Filme Paisagem - Um Olhar Sobre Roberto Burle Marx
  • Papo de Cinema

4 críticas da imprensa

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin Oricchio

Bonito documentário sobre o paisagista Burle Marx. Seus objetivos eram a beleza e a valorização da flora nacional. O filme de João Vargas Penna amolda-se à perspectiva do biografado.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Folha de São Paulo

por Bruno Ghetti

Como Burle Marx, o diretor tem apreço especial pelas plantas brasileiras, que surgem particularmente vistosas, altivas. E Penna busca filmá-las de modo que as imagens instiguem respostas sensoriais dos espectadores.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

O Globo

por Susana Schild

A expressiva fotografia de Carolina Costa atua como pano de fundo para uma estrutura que entrelaça fatos históricos, lembranças pessoais e familiares. O ponto alto do filme está nas observações sobre a diversificada natureza do país.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

Intentando criar uma dinâmica poética, no entanto, o filme acaba resvalando no piegas, recorrentemente sendo salvo desse espaço incômodo pela beleza dos planos, por um senso estético alinhado ao do personagem explorado de maneira monocórdica, mas com doses flagrantes de sensibilidade e reverência.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema