Auto de Resistência
    • Folha de São Paulo
    • Veja

Estado de São Paulo

por Rodrigo Fonseca

É um estudo sobre práticas de impunidade e exercício de perseverança no pleito pela Justiça. Na tela, o longa bate com engenhosidade dialética, em velocidade máxima, como se fosse um curso de montagem disfarçado de filme.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

O Globo

por Simone Zuccolotto

O Bonequinha assistiu a “Auto de Resistência” três vezes, e a cada sessão saiu com mais perguntas do que respostas; mais indignada com a política de segurança pública do Rio de Janeiro (genocida, racista e excludente) e mais interessada nas escolhas cinematográficas da direção.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Papo de Cinema

por Rodrigo de Oliveira

Impossível não se emocionar com os dramas daquelas mães, que clamam por justiça pela morte dos filhos. E é difícil ignorar, também, a aparição de Marielle Franco num dos momentos do documentário.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Cineplayers

por Francisco Carbone

Através de cada um dos relatos, histórias, crimes e legados que cada um deles deixaram e que o filme sensivelmente manterá como registro, Natasha e Lula contribuíram bem mais do que somente ao cinema com seu longa.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Cineweb

por Neusa Barbosa

Este documentário urgente e imprescindível empresta seu nome da alegação comum, fornecida por policiais, como justificativa para matarem [...]. A análise minuciosa do filme [...], no entanto, põe em cheque esse discurso.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin Oricchio

Este filme tão necessário não se mostra nunca banal. Natasha é socióloga, com mestrado em violência urbana. Lula é um dos grandes fotógrafos do cinema brasileiro e maneja sua câmera com desenvoltura e precisão.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Folha de São Paulo

por Marco Aurélio Canônico

É uma jornada dilacerante acompanhar as famílias dos mortos (jovens, negros) desde o momento seguinte aos crimes, passando pelos enterros e chegando ao julgamento dos policiais acusados —onde, como diz uma das mães, a tentativa de imputar a culpa à vítima equivale a um novo assassinato.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Veja

por Miguel Barbieri Jr.

Há incursões nos tribunais e depoimentos inflamados (e tristes) dos familiares das vítimas. O filme, contudo, fica redundante nas entrevistas e, por vezes, foge do foco ao apresentar casos similares.

A crítica completa está disponível no site Veja