Indústria Americana
    Você assistiu Indústria Americana ?

Edson T.
    Edson T.

Enviada em 1 de março de 2020
    Relata a ocorrência de investimento chinês nos EUA após a crise Americana. Conflito entre trabalhadores e patrões, explorando a classe trabalhadora e os empresários. Demonstra também o rumo e a perda da força sindical com a política direitista do mundo, ao tempo que a China país essencialmente comunista, com força sindical plena, mas com jornada de trabalho 12 horas diárias, com poucas folgas no ano, explicitando a cultura pelo desenvolvimento da nação. Muito interessante.

Enviada em 1 de agosto de 2020
    Excelente! Ganhador do óscar de melhor documentário 2020 e merecido por sinal, transmitindo o realismo e solidez necessária sore o tema abordado. Vale muito pena assistir.
    Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 10 de março de 2020
    2008: no meio da grande crise econômica vivida pelos Estados Unidos, a General Motors decide fechar uma de suas fábricas, localizada na cidade de Dayton (Ohio), deixando mais de 1100 pessoas desempregadas. 2014: a empresa chinesa Fuyao, que produz vidros para automóveis, adquire o terreno da antiga fábrica da General Motors, e abre uma filial da empresa no local, gerando cerca de 2000 empregos, tanto para chineses quanto para norte-americanos.

O documentário Indústria Americana, dirigido por Steven Bognar e Julia Reichert, nos conta a história da implantação da filial da Fuyao na cidade de Dayton. Ao acompanhar a rotina da fábrica, ao conversar com os trabalhadores (chineses e norte-americanos), o filme acaba fazendo um importante relato sobre o modelo atual de mercado de trabalho, a diferença entre as relações trabalhistas e a cultura de trabalho existentes em países como a China e os Estados Unidos e a importância dos sindicatos para a manutenção dos direitos dos trabalhadores.

Além destes temas, Indústria Americana consegue tocar num assunto também muito importante para a atualidade: a redefinição dos postos de trabalho com a automação industrial e nos incute uma reflexão bastante interessante: será que estamos preparados para isso? Como iremos nos posicionar num mercado de trabalho em constante transformação?

Em tempos de discussões sobre a precarização do trabalho, um documentário como Indústria Americana é fundamental, pela contribuição que ele faz a este debate. No capitalismo, o lado do empregador é um, voltado aos seus interesses comerciais. Ele não vai pensar no funcionário, nas suas necessidades pessoais e profissionais. Neste caso, o relacionamento é uma via de mão única: o que o empregador oferece vai ser aquilo que condiz com o que ele precisa. Ou seja, vale a pena suportar qualquer coisa para manter um emprego? O que o documentário nos mostra é que os trabalhadores precisam se unir para terem as condições de trabalho que merecem.
    Vitor Araujo
    Vitor Araujo

Enviada em 3 de março de 2020
    Documentário sobre a compra de uma empresa chinesa nos EUA. Pontos como diferenças culturais, leis trabalhistas. Bem interessante e clara a diferença. Legal.
    Carlos Henrique S.
    Carlos Henrique S.

Enviada em 22 de fevereiro de 2020
    Um potencial enorme a ser tratado neste documentário,a indústria nos EUA e seus trabalhadores,mas o foco é inconsistente e por consequência gera um documentário com potencial jogado fora.Co. O fechamento das empresas de produtos automotivas dada pela crise financeira de 2008 geral inúmeros de desempregados pelo país,tendo em vista o potencial,bilionários chineses compram os locais fechados e geram rendas para os trabalhadores e novos empregos que movimentam a economia.Por cima meio que a sinopse para o tema é esse,e é nessa vibe dos primeiros 30 minutos,e é aí onde ao meu ver aparece o maior potencial que são os trabalhadores,existe um forte texto dos operários e seus direitos,condições de trabalho,jornada de trabalho e até imigração e divergências de culturas e opiniões.Mas ele foca muito nos diplomatas e não na classe de trabalhadores que ao meu ver é um erro pois a narrativa chega a ser enfadonha além de momentos toscos entre os investidores.Há momentos de grande importância aos trabalhadores e relatos que chegam a comover,seja a distância da família ou até mesmo o desemprego que causa bastante impacto nesta sociedade capitalista.American Factory é um documentário que tem um tema muito rico a ser explorado mas que se perde em digressões que fogem do que realmente importa.
    Ágabo M.
    Ágabo M.

Enviada em 9 de julho de 2020
    Ótimo documentário, mostra os dois lados de maneira exata: estadunidenses desleixados e acostumados com estilo americano e chineses trabalhadores (porém quase que escravos) que se conformam de trabalhar 12 horas por dia, ter 2 folgas por mês, ficar longe da família e ganhar pouco.

Demonstra o que acontece quando esses dois lados começam a trabalhar lado a lado.

Vale a pena assistir
    João Marcelo
    João Marcelo

Enviada em 10 de janeiro de 2021
    No premiado documentário de 2019, aprendemos, principalmente, sobre globalização econômica e cultural e xenofobia. A dúvida que ronda em todos os momentos do documentário (se duas grandes potências, no caso, Estados Unidos e China, funcionam juntas) nos guia na experiência de um documentário de muita qualidade e que trata de temas globais importantes enquanto mostra situações de um local.
    Um filme, realmente, muito bom. Ainda mais para os interessados no assunto. Se está em busca de um bom documentário para assistir, eu indico "Indústria americana".