Lorena (Shaina Magdayao), uma jovem e destemida médica, abre uma clínica para os pobres em uma aldeia remota nas Filipinas, mas desaparece sem deixar pistas logo depois. Seu marido Hugo Haniway (Piolo Pascual), um poeta ativista e professor, quer descobrir a verdade sobre o paradeiro de sua esposa. Ao chegar, ele é confrontado por uma comunidade que sofreu o ataque de uma gangue de milicianos durante o tempo da Lei Marcial, em 1972.
Classificação indicativa a definir por http://www.culturadigital.br/classind
Título original
Ang Panahon ng Halimaw
Distribuidor Zeta Filmes
Ver detalhes técnicos
Ano de produção2018
Tipo de filmelonga-metragem
Curiosidades 4 curiosidades
Orçamento-
IdiomasFilipino
Formato de produção
-
CorPreto & Branco
Formato de áudio-
Formato de projeção-
Número Visa-
Críticas AdoroCinema
3,0
Legal
Estação do Diabo
O teatro da vilania
por Bruno Carmelo
O filipino Lav Diaz ficou famoso por algo que os franceses costumam chamar de “filme-rio” (film fleuve), ou seja, histórias longuíssimas, de várias horas de duração, na qual as ações se desenvolvem sem abalar o ritmo, sempre perfeitamente lineares. Agora, ele acrescenta ao seu novo filme-rio um elemento importante: o musical. Season of the Devil é um projeto de quatro horas de duração, inteiramente cantado em composições a cappella sobre os abusos de poder do governo militar em seu país.
O resultado constitui uma curiosidade em si própria. No festival de Berlim, onde estreou, este era o filme mais procurado e mais temido pela imprensa – ao mesmo tempo, todos queriam descobrir a mistura improvável, mas ninguém queria dedicar tanto tempo e atenção a algo que poderia ser tão ruim. Na sala de cinema, muitas dezenas de críticos se levantaram e saíram, outros reclamaram da falta de respeito...
O musical filipino foi selecionado para competir por um Urso de Ouro na principal premiação do Festival de Berlim 2018.
Contexto do filme
A Lei Marcial foi instaurada pelo presidente Ferdinand E. Marcos na Filipinas no dia 21 de setembro de 1972. Essa declaração suspendeu os direitos civis e impos autoridade aos militares no país. Marcos defendeu a proclamação alegando a necessidade de ter mais poder para conter a crescente onda de rebeldes comunistas. Esse período durou até 1981.
Ausência de cor
O diretor diz que para ele o cinema é preto e branco. Lav Diaz cresceu assistindo filmes assim e acredita que a ausência de cor amplifica sua crença de que o cinema é um universo alternativo, como ele imaginava enquanto era uma criança.
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade