho exacerbado e arrogante não é nem nunca foi a solução; melhor seria uma resposta centrada, tranquila e madura que demonstrasse superioridade diante da ignorância e pequenez racista. O desespero dela foi por saber, em algum nível de sua consciência, que todo o drama e seu desfecho, foi provocado por essa identificação, tão ignorante quanto a dos supremacistas brancos.
    Bruno Lessa
    Bruno Lessa

Enviada em 6 de dezembro de 2020
    Perfeita e atual a temática. Filme de tirar o fôlego. Quem não gostou provavelmente mantém a mesma narrativa racista que diz q tudo é vitimismo
    sergio
    sergio

Enviada em 14 de agosto de 2020
    Como definir este filme? Um soco no estômago! Vidas negras importam? Na lógica do Estado policial, nem tanto. O drama cotidiano das mães negras retratado com fidelidade e sofisticação. As mães negras e suas famílias saberão entendê-lo! Por outro lado, é decepcionante observar o que 20 anos de filmes de super-heróis fizeram ao cinema e sobretudo aos seus admiradores. Temos uma geração de analfabetos cinematográficos que vão ao cinema para ver repetida a mesma história, os mesmos atores e aquele turbilhão de efeitos especiais. Scorcese tem razão!
    Willian Helfstein
    Willian Helfstein

Enviada em 4 de julho de 2020
    O filme é muito ruim. Atuações fracas e a personagem mulher é insuportável por si própria, o que atrapalha distinguir o que é racismo do que é chatice dela.
    Danilo Guimarães
    Danilo Guimarães

Enviada em 20 de junho de 2020
    Uma produção que se passa em um único ambiente e é focada em quatro atores impõe um grande desafio.
    Filho da América atende ao desafio com diálogos essenciais e profundos sobre o racismo estrutural e, por vezes o machismo, que requerem uma imersão e sensibilidade do espectador.
    Um bom filme para quem aprecia a sétima arte.
    E, acima de tudo, um filme necessário.
    Euller F.
    Euller F.

Enviada em 7 de junho de 2020
    Um dos melhores filmes que vi durante a quarentena, traz uma mensagem forte sobre o racismo estrutural. Recomendo que todos vejam esse filme. Spoiler: o final pra alguns é óbvio mas eu não esperava.
    Jaque R.
    Jaque R.

Enviada em 11 de março de 2020
    Sempre que termino de assitir qualquer filme, venho correndo aqui no site pra saber o que os profissionais de cinema acharam e se bate com o que achei tbm.

Mas confesso ter ficado surpresa de que, pela 1° vez, de tantos que já li, AdoroCinema.com não se preocupou nem em expor sua opinião sobre a arte e nem nos presentear com as opiniões de outros sites, como ele sempre faz.

Sim, é um tema bastante delicado e adorei como a hostória foi retratada. Me lembrou muito O Ódio que Você Semeia.

Mas, lamento de verdade não ter podido ler nada aqui sobre um dos poucos filmes que me tocou tanto, já que fala, infelizmente, da realidade dos meus.
    Cibele S.
    Cibele S.

Enviada em 10 de março de 2020
    O filme se passa quase integralmente numa ante-sala de delegacia.

Por conta disso, exige muito do elenco e direção, com diálogos longos e intensos. É um filme muito interessante por abordar ideias pré concebidas tanto do lado das vítimas (negros) quanto (e principlmente) do lado dos policiais e homens brancos.

Por exigir muito dos atores (principalmente da mãe, negra, preocupada com o filho negro desaparecido), a atriz emprega um tom dramático à altura mas tem dificuldade de lidar com o nível de exigência do papel.

É um roteiro necessário, pois trata as questões raciais tanto do ponto de vista da desigualdade quanto do ponto de vista de um relacionamento inter-racial.

É um filme que eu recomendo e fico bem satisfeita por não ter deixado de ver.
    Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 3 de março de 2020
    Baseado na peça homônima, escrita por Christopher Demos-Brown (também autor da adaptação cinematográfica), o filme American Son, dirigido por Kenny Leon, é um longa que conserva em si todas as características típicas de uma obra advinda do teatro, principalmente, o fato de que a trama se passa em um único ambiente e de que a força do texto encontra-se justamente nos muitos diálogos que são tratados entre os personagens.

O filme se passa durante uma noite/madrugada, dentro de uma delegacia de polícia. Foi para lá que a professora Kendra (Kerry Washington) se encaminhou após o desaparecimento de seu único filho, o adolescente Jamal. A mãe está ali em busca de informações sobre seu filho e o pouco que ela sabe, que é compartilhado com ela pelo guarda Paul Larkin (Jeremy Jordan), é que houve um incidente com o carro que Jamal dirigia e que Kendra deve aguardar a chegada do seu encarregado, o Tenente John Stokes (Eugene Lee), que conversará com ela sobre o caso.

Acontece que American Son tem uma surpresa guardada para o seu espectador. Kendra era casada com Scott (Steven Pasquale), um agente do FBI. Ela, uma mulher negra; ele, um homem branco. Ou seja: Jamal é fruto de um relacionamento inter-racial. Por ter pais com uma condição de vida melhor, ele estudava em uma escola privada e dirigia um carro de luxo. O que esconde o incidente que envolveu Jamal? Isso teria algo a ver com questões raciais, com o preconceito que os negros sofrem diuturnamente? São questões como essa que o filme aborda, principalmente após a chegada de Scott e a diferença de tratamento que ele recebe de Larkin, quando comparada com a maneira como Kendra foi recepcionada na delegacia. American Son também aproveita essa situação para tratar das nuances de um relacionamento inter-racial e de todas as mágoas que ficaram na relação entre Kendra e Scott e como isso afetou diretamente Jamal.

Apesar de ter uma premissa muito interessante, a verdade é que American Son é um filme que nunca a chega a decolar. O problema encontra-se na direção burocrática de Kenny Leon e nas atuações inexpressivas de seu elenco. Para se citar um exemplo: Kerry Washington está tão exagerada na pele de Kendra que fica difícil a gente sentir empatia pela situação dela, como uma mãe que só está em busca de informações sobre seu filho desaparecido. A gente fica, na verdade, muito irritado com ela.
    Marianna Vigário Pôrto
    Marianna Vigário Pôrto

Enviada em 26 de fevereiro de 2020
    É um filme denso e EXTREMAMENTE necessário! Os diálogos são profundos, Karry atuou de forma perfeita e para quem entende ou vive o racismo é de partir o coração. Não consegui me conter nas últimas cenas e não paro de chorar desde então.