Noites de Alface
    2,6
    Você assistiu Noites de Alface ?

1 Crítica do usuário

Gisela Nogueira
    Gisela Nogueira

Enviada em 14 de abril de 2024
    Pra começar eu já gostei do clima de vila, de cidade pequena. Apesar de ter um enquadramento escrito Paquetá bem na hora que o funcionário da farmácia pula na piscina, depois que eu fui ver que se passa na Ilha. Sou do Rio de Janeiro e acho que estive apenas uma vez nesse lugar durante a infância. Me bateu saudade..

A personagem de Marieta Severo simplesmente não morre. Ela está sempre ali. Mas na cabeça do marido. O tempo inteiro o diretor mistura ficção e realidade porque é justamente o que se passar na mente do viúvo. Isso é tocante no filme; de uma sutileza.. A perda de um ente querido causa isso nas pessoas.

Na parte em que Otto pede a uma das vizinhas para trocar a lâmpada, fiquei imaginando que ele dá com o grampeador na cabeça dela. ;-) Tudo obra da imaginação. O mais engraçado são os outros personagens; bem caricatos, aliás. O funcionário (e também entregador) da farmácia é extremamente detalhista, assim como os carteiros. Cada um ao seu jeito. E isso garante o fio da meada investigativo do filme. Quem assiste vai entrando naquelas paranoias todas.

Otto começa até a frequentar a quermesse, um hábito de sua esposa. Esse é o resgate do afeto perdido.

No final, Otto se rende,na sua imaginação ao comprimido que combate insônia aconselhado pelo funcionário - na cena em que o mesmo se oferece para entrar na casa e trocar a lâmpada. E ficamos sem saber se realmente os comprimidos causam a insônia ou a saudade + os chás de alface são os causadores de uma melancolia já beirando a depressão.

Os críticos foram implacáveis e disseram que a trama tem excesso de personagens e a transição entre o drama familiar para o thriller policial é mal feita. Eu discordo. Otto criou um teatro onde ele mesmo manipula exaustivamente todos os moradores. E os críticos lembraram da couve-flor à milanesa e ignoraram o principal: o quebra-cabeças.