Casablanca
    Você assistiu Casablanca ?

Letícia
    Letícia

Não gosta de Casablanca? Assista de novo. Digo isso por que foi o que aconteceu comigo. A primeira vez que assisti, não me encantei, e cheguei a me arrepender de ter comprado. Depois de quase um ano, assisti de novo - semana passada. E fui obrigada a concordar com tudo o que eu já sabia sobre esse filme: incontestável. Um filme não precisa ter 3 horas para ser espetacular, e Casablanca é a perfeita prova disso; com 1h e 40 min de filme, Casablanca supera um desafio: fazer um épico, um clássico em tão pouco tempo. Humphrey Bogart como o cínico e frio Rick Blaine estava incrível, e Ingrid Bergman como Ilsa Lund nos deixa até hoje na dúvida: mas ela o amava ou não? ela já o amou alguma vez? ela se arrependeu de algo? ela queria entra naquele avião? Ilsa queria deixar somente Rick nessa dúvida, mas ela fez mais do que isso, nos deixou na dúvida também. Rever a úlima cena sempre tentando saber se Rick deveria ter tirado-a daquele avião, ou se a sua nova "bela amizade" era a verdadeira que iria florescer é só parte da magnetude dessa obra. Diálogos no mínimo memoráveis, e obviamente, a melodia mais cliche e deliciosa de todos os tempos, "As Time Goes By" fica na sua cabeça depois do filme, como se pedisse para você assistir de novo. Genial. Sempre ouvi dizer que Casablanca era um dos melhores - senão, o melhor - filme americano de todos os tempos, pessoalmente, consigo discordar por uma paixão com E O Vento Levou, porém, é difícil se decidir com um filme tão incrível como esse.
    Carlos P.
    Carlos P.

Enviada em 15 de abril de 2019
    Possivelmente o melhor filme já feito. Talvez pra algumas pessoas não encante tanto o filme, uma vez que já tem quase um século, algumas coisas perdem um pouco da atração com o tempo. Mas se gosta de filmes, Casablanca é um filme que deve ver o quanto antes. Roteiro sem qualquer imperfeição, ótimas atuações(novamente, talvez para algumas pessoas vendo hoje isso não se destaque tanto), trilha boa e repleto de momentos incríveis. Um filme excepcional, não é à toa que atravessa gerações, influenciando diversas outras histórias.
    Enviada em 24 de junho de 2013
    "Vencedor do Oscar de melhor filme em meio a Segunda Guerra Mundial. Aliás, esse é o tema principal do filme. Paralelo a isso, está um grande romance entre duas lendas do cinema. Maravilhoso filme, simples e impecável. Meu top #7."
    Carol B.
    Carol B.

Enviada em 12 de abril de 2016
    O que dizer sobre aquele filme que a muito estava na sua lista de um dia tenho que assistir e quando este dia finalmente chega você pensa: como pude demorar tanto?! Os diálogos marcantes, o romance intenso e aquele passado que insiste em ser presente...
    Marcão
    Marcão

Enviada em 3 de março de 2016
    "Casablanca" é, sem dúvida, o maior filme de todos os tempos, seguido por "Cidadão Kane" e "...E o Vento Levou". A fórmula de "Casablanca" é magnífica e começa por um roteiro perfeito, irretocável, contendo todos os elementos do cinema clássico, um formidável leque de personagens, em torno dos quais gira uma mistura de política, paixão, romance, guerra, heroísmo, mistério e intriga. Por outro lado, apresenta um excelente sentido de tempo e lugar. Poucos filmes são tão bem conectados ao tempo em que foram produzidos como este. Rodado em plena 2ª Guerra Mundial, numa época em que ninguém tinha a menor idéia de quem seriam os vencedores, o filme é o grande marco da Idade de Ouro do cinema americano.
    A direção de Michael Curtiz é consistentemente segura e consegue prender a atenção da platéia até o seu final. "Casablanca" apresenta, ainda, um ótimo design de produção, uma belíssima fotografia em preto-e-branco e uma fabulosa trilha sonora. Quem não conhece a canção "As Time Goes By", gravada pela maioria dos grandes cantores e músicos americanos?
    O elenco é um outro ponto forte do filme. Humphrey Bogart, uma das lendas de Hollywood, tem o maior papel de sua carreira, como o cínico, inescrupuloso, mas também nobre e generoso Rick. Com a bela e talentosa Ingrid Bergman, consegue manter uma química inesquecível. Os atores coadjuvantes também oferecem uma magnífica contribuição para o sucesso do filme, com as ótimas atuações de Claude Rains, Conrad Veidt, Paul Henreid, Peter Lorre, Sydney Greenstreet, S. Z. Sakall, além da marcante participação de Dooley Wilson.
    Assisti em DVD achei muito bom ....
    Guilherme M.
    Guilherme M.

