13 Dias Que Abalaram o Mundo
    Você assistiu 13 Dias Que Abalaram o Mundo ?

Adri_face
    Adri_face

Enviada em 28 de dezembro de 2013
    Gostei do filme. Claro que é didatico, baseado em fatos reais . Pode ser dificil no começo mas se você gosta de fatos históricos irá gostar de descobrir essa história e ainda extrapolando pode fazer um paralelo com outras histórias de JFK.
    Ricardo
    Ricardo

Muito bom filme, para aqueles que gostam de um cinema mais cerebral... vale a pena !
    Francisco Russo
    Francisco Russo

Bom filme, que narra de forma didática os acontecimentos acerca da crise dos mísseis de Cuba. O grande problema de "13 dias que abalaram o mundo" é que ele não consegue em momento algum fazer com que o espectador vivencie a tensão mostrada e ocorrida na época, problema este que se torna fatal em um thriller político. Bruce Greenwood e Steven Culp estão bem em seus papéis como os irmãos Kennedy e Kevin Costner não desta vez não decepciona.
    Jorge Eduardo M.
    Jorge Eduardo M.

Enviada em 2 de outubro de 2021
    Um filme com um roteiro e atuações boas, o ponto negativo é o longo tempo de duração. A temática do filme é de grande reflexões onde conflitos das maiores potências bélicas e econômicas do período histórico, entre EUA e URSS, tinham debates calorosos e tensos para as tomadas de decisões que mudariam e afetaríam o rumo de uma sociedade. Diplomatas e políticos do auto escalão dos estados unidos divergiam em uma decisão militar ofensiva e consequentemente, uma terceira guerra e uma decisão não ofensiva e mais cautelosa e sensata do presidente. Como na maioria, nesse filme TB tem o lado heróico das decisões tomadas pelos Estados Unidos, mas é um filme que vale muito a pena compreender o contexto e ver o quão desastroso pode ser uma decisão errada para uma sociedade como todo. Pessoas que por vingança ou maldade mesmo tomam decisões por puro achismo, sem nenhuma certeza, colocando em risco o rumo de uma sociedade.
    Enviada em 25 de novembro de 2013
    O episódio conhecido como a "Crise dos Mísseis de Cuba",foi bem adaptado em 13 Dias que Abalaram o Mundo.A história da uma possível terceira guerra Mundial,que era emplacada na época pela Rússia.E a frente do caso,um dos mas importantes sujeitos,ninguém menos que John mesmo tendo uma difícil tarefa nas mãos,soube ter uma saída de mestre do interpretado Bruce Greenwood,que trouxe um ótimo trabalho a quem queria ver a uma história que passasse o máximo de ótimo conto,que merece ser acompanhado com bastante atenção e frieza...
    Miguel Neto
    Miguel Neto

Enviada em 2 de dezembro de 2013
    Um filme muito didático sobre os bastidores da guerra fria. O começo do filme é muito chato, mas se você não perder o interesse no início conseguirá se envolver na tensão vivida pelos personagens. O material em que foi baseado o filme é muito bom e entendo que o filme poderia ser muito mais tenso, perdeu-se a oportunidade. De qualquer maneira o filme vale a pena ser assistido para percebermos as pressões, briga pelo poder, dificuldade de decisão e cuidado com a imagem que envolvia a guerra fria.
    Erika O.
    Erika O.

Enviada em 19 de maio de 2013
    O filme em questão tem muito a ser aproveitado e que corresponde a uma satisfação em termos de quem realmente está a procura de entender um pouco mais sobre o episódio histórico da Crise dos Mísseis, auge da Guerra Fria. De caráter visivelmente hollywoodiano e romântico, porém, deve-se assistir com certo criticismo, pois o então presidente John F. Kennedy é apresentado como pacifista e humanitário, tendo-se no entanto, que fora o mesmo quem enviara tropas ao Vietnã durante a guerra de mesmo nome. O positivo do filme é a exaltação dos conflitos internos do poder político norte-americano, afinal, é extremamente claro o desejo dos militares e demais forças em travar uma guerra a qualquer custo, por questões hegemônicas e de orgulho próprio. O filme incia-se logo com a apresentação de imagens satelitais de possíveis mísseis SS-4 localizados em Cuba a meros 150 km da Flórida, o que representava então um risco enorme aos estadunidenses, instalados por sua não menos que "pior inimiga", URSS. Kennedy é posto entre a cruz e a espada, tendo a sua frente três grandes propostas para conter um possível ataque soviético, duas delas apresentadas pelos chefes dos exércitos e uma por seu auxiliar. Eram elas: 01) Atingir os mísseis com um ataque direto; 02) Tomar posse do território cubano - o que remetia ao falho movimento de Invasão da Baía dos Porcos- e; 03) Bloqueio aos navios soviéticos em direção à Cuba, que apenas passariam mediante terem sido liberados na fiscalização americana. A terceira opção é a escolhida e vemos no filme que o presidente foi extremamente pressionado em vários momentos a aceitar as propostas que acarretassem em confronto direto, o que sem dúvida alguma decorreria na temida 3ª Guerra Mundial. Cenas de pessoas comprando diversos e vários produtos em enormes quantidades, e treinamentos em colégios em caso de bombardeios, são presentes na ilustração. Realmente, com a emoção dos fatos, parece que ocorreria uma guerra, mas vemos ao fim, que foram não mais nem menos que "13 Dias que Abalaram o Mundo".
    martinsregis
    martinsregis

Enviada em 20 de junho de 2014
    Estou assistindo a este filme no Netflix e gostei muito dele, assim como gostei do JFK. Ele traça muito bem os riscos que o mundo correu na época, com americanos e soviéticos andando ao fio da navalha. Ele também dá subsídios para pensarmos sobre o que provocou o assassinato do JFK, devido suas tentativas de conseguir acordo com os soviéticos, em vez de usar as armas, talvez percebendo que o resultado fosse ainda mais catastrófico. Ótimo filme e recomendo.
    Eliel M.
    Eliel M.

Enviada em 18 de março de 2021
    O contexto histórico do filme é bom. Mostra as articulações políticas e militares do EUA x URSS sobre os misseis de Cuba e Turquia. Porém, filme cansativo e longo demais. Precisou de mais cenas de ação. Mas é um excelente filme para aulas e trabalhos de História.
    Scribase
    Scribase

Enviada em 13 de março de 2023
    Não vi o filme, mas li o livro. Que livro? Treze Dias que Abalaram o Mundo, com os relatos de Robert F. Kennedy (irmão do presidente e membro do ExComm, à época). Agora que sei que existe o filme, vou ver, para saber se confere com os relatos. Escrevi uma resenha sobre o livro em:
    espero que gostem.