O Estado Contra Mandela e os Outros
    Muito bom
    O Estado Contra Mandela e os Outros

Coadjuvantes da História

por Barbara Demerov

Nelson Mandela foi uma das figuras mais emblemáticas e transformadoras que o mundo já viu, tendo batalhado contra o apartheid, sendo julgado e preso por décadas. Mas ele não estava sozinho. O documentário O Estado Contra Mandela e os Outros, dirigido por Nicolas Champeaux e Gilles Porte, visa enfatizar as figuras que não estavam por trás de Mandela, mas sim ao lado dele, passando pelos mesmos desafios políticos e, sobretudo, sentenças.

O título do longa é chamativo por duas razões: pelo nome de Mandela (que já entoa um significado substancial) e pela escolha de definir os parceiros do ativista como "os outros", que define bem o que muitos pensam sobre as ações de Mandela. Ele não agia sozinho? Quem são os outros?

Por mais que siga uma narrativa linear e opte por seguir uma estrutura padrão, o documentário mantém sua força justamente pelo peso da temática. Baseado em mais de 256 horas de gravação em áudio do julgamento que levou Mandela e nove homens (os "outros") para a cadeia durante o apartheid entre 1963 e 1964, no Julgamento de Rivonia, a obra aproveita algumas de suas próprias limitações para dar um estilo diferenciado ao narrar este importante capítulo da História.

Como as gravações foram feitas somente em áudio, foram produzidas animações em preto e branco que nos ajudam a imaginar como foram aqueles momentos visualmente. A entonação das vozes de cada um (juízes, advogados e principalmente dos julgados) já entrega uma sensação única numa tela de cinema, mas as animações são essenciais para dar ainda mais carga emocional, sendo até possível esquecer que tal evento aconteceu há tantas décadas.

O documentário traz momentos ricos em informações, destacando pontos-chave do julgamento e inserindo áudios dos condenados se defendendo e entoando discursos poderosos. Mesmo sem podermos ver seu rosto, ouvir Mandela proferindo pela primeira vez algumas palavras que repetiu assim que saiu da prisão é realmente comovente.

Os depoimentos dos companheiros da luta de Mandela, assim como de sua ex-esposa Winnie Madikizela, são a essência do documentário, que tem como foco principal contar uma história há muito conhecida através de apenas um homem, mas que na verdade foi vivida por outras figuras corajosas e guerreiras. Hoje, elas são homenageadas e compreendidas tanto quanto Mandela nesta obra feita com capricho e carinho, a fim de dar o reconhecimento que merecem.