Raya e o Último Dragão
    Você assistiu Raya e o Último Dragão ?

Juliana Mororó Carvalho
    Juliana Mororó Carvalho

Enviada em 19 de abril de 2024
    Achei fraco não tem o nível dos filmes da Disney, senti falta das músicas que sempre acompanham esse tipo de filme, o melhor do filme é a mensagem dele.
    Kleber Viveiros.
    Kleber Viveiros.

Enviada em 29 de novembro de 2023
    a qualidade gráfica de raya é algo inquestionável de tão linda! e o que eu gosto muito dos filmes da disney são as mensagens que ele traz, aqui vimos o quanto é importante valorizar a família e ter empatia e acreditar nas pessoas, só assim o mundo terá salvação! e o que dizer da sisu? carismática demais, assim como raya <3
    Verônica Maria
    Verônica Maria

Enviada em 5 de outubro de 2023
    Filme muito bom, parabéns pela dublagem. Muito emocionante, merecia 5 estrelas. Nos fez chorar.

Turma do Sexto Único da Escola Estadual Professor Antônio Fagundes - Natal - RN
    Maria Eduarda Gretter
    Maria Eduarda Gretter

Enviada em 8 de maio de 2023
    Tem uma história muito legal, não sei porque foi um filme pouco valorizado pela mídia, tem muito potencial.
    Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 1 de maio de 2022
    Cinco povos, divididos em cinco tribos distintas: Presa, Coração, Espinha, Garra e Cauda. Cada uma dessas terminologias representa uma parte do corpo de um dragão, espécie que esses povos aprenderam a admirar por causa de seus poderes e de sua sabedoria.

Como sempre ocorre em conflitos que envolvem a humanidade, os diferentes interesses e a disputa pelo poder ocasionaram a divisão entre esses povos, o que os deixou cada vez mais distantes de vivenciar o reino de Kumandra, que seria a união entre todos eles.

A animação “Raya e o Último Dragão”, dirigida por Don Hall e Carlos López Estrada, acompanha um momento específico em que, após a devida contextualização sobre a realidade que iremos encontrar, existe o desejo de reunificação desses povos.

Para isso, Raya (dublada por Kelly Marie Tran na versão original) tem que viajar por cada um desses povos em busca dos cinco pedaços de uma joia que, reunidos, têm o poder de banir as criaturas Druun (que amaldiçoam essas comunidades) da terra e de manter os povos agrupados em um único propósito.

Na jornada de Raya, ela encontrará pessoas que a auxiliarão na sua missão e que estão também imbuídas do mesmo espírito que ela. A relação que ela desenvolve com cada um deles, principalmente com Sisu (dublada por Awkwafina na versão original), o último dragão ao qual o título do filme faz referência, nos revelam a essência do porquê da finalidade e da importância de Kumandra.

“Raya e o Último Dragão” é um filme de animação interessante, que nos passa diversas sensações legais sobre temas como amizade, confiança e determinação. O filme segue o estilo das últimas animações produzidas pela Disney, em que o estúdio parece querer fugir um pouco do óbvio que envolve as suas produções. E isso é um ótimo sinal!
    Arthur
    Arthur

Enviada em 5 de janeiro de 2022
    Numa bela simplificada, é um longa absurdamente tedioso e sem "coração" sua história é clichê (por mais que ele finja ser subversivo) suas mensagens são batidas, suas piadas são forçadas pra caramba e msm assim não conseguem te fazer rir, os coadjuvantes são irritantes e sua personagem título é talvez um dos protagonistas mais desinteressantes já feitos pelo estúdio. Eu queria entender também o designer dos dragões, que todos parecem a Elsa do Frozen, mas isso não chega a ser um problema pessoalmente. Até entendo alguns dos elogios feitos por conta da diversidade que o longa impõe, porém isso não é o bastante pra torná-lo um grande feito, no fim este é um dos projetos mais medíocres já feitos pelo rato, o que só torna mais triste pensar que a Disney (a imprensa que basicamente criou a animação menstrem) vem desvalorizando tanto a arte, fazendo estes tipos de projetos, são filmes feitos a partir de conseitos formolaicos, reaproveitamento de designers, séries pra TV de qualidade duvidosa e remakes em live action fotorrealistas. Basicamente todo de problemático envolvendo animação ocidental vem do estúdio mais associado a animação ocidental. Enfim a lógica.
    AlanaLilia
    AlanaLilia

