Shade – Entre Bruxas e Heróis
    Legal
    Shade – Entre Bruxas e Heróis

Crianças heroicas

por Barbara Demerov

Apresentar o mundo real sob a perspectiva de uma criança sempre pode resultar em filmes sensíveis e originais, mas quando a imaginação infantil entra nessa abordagem tudo pode ficar ainda mais interessante. A produção sérvia Shade: Entre Bruxas e Heróis tem como protagonista uma criança chamada Jovan, que leva uma rotina igual à de seus colegas de escola e possui pais carinhosos. Mesmo sofrendo de paralisia cerebral parcial, o modo como a história é contada faz com que seja possível esquecermos de sua doença em alguns momentos, evidenciando a natureza de suas aventuras que fogem do comum e que procuram ser cada vez mais heroicas.

De dia ele é apenas um garoto que vai à escola e quer ficar longe de colegas que praticam bullying; de noite, ele se torna um super-herói capaz de dar uma volta no globo para espairecer. Jovan é um protagonista extremamente carismático, ao mesmo tempo que quieto e observador. Sua imaginação fértil, assim como seus sonhos, o fazem alcançar objetivos inusitados e ganhar coragem de sobra - além de ter a chance de combater aqueles que praticam bullying com a ajuda de uma máscara e uma roupa especial. Entramos na mente de Jovan sem muita dificuldade e somos inseridos para aquela vida particular de modo natural, sem receber doses melancólicas diante de sua condição física.

O fato do protagonista ser uma criança debilitada não tira mérito algum do filme. Na verdade, é isso que dá mais força ainda ao que o roteiro tem a oferecer. A partir do momento em que a nova amiga de Jovan, Milica, aparece, diversos contrastes vão ficando em evidência. As diferenças de vida entre um e outro não são somente físicas e ultrapassam fatores emocionais também, como a estrutura familiar que cada criança possui. Enquanto Jovan vive em harmonia (ainda que um pouco enfraquecida entre os pais), Milica se sente só mesmo estando em casa, pois seus pais acabaram de se separar.

É diante deste cenário da separação que a imaginação fértil de Jovan se funde com a de Milica: ambos encaram este fim como a chance de combater uma bruxa do mal que fez com que os pais de Milica seguissem rumos diferentes. A bruxa em questão é a atual namorada do pai, mas a atmosfera pela qual a dupla nos guia é tão inusitada quanto crível. Assim, chega a ser bem divertido entrar na "missão" junto com eles e acompanhar os planos, as dicas e as novas informações que pairam sob a bruxa malvada. Sem soar tão infantil ou didático assim, Shade: Entre Bruxas e Heróis mescla o real com o irreal de maneira leve, sem se esquecer de expor os problemas de Jovan e as inseguranças de Milica.

A amizade entre as crianças é um dos pontos altos da trama. Juntos pura e simplesmente para alcançar o grande objetivo de deter a inimiga, eles vão descobrindo muito mais pelo caminho, inclusive muito além do que já estava planejado. A força da confiança vai tomando conta deste relacionamento à medida que vão se conhecendo melhor, assim como a sintonia no planejamento de "ajudar" o pai de Milica. O contraste entre o que eles acham que as coisas são e o que elas realmente são não deixa de ser forte, mas não tão impactantes quanto a inocência apresentada aos poucos através da dupla.

Shade: Entre Bruxas e Heróis é um conto que esbanja fantasia e autenticidade. Apesar de pecar na qualidade dos efeitos visuais (talvez por conta de seu orçamento), o filme tem uma história consistente que carrega a bela mensagem da importância da amizade. Às vezes, ser um herói não tem graça alguma se não há ninguém para dividir o fardo da missão do dia.