Temporada
    Você assistiu Temporada ?

c4rlc4st
    c4rlc4st

Enviada em 18 de abril de 2019
    Filme singelo e profundo que em tema me lembrou muito o ótimo Arábia de 2017, ao refletir sobre o viver e qual o sentido da existência, através da relação dos protagonistas de ambos os filmes com seus empregos nada desafiadores, laborais e cansativos. Sem a perspectiva de uma promoção ou simplesmente que algo empolgante aconteça, o que resta é o que fazer da vida com o pouco dinheiro que ganham.

A princípal diferença entre os filmes é que, em Temporada, a retratação do meio em que a trama acontece é primordial para o seu desenrolar. Os escritos nas paredes descascadas, o lixo nas ruas, o comércio de bairro e detalhes da nova cidade em que a protagonista chega são captados em longos planos abertos que, com o olhar técnico e apaixonado do diretor, conferem a esse cotidiano uma beleza simples e cheia de ternura. Esse registro realista faz com que seja impossível que o cidadão médio brasileiro de qualquer parte do país não se identifique.

Mesmo sendo um roteiro simples, sem grandes reviravoltas e retratando basicamente as penurias pelas quais a protagonista passa, a história mantém-se envolvente até o final, pois há um interessante desenvolvimento de personagem. O único ponto negativo que encontro aqui é que foi tentado passar uma camada intimista para a personagem, através de contestações sobre ela falar pouco, mas acaba não explorando essa característica, ficando um elemento solto na história
    Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 30 de outubro de 2019
    Vencedor do prêmio de Melhor Filme no 51º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Temporada, longa dirigido e escrito por André Novais Oliveira, está totalmente centrado na figura de sua personagem principal, Juliana (Grace Passô), e está totalmente empenhado, principalmente, em nos retratar um período de mudanças pelas quais ela está passando – transformações essas que terão um impacto em sua vida e na pessoa que ela é.

Quando o filme começa, Juliana está se mudando de Itaúna, uma cidade do interior de Minas Gerais, para a periferia de Contagem, onde ela começa a trabalhar como agente de endemias da prefeitura local. A mudança de emprego significa, além da transferência de cidade, o fato de que Juliana deixará para trás seus familiares mais próximos e o seu marido, que continuará em Itaúna até que o aviso prévio de demissão de seu antigo emprego termine.

Desta maneira, Temporada nos faz acompanhar Juliana na modificação de sua rotina, ou seja, nas novas pessoas que farão parte de sua vida, na adaptação à sua nova atividade profissional, nos desafios de uma vida sozinha numa cidade em que ela não tem nenhuma rede de apoio, na solidão de seus momentos quando ela está no aconchego de seu lar e na apreensão dela para que chegue o instante em que ela, finalmente, se sentirá em casa – e em como ela identificará que ela não ficará, temporariamente, em Contagem…

Por isso mesmo, chama a atenção em Temporada uma decisão estética do diretor e roteirista André Novais Oliveira. Quase que na totalidade das cenas, a câmera adota uma postura estática, sempre fixada em alguém (na maior parte das vezes em Juliana), como que para enfatizar toda a montanha russa emocional que estas personagens vivenciam. Isso nos dá a sensação de que o filme é um tanto anticlimático, principalmente porque, nos momentos em que as personagens se encontram mais vulneráveis, o foco sempre está neles, sem alternância de visões narrativas. Entretanto, isso não faz de Temporada um filme ruim, pelo contrário… É uma das pequenas pérolas escondidas na Netflix, com atores que parecem gente como a gente (por isso que embarcamos por completo nessa história), e que ainda nos apresenta a uma atuação arrebatadora de Grace Passô.

