Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Entre Facas e Segredos
    Críticas AdoroCinema
    3,5
    Bom
    Entre Facas e Segredos

    Minha casa, minhas regras

    por Francisco Russo
    Agatha Christie está para o suspense assim como Pelé para o futebol brasileiro. Difícil imaginar o gênero sem a Dama do Crime, tamanha sua influência na elaboração de histórias que angustiem e desafiem o espectador, rumo a um desfecho surpreendente. Em seu novo filme, o diretor Rian Johnson não só presta homenagem à autora como, ainda por cima, subverte certos clichês do meio.

    Escancaradamente inspirado no clássico Assassinato no Expresso OrienteEntre Facas e Segredos inicia com a misteriosa morte de Harlan Thrombey (Christopher Plummer, competente), o famoso autor de livros de suspense que, aos 85 anos, é encontrado morto em sua mansão. Uma semana depois, chega ao local Benoit Blanc (Daniel Craig, caprichando no sotaque), detetive com perfil publicado na revista New Yorker contratado para investigar o caso, que passa a investigar todos os que residem ou transitem pela casa. Não demora muito para Blanc notar que todos, absolutamente todos, têm um bom motivo para ter matado o autor. Ou seja, trata-se da mesma situação vivenciada no livro mais famoso escrito por Agatha Christie.


    As semelhanças, entretanto, param aí. Após um preâmbulo onde cada personagem e suas motivações são apresentados, em breves entrevistas que revelam também o perfil psicológico de cada um, Rian Johnson surpreende e, já no segundo ato, desvenda por completo o que aconteceu na morte de Thrombey. A partir de então, Entre Facas e Segredos assume uma guinada inesperada, deixando de ser um filme de suspense para se assumir como de mistério, onde o público sabe a resposta que os personagens estão tão ansiosos em desvendar. Tal dinâmica, extremamente rica, é muito bem aproveitada a partir da divisão dos personagens em dois grupos: aqueles que sabem do ocorrido, e agem nos bastidores para ocultá-lo, e os que permanecem sem nada saber.

    A partir de então, o filme passa a ter duas camadas em paralelo, conduzidas com habilidade por seu diretor/roteirista, sempre investindo firme no humor como meio de apresentar esta história repleta de erros, de lado a lado. O vasto e competente elenco também ajuda (bastante) nesta dinâmica, mesmo com vários dos atores tendo participações apenas esporádicas. Ainda assim, o histórico que trazem consigo ajuda bastante a compor o imaginário em torno de tais personagens, especialmente em relação a Jamie Lee Curtis e seu legado como Laurie Strode na franquia Halloween.


    Com um roteiro engenhoso que explora bem a variedade de perfis dispostos na narrativa e a própria mansão como personagem, Entre Facas e Segredos é um filme bastante divertido que joga, o tempo todo, com os clichês do suspense. Quando se espera que tudo esteja esclarecido, Rian Johnson surpreende com mais uma reviravolta, esta sim a la Agatha Christie, no sentido de realocar os personagens. Vale também ressaltar o cuidado na direção de arte da própria mansão, repleta de detalhes na decoração que ajudam muito a compor o cenário necessário para esta história, e também a boa atuação de Ana de Armas, cujo olhar transmite uma ingenuidade e ternura cativantes.

    Mais não deve ser dito, sob o risco de estragar a surpresa e a diversão do espectador. Aproveite!

    Filme visto no Festival de Toronto, em setembro de 2019.
    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema

    Comentários

    • Pedro Henrique Santos
      bom, porém com final previsivel. quem prestou atenção a cada dialogo do filme sabe muito bem oq vai acontecer na cena derradeira. porem é bom. vc mata a charada mas continua assistindo pq nao perde a graça.
    • Danielle F
      Eu gostei do filme! Comecei a desconfiar de que a suposta assassina não era ela quando o filme deixou tudo muito explícito com menos de 60min de duração, cheguei a pensa que o próprio senhor foi quem forjou o assassinato.. mas a cena da perseguição do carro entregou quem estava metido naquilo, quem for muito observador vai matar a charada no terceiro ato.. filme bem legal !
    • Roberto Gilnei Jr.
      Chego à conclusão que filmes de desvendar assassinato são como filmes de games: não dão certo (Assassinato em Gosford Park é lixo, Assassinato no Expresso do Oriente é lixo, esse filme é lixo). Funcionam mais em suas mídias originais (livros e videogames, respectivamente).Não vi nada de surpreendente na trama deste filme. Só haviam dois assassinos possíveis e o filme não fugiu do óbvio. Nem ao menos tentou criar plot twist. E o pior é que o assassino, além de óbvio, é azarado. Qual a chance de acontecer o que aconteceu entre ele e a protagonista no final do filme? Só em filme mesmo...Scooby Doo consegue fazer mistério melhor que esse filme lixo.
    • Manoel R.
      Diversão e suspense. Recomendo muito!
    • Filipe T.
      SPOILER, NAO LEIA...Te entendo cara, mas o velho só tinha, supostos, 06 minutos pra pensar em tudo e a mancha no tênis foi irrelevante pra trama, uma vez que o detetive viu de primeira e só revelou quando não tinha mais relevância..
    • Alexandre Cunha
      pelo amor cara, esse filme é fraquíssimo, Entre facas...100 x melhor, vá com fé assisitir.
    • Alexandre Cunha
      eu daria pelo menos nota 4...
    • Jackson A L
      Só pela sinopse, para quem já assistiu, não tem como não associar ao ASSASSINATO NO EXPRESSO ORIENTE, de Agatha Christie, porém, gostei muito mais de Entre Facas e Segredos. Tem um ótimo elenco, todos muito bem, com destaque para Ana de Armas. Trata-se de um filme de suspense com pitadas de comédia, que por sinal, fica um filme super divertido. Vale muito a pena, apesar de eu achar que algumas coisas não fizeram muito sentido: RECOMENDADÍSSIMO!!!- O velho não se deu conta de que haveria um autópsia do corpo, com a suposta substância em seu organismo?- A menina usou todos os dias o mesmo calçado branco, pisou no barro e não precisou limpar em nenhum momento para ver a mancha de sangue?
    • Bruno [FM]
      Nada de SPOILERS! Quem contar o final vai vomitar no colo do amigo durante a sessão.Filme bacana! E se a intenção foi fazer uma homenagem a Rainha do Crime (Agatha Christie), quem escreveu o roteiro se superou! Realmente surpreende por sair do óbvio e te leva a um quebra cabeça totalmente fora do convencional. Diferente da atual comédia Mistério no Mediterrâneo que parte pra uma ótima paródia, aqui o negócio é mais sério.Só é uma pena um elenco desse porte ser tão mal aproveitado (com a exceção claro, da atriz Ana de Armas que dá um show). Porque colocar o Capitão América, a irmã do Michael Myers, a Hannah Baker, o líder do Grupo dos Otários, o James Bond e Toni Collette: A Atriz, em um mesmo filme é pedir pra usar o poder de fogo que tem né. Mas enfim, talvez o foco aqui seja apenas a história, não fortes atuações. E se você tiver com sono, tome um café antes. O filme é só diálogo, e diálogo, e mais diálogo, mas a boa dose de humor impede que ele fique cansativo e chato.Se esse filme fosse um livro, eu com certeza teria lido. Não é algo estrondoso, mas consegue transmitir sua mensagem fofinha. E se a Rainha do Crime visse, ela teria até aberto um sorriso (de onde quer que ela esteja). Um bom filme! Só é engraçado ele ser melhor que a própria adaptação do livro dela lançado recentemente. Mas esse, é um outro caso.
    • Kevin, o louco
      apesar do elenco de peso eu tenho um leve receio de que Rian Jhonson caia novamente nos erros que o levaram a queda da franquia Star Wars, apesar de bom diretor muitas vezes Rian acaba simplesmente tomando a sua versão dos fatos e distorcendo as referências para a obra, nesse caso o livro Assassinato no Expresso Oriente, Entre Facas e Segredos. espero que ele tenha aprendido com o fraco filme Star Wars episodio 8 onde estão mesclados coreografias de baixa qualidade, um roteiro fraco e incoerente com o restante da obra e um péssimo desenvolvimento da trama, porém, como o estilo do filme entre facas e segredos realmente combina com as obras anteriores do diretor como breaking bad eu espero que os resultados sejam melhores.
    • Bruno [FM]
      Estou louco pra ver! Primeiro por conta desse elenco de peso e segundo porque sou fã da Agatha Christie. Porém, essa suposta homenagem à Rainha do Crime já foi feito recentemente pelo filme do Adam Sandler Mistério no Mediterrâneo lançado diretamente na Netflix. Que gostei bastante por sinal! Espero gostar desse também.
    Mostrar comentários
    Back to Top