Enviada em 31 de julho de 2014
    Uma pérola cinematográfica ! Sem dúvidas um dos melhores filmes da história do cinema !!
    Josmar D.
    Josmar D.

Enviada em 11 de janeiro de 2014
    comprei o dvd desse filme com uma ponta de duvida, algo parecia me dizer que eu iria me arrepender mas felizmente me enganei . achei o filme maravilhoso não é atoa que ele atravessa gerações . a sinopse na capa do dvd diz que o dono do bar ( RICK BLAINE ) é um homem cínico que não arrisca seu pescoço por ninguém , esse comentário me fez pensar que RICK BLAINE seria um mal caráter mas no decorrer do filme fui mudando de opinião a seu respeito . não demorou muito e percebi que ele é um homem íntegro generoso e de coração mole como seus amigos o chamam . enfim apesar de ser PB é um ótimo filme . nota 10
    Sandro P.
    Sandro P.

Enviada em 19 de junho de 2015
    Clássico dos anos 40! Atuações impecáveis com um ótimo roteiro para a época. Imperdível!!!
    SenhorOculto
    SenhorOculto

Atenção! Não se impressionem por “Casablanca” estar em 1° lugar entre os maiores filmes românticos, vencendo uma lista quilométrica de mais de 100 obras do gênero. Romance no Cinema lembra emoção, pranto. Se vocês assistirem “Casablanca” achando que terá aquele sentimentalismo sufocante, poderão terminar muito decepcionados e perguntarão: Por que é considerado tudo isso?

Talvez essa confusão se dê porque o romantismo desse filme é mais elevado do que propriamente é, de romance pouco tem, é drama e político; também servindo como um seco plano de fundo para uma boa história de amor. A maior ênfase mesmo é a parte dos diálogos, muito inteligentes e criativos, o elenco está ótimo, inclusive o coadjuvante; a rivalidade(?) amigável entre os dois homens que amam a mesma mulher, a compostura e a precisão de caráter deles é algo exemplar, principalmente o final, digno de grandes homens.

Um bom filme que parece que tiveram alguns problemas em sua produção e tudo foi feito com muita pressa, se não fosse isso, talvez ficasse ainda melhor. De toda forma, conseguiu virar um Clássico insubstituível. Mas...

Resultado: Bom.

Site: http://cinelevesresenhas.blogspot.com/2011/10/casablanca-1942.html
    Carlos Henrique S.
    Carlos Henrique S.

Enviada em 26 de dezembro de 2018
    Um dos maiores clássicos do cinema,no auge das interpretações da década de 40,temos um filme que te prende em todos os quesitos.Não a toa o filme foi arrebatador nas premiações do Oscar da época onde ganhou os prêmios de Melhor filme,Melhor diretor e melhor roteiro,que foram merecidos já que toda a trama é muito bem escrita e dirigida.O diretor Michael Curtiz conseguiu fazer um dos melhores casais formados por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman,o Humphrey é um cara sério mas que tem um coração mole por dentro já a Ingrid é uma personagem que tem seus conflitos internos e que tem que decidir entre razão e amor uma difícil decisão.O roteiro é muito bem construído e oferece uma trama muito eficiente,que não só trata o romance do casal principal como também os nazistas e seu regime autoritário que assombrava os refugiados.Por fim o que temos é uma trama clássica de amor e guerra que é muito bem retratada pelos atores e bem dirigido,com um desfecho clássico que é a mais pura declaração de amor.