Há algum tempo, o cineasta Hassan não consegue fazer um filme e está frustrado. Sua estrela preferida pretende trabalhar com outros diretores, sua mulher não o ama mais, sua filha está mais independente da família e sua mãe está perdendo a memória. Além disso, um assassino está matando os diretores da cidade, mas até então ignorou Hassan. Ele fica indignado, mas acaba se tornando alvo de suspeitas nas redes sociais e deve pensar em um plano para restaurar sua honra.
Classificação indicativa a definir por http://www.culturadigital.br/classind
Título original
Khook
Distribuidor-
Ver detalhes técnicos
Ano de produção2018
Tipo de filmelonga-metragem
Curiosidades 2 curiosidades
Orçamento-
IdiomasPersa
Formato de produção
-
CorColorido
Formato de áudio-
Formato de projeção-
Número Visa-
Críticas AdoroCinema
2,5
Regular
Pig
Morte aos artistas
por Bruno Carmelo
A representação de cineastas e atores iranianos nos festivais de cinema internacionais tem sido marcada por ausências: muitos deles são proibidos pelo governo de filmar, devido ao posicionamento crítico. Em outros casos, a obra pronta é proibida de circular. Alguns filmes precisaram ser feitos no exílio, outros atravessaram as fronteiras do país escondidos em pen drives. Agora, o diretor Mani Haghighi decidiu abordar o tema através de uma metáfora cômica: em Khook (“Porco”), os principais cineastas do país estão sendo assassinados. Suas cabeças são cortadas, e a testa é retalhada com a palavra “porco”.
Não é difícil perceber a analogia entre a perseguição à arte e a morte do artista. O personagem principal, Hasan (Hasan Ma’juni) começa a ser ignorado pelos principais colaboradores de seus filmes anteriores, por não poderem mais esperar uma eventual reversão de sua pena. A atriz fetich...
A exibição de Khook no Festival de Berlim 2018 foi a estreia mundial do filme fora do Irã. Em seguida, o longa seguiu para seu lançamento internacional.
Diretor experiente
Esse é o terceiro longa do diretor Mani Haghighi. Suas outras produções foram A Dragon Arrives! e Paziraie Sadeh.
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade