Relatos do Front
    3,2
    Você assistiu Relatos do Front ?

@cinemacrica
    @cinemacrica

Enviada em 23 de junho de 2019
    (Insta: @cinemacrica)
    A abertura regida por uma sinfonia de tiros resume muito do que esse documentário nacional oferece. "Relatos do Front" se aprofunda nas faixas de conflito entre traficantes e força pública no Rio de Janeiro em ramificações que vão desde teorizações das raízes dos nossos problemas sociais aos debates sobre o lobby da indústria bélica.
    A primeira trilha sonora, predominantemente contemplativa e etérea, é coesa com a leitura imparcial adotada pelo diretor Renato Martins. A rigor, não há lado correto, mas um todo que sofre do mesmo mal. Inicialmente somos expostos a vítimas civis em cenas fortes, podemos inferir numa leitura imediata que a opressão policial seria alvo de críticas. Em seguida, são inseridos relatos de policiais, num tom humano, mostrando o outro lado da barbárie. Como o próprio policial entrevistado comenta, não podemos esperar ações policiais tímidas sendo que o próprio Capitão Nascimento do filme "Tropa de Elite" ganhou o status de herói nacional.
    A aproximação que relativiza a noção de herói ou vítima é sedutora e bem embasada. A proposta fica ainda mais poderosa quando ouvimos hipóteses de historiadores, antropólogos e pensadores da área. Nosso alicerce cultural não tem paralelo no mundo e uma das sequelas é a violência mais pronunciada.
    Essa abordagem, se aprofundada, renderia um farto material de qualidade diferenciada. Entretanto, o documentário se aventura em questões em que a superficialidade não condiz com a preocupação do embasamento da primeira proposição. Exemplifico com os brevíssimos flertes com o papel das milícias nas comunidades e o papel da indústria bélica nesse mesmo ecossistema.
    São relatos provocantes e por vezes explícitos. A democratização dos smartphones contribuíram para o enriquecimento do conteúdo. Se comparado com "Notícias de Uma Guerra Particular", documentário com temática similar, há um salto na riqueza de registros visuais. Choque de realidade para os que acham bonito fazer turismo nas favelas cariocas.
    Andrezza L
    Andrezza L

Enviada em 29 de junho de 2019
    Excelente documentário! Retrato de toda a violência do Rio de Janeiro onde a comunidade e a polícia são vítimas e algozes!