Sobibor
    Você assistiu Sobibor ?

@cinemacrica
    @cinemacrica

Enviada em 2 de maio de 2019
    (Insta - @cinemacrica) A irônica mensagem de boas-vindas ecoa nos auto-falantes da estação de trem de Sobibor. A estranheza, obviamente, se deve ao fato de que o teor positivo propagandeado pela mensagem gravada pouco tem a ver com o que se vive num campo de concentração. Aos poucos, a variedade de barbáries praticadas são apresentadas nas suas mais variadas formas. Nesse meio, surge um núcleo de resistência que arquiteta um meio de fugir.
    Com poucos planos, é possível ter uma excelente percepção do alto nível fotográfico e de design de produção. Além da reconfiguração precisa do campo, os detalhes dos ambientes, figurino e maquiagem se destacam. A fotografia faz enquadramentos belíssimos. Destaco uma das primeiras cenas onde um grande grupo de mulheres é cruelmente exterminado numa câmara de gás. Há um trabalho inspirado de simetria, iluminação, enquadramento e preenchimento de quadro. Uma pintura.
    Contudo, o esforço estético é o que muitas vezes atenua problemas mais graves. O ponto inicial é o próprio tema que pôde ser descrito em poucas palavras na sinopse. A 2a Guerra é uma fonte infindável de conteúdo cinematográfico. Dentre essa variedade, são muitos os exemplos de retratos de abusos e inconformismo em campos de concentração. Mesmo baseando-se num caso real, "Sobibor" não consegue se desgarrar dessa mesmice.
    Se o ponto de partida temático não ajuda, não espere muito do roteiro. Há uma morosidade inicial em ganhar tração. Perde-se muito tempo com episódios paralelos de menor importância que pouco agregam para o propósito central. O resultado é a falta de coesão e a aleatoriedade narrativa que passa a fazer sentido com bons uns bons minutos transcorridos.
    É um filme esteticamente primoroso capaz de sensibilizar as atrocidades vivenciadas nesse campo de concentração polonês. Mas, infelizmente, é falho em propor alternativas criativas ao que já fomos condicionados a imaginar sobre o tema.
    Gabriela F
    Gabriela F

Enviada em 24 de outubro de 2018
    spoiler:
    Achei bem fraco, faltaram detalhes importantes de crueldade, nem se compara com o original de 1987.
    Claudio T
    Claudio T

Enviada em 28 de abril de 2019
    Campo de extermínio nazista retrata o grau de maldade e desvalia do outro pelos olhos dos guardas alemães. Entre tanto ódio, exploração e maus tratos surge uma história de amor e coragem de um grupo de prisioneiros dispostos a salvar tantos quanto possível. Bravura contra os carrascos guardas alemães nazistas. Não me recordo de outro filme sobre o tema com tomadas tão coloridas, será de esperança?
    Tomara seja!!!
    Gabriel S
    Gabriel S

Enviada em 7 de maio de 2019
    Um dos melhores e piores filmes que já vi. Melhor porque nem sempre nos deparamos com uma produção desse nível, espetacular do início ao fim, retratando da forma mais intensa imaginável o que se passou em um campo de extermínio nazista. Pior porque nunca imaginei que um filme pudesse transmitir tanta angústia, desespero e terror, fazendo com que me sentisse dentro do próprio meio em que a trama se passava e esperando pelo fim do longa, ao mesmo tempo que tinha noção da grandeza da obra.
    Margarida Gawlik
    Margarida Gawlik

Enviada em 18 de novembro de 2019
    Só sendo nazista pra não gostar do filme.
    Não tem falhas, retrata fielmente os horrores é maldade dos alemães nazistas. Mostra a crueldade alemã.
    joão Ferreira
    joão Ferreira

Enviada em 7 de maio de 2020
    Foi novidade para mim como o cinema "não Hollywood" fez esta produção russo-Lituana, uma história de beleza, resistência amor e cooperação, isto é realmente cinema
    Bira
    Bira

Enviada em 9 de novembro de 2018
    Filme muito bom, principalmente sabendo que se trata de fatos reais. Para os amantes de filmes de guerra é uma obra prima, excelente enredo com atores de primeira.