Enviada em 12 de maio de 2023
    Mais um filme brasileiro que mostra nua e crua a realidade da periferia e muito bem mostrada com um elenco bem dirigido e um roteiro redondo. vale a experiência.
    Nelson Jr
    Nelson Jr

Enviada em 18 de outubro de 2023
    um filme que fala sobre o cotidiano de uma mulher negra abandonada pelo marido e que trabalha como Agente de Endemias , um filme bem simples , o roteiro é simples! , trata o cotidiano! a monotonia e repetição do cotidiano, também fala de abandono , de recomeço , mas tudo com muita simplicidade , a realidade de muitos que não vivem na miséria , mas não tem perspectiva alguma..., elenco fraco , tirando a protagonista que era razoavel . A direção bem feita e a trilha sonora é boa. Mas é um filme que não tem carisma, não agrega nada! Ele apenas retrata o cotidiano de uma parte da sociedade.
    Glauber G.
    Glauber G.

Enviada em 6 de maio de 2020
    Pena que esse filme ñ teve uma distribuição melhor, ele merecia tá em todos os cinemas do Brasil (só tive contato com ele graças a netflix). Filme focado na protagonista Juliana e seu novo emprego: combate a endemias. Ela tá num momento da vida de mudanças, sendo retratado no filme de forma sensível e simples.
    Marcio E.
    Marcio E.

Enviada em 24 de julho de 2023
    Surpreendente e real!
    Por vezes, o filme trás reflexões e inflexões na história da própria personagem, Juliana, que se aprisionou num relacionamento com marcas e traumas internos. Além da visceralidade exposta sobre a realidade do trabalhador comum, o filme não trás grandes expectativas quanto o seu final devido aos sentimentos pessoais e frustrações típicas de nosso dia a dia.
    Renato Campos
    Renato Campos

Enviada em 19 de maio de 2020
    História bacana porém o final não tem sentido. São 2hrs de filme onde mostra a realidade de muitos brasileiros, mas quando finalmente você acha que a história vai tomar rumo, o filme acaba sem pé e sem cabeça.
    Bruna Souza
    Bruna Souza

Enviada em 19 de setembro de 2021
    Enredo lento demais, fazendo jus a calma mineira. Sensação de que segue em primeira marcha o filme inteiro; quando engrena a segunda, o filme acaba. LITERALMENTE!
    Luciana Lauser
    Luciana Lauser

Enviada em 1 de dezembro de 2021
    Fiquei impressionada da média de avaliação desse filme estar tão baixa, infelizmente tudo que posso pensar é que existem muitas pessoas para as quais um bom filme é aquele cheio de efeitos especiais, escapadas da mortes nos 3 segundos disponíveis, homens másculos e mulheres loiras com 25 cirurgias, etc. Realmente nada disso teremos aqui.
    Trata-se de um filme com um ritmo suave e perfeito, desvelando a beleza do cotidiano de uma mulher negra, tranquila e despretensiosa, aprendendo coisas novas com coragem em sua vida simples.
    Há inúmeros trechos que fogem do senso comum e do que prevalece nas telas.
    Prendeu minha atenção em cada momento, mesmo sem o excesso de velocidade, de aparência de tecnologia e de relevância de informação que alguns parecem necessitar para achar um filme bom.
    A Grace Passô é excelente atriz. Pena que mulheres negras sejam raras nos filmes, e pena que sejam com exagerada frequência restritas a papeis de personagens oprimidos e sofridos, embora não seja esse o caso, de forma geral.
    Patricia Viegas Paes
    Patricia Viegas Paes

Enviada em 5 de agosto de 2021
    Poxa, é um filme e tanto, os diálogos são impecáveis, muito realistas! A sensação que dá é que você está mesmo espiando uma vida cotidiana. E como uma vida cotidiana, é isso, é sobre o ordinário, não o extraordinário, não espere adrenalina, forte emoções, quebra de expectativa, apenas aprecie este momento, com uma bela direção e interessante direção de arte, atente-se a todos os detalhes em cena, escolha de cor, mobiliário, enquadramento. Gostei muito mesmo.