Minha conta
    Barravento
    Média
    3,5
    9 notas
    Você assistiu Barravento ?

    2 Críticas do usuário

    5
    0 crítica
    4
    1 crítica
    3
    0 crítica
    2
    1 crítica
    1
    0 crítica
    0
    0 crítica
    Organizar por
    Críticas mais úteis Críticas mais recentes Por usuários que mais publicaram críticas Por usuários com mais seguidores
    Gabriel E.
    Gabriel E.

    22 seguidores 8 críticas Seguir usuário

    2,5
    Enviada em 15 de março de 2014
    Filme extremamente ácido. Crítica a cegueira religiosa e o messianismo do início ao fim. O diretor parte do principio de que são valores tão incrustados na sociedade que aquele que pula fora é considerado louco. É o caso do antagonista Firmino, que luta o filme inteiro para livrar sua vila da extrema falta de liberdade que sofrem. Tenta por várias e várias formas livrar os pescadores da obediência a um comprador de peixes, que não se importa de forma alguma com a sobrevivência deles, mas o tempo todo com o seu lucro.
    Se por um lado, com relação a história o filme é exemplar, tecnicamente é bastante deficiente. A montagem parece não ter sido bem feita, e as vezes fica descarado a falta de sincronização entre fala e gestos, que traz um aspecto estranho e nada agradável ao filme. Algumas vezes, as mudanças de cena são repentinas demais, e torna um tanto assustador.
    Thiago E
    Thiago E

    1 crítica Seguir usuário

    4,0
    Enviada em 27 de janeiro de 2019
    O Glauber Rocha é pra cabeças pensantes. Analisar os recursos, contextos e mensagens do filme Barravento é uma viagem que só completa o quebra-cabeça no final, e precisa assistir novamente, pra ter a certeza de que não perdeu detalhes - e sempre perderá. E esse cenário trepidando, como em uma viagem em outra dimensão? Hoje é fácil produzir esse efeito, mas o filme do Glauber é de 1962! Sim, há uma crítica ao modelo escravista brasileiro, que ainda persiste: exploram-se a mão de obra alheia e entregam pouco - uma forma de escravidão, para criar dependência de quem tem dinheiro e poder. Quanto à acidez ao falar do excesso de religiosidade, interpreto o objetivo em mostrar que não se pode ser somente "a" ou somente "b". Precisa ter equilíbrio entre vida espiritual com a vida material, para não se tornar uma vítima, e culpar sempre os outros por suas desgraças. Pra entender do que temos de melhor no nosso cinema, assistir os filmes do Glauber Rocha é ponta de lança nesse processo. Se estiver com a mente pronta, recomendo!
    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema
    • Melhores filmes
    • Melhores filmes de acordo a imprensa
    Back to Top