Enviada em 22 de dezembro de 2021
    Essa é mais uma produção da Disney que de maneira engenhosa nos remete a diversas reflexões sobre o ser humano e nele expõe sua inter-relação como ser individual e ser social. Raya e o último dragão aquece o coração na maneira de ensinar e relembrar a todos de como a confiança é um elemento tão escasso, porém tão necessário para o bem estar mútuo da sociedade. É uma animação fantástica que trás mais uma vez uma princesa num reino ambientado bastante diverso dos já visto antes evocando aquela ligeira curiosidade e esclarecimento de como o mundo é finito porém detém inúmeras culturas e povos com suas cores tão belíssimas, ainda que seja ficcional os personagens são bem carismáticos e cheio de crenças esperançosas de bom caráter. Vale muito a penas ver o desenrolar das aventuras da personagem principal com seus amigos que aparecem a cada etapa completa da missão ao mesmo tempo que amadurecem a ideia de companheirismo bastante recorrente nesse longa maravilhoso!
    Mariana Ribeiro
    Mariana Ribeiro

Enviada em 7 de agosto de 2021
    Esse filme sim foi marcante, não acredito que tem gente que achou luca melhor.
    Que historia linda, que filme bem ambientado, que personagens bem desenvolvidos!
    A escolha de vilão foi super inovadora, porque, sinceramente o vilão é algo completamente abstrato, mas a disney faz você sentir a presença dele o FILME TODO!
    E para ser sincera, a raya claramente não é uma heroina! ela é uma representação majestosa de um anti-heroi. ela esta pouco se lixando a esse ponto se calda, presa, garra e etc desaparecerem, acho que até se coração fosse completamente erradicado ela não ligaria tanto. A UNICA coisa que importa para ela é salvar o BA dela, e ver ela partir desse ponto e pouco a pouco amadurecer e achar o sentido em tudo aquilo é simplismente incrivel. O BA dela sempre ensinou que todos podiam se dar bem, e, ao inves de a Disney fazer uma retratação dela como "vou manter os valores do meu BA mesmo que ele n esteja aqui", a disney fez algo super mais realista e algo como "a ideologia do meu BA matou ele, que se dane isso, vou provar que ele estava errado" simplismente incrivel, eu assisti a primeira vez com minha familia, então foi muito leve e legal, depois assisti sozinha analizando a animação e ambientação, pois sou ilustradora ent é meio que um tique meu assistir um filme só p analisar graficamente, e que filme lindo, a disney como sempre presta atenção aos minimos detalhes, a agua não estava 100%, mas a agua é sem duvida uma das coisas mais dificeis de se animar, ent... parabens disney.
    Resumindo, assistam pelo amor de Deus, esse filme é genial.
    Marcelo Ribeiro
    Marcelo Ribeiro

Enviada em 27 de julho de 2021
    Raya e o ultimo Dragão é mais uma daquelas produções feita pelas mãos da Walt Disney que dispensa explicações! Novamente a empresa de Mickey Mouse acerta em cheio ao explorar um nicho que, se usado corretamente, dá um ótimo plot, que é a mitologia asiatica! Com uma historia bem estruturada, um enredo bem humorado, tiradas nada forçadas e um desenvolvimento que poucas produtoras sabem fazer maestralmente, esse filme sem duvida cativa á todos que curtem uma boa historia com dragões, países asiaticos e sua cultura exotica! E o que falar da Sisu? Um AMOR de dragão, das patas até a ponta do chifre! Só vendo mesmo pra acreditar no que eu falei! Um filme ao estilo WALL-E, pois tudo se encerra ali da melhor maneira possivel, pelo menos pra mim!
    Leviatã Reis
    Leviatã Reis

Enviada em 18 de junho de 2021
    O começo de Raya das pessoas fugindo de uma anomalia , me lembra o inicio de Final Fantasy X , quando o Dragão e golpeado no peito e cai , me lembra uma cena identica ao Squall sendo golpeado pela feiticeira , fora a pedra magica que espanta energia maligna , uma cena "igual" do jogo Zelda Twilight Princess , vocês não foram criativos , copiaram na cara dura . O filme não me emocionou , e não me surpreendeu , mas o desenho e bonito . Lançar esse filme na epoca do Covid-19 não ajudou na arrecadação do $$$ 🙂 . Raya E o Ultimo Dragão (7/10) .