Border
    • Papo de Cinema
    • The Hollywood Reporter

O Globo

por A redação

Uma história existencial, que passa por drama, suspense e trama policial (rede de pedófilos), romance e fantasia. E é surpreendente como Abassi dá conta de tantos assuntos.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Cinepop

por Pablo Bazarello

"Border" pega uma ideia simples e a tempera com ousadia, risco e coragem, já criando em sua proposta seu grande diferencial.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Folha de São Paulo

por Inácio Araújo

Estamos perto do terror, sim, mas de um terror que lembra mais o cinema de David Cronenberg do que o dos monstros da tradição. Um terror que não diz respeito, na verdade, aos monstros supostos do filme, mas a nós outros. Ao homem.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

The Playlist

por Jordan Ruimy

O que Abassi consegue fazer com sucesso é testar a tolerância do público a Tina e Vore, com suas diferenças inerentemente repulsivas. Ele consegue despertar nossa simpatia sem truques nem manipulação.

A crítica completa está disponível no site The Playlist

Variety

por Alissa Simon

Uma mistura inteligente e emocionante de romance, nórdico noir, realismo social e horror sobrenatural que desafia e subverte as convenções de gênero.

A crítica completa está disponível no site Variety

Cineweb

por Neusa Barbosa

Quem, no entanto, somente se sentir confortável em embarcar no suspense fantástico, fique à vontade, porque terá muito com que se deleitar por aqui. A estranheza da história [...] tem potencial inquietante para perdurar na memória e nas retinas por longo tempo após a projeção.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Critikat.com

por Axel Scoffier

Embora a metáfora de "Border" sobre a alteridade mereça claramente uma segunda leitura política, ela permanece secundária e discreta. É mais a leitura estética do gesto que interessa; esta capacidade de abraçar os contrários de uma mesma forma viva, violenta e comovente.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

New York Times

por Glenn Kenny

Tão frio quanto possível é uma boa maneira de ver isso. Este é um filme que visa surpreender de formas abertas e subtextuais; quanto menos saber antes de ver, melhor.

A crítica completa está disponível no site New York Times

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

"Border" subaproveita os dualismos, talvez por deliberadamente almejar a fronteira. O longa permanece entre o real predominante e a esfera fantasiosa, oscilando nem sempre habilmente entre as dimensões comezinha e extraordinária.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

The Hollywood Reporter

por Stephen Dalton

"Border" consegue ser um drama envolvente, principalmente pela força de suas duas performances, ambos fazendo um excelente trabalho sob máscaras que exigiam quatro horas de maquiagem para serem aplicadas.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter