Laranja Mecânica
    Você assistiu Laranja Mecânica ?

Gabriel M.
    Gabriel M.

Enviada em 13 de janeiro de 2015
    Os seios da dama que aparece no começo do filmes são maravilhosamente lindos
    Diegoprs
    Diegoprs

Enviada em 7 de janeiro de 2015
    Como todo filme antigo, é difícil resenhar. É de se entender que o filme foi algo diferente na época, tanto pelo tema quanto pelas cenas de nudez (que, sendo sincero, foram muitas e, em minha opinião, um tanto quanto desnecessárias). A psicologia e a ironia por trás do enredo é fantástica. Ainda não li o livro, portanto não posso dizer quanto à adaptação, mas como um filme apenas, é bom, talvez muito bom, não mais que isso.
    E comentando a moda de acharem o melhor filme de todos os tempos: nunca viram outros filmes, pelo que parece. É apenas moda mesmo.
    Leonardo d.
    Leonardo d.

Enviada em 26 de janeiro de 2015
    Crítica delirante e sarcástica a um Estado totalitário e opressor, mas às vezes necessário para frear a selvageria e a barbárie inatas ao ser humano. A história circular, em que se retorna para onde se começou, é um balde de água fria a quem acredita na evolução constante da humanidade.
    Weverton S.
    Weverton S.

Enviada em 28 de dezembro de 2014
    simplesmente me apaixonei pelo filme desde a primeira vez que o vi e desde então sempre que tenho a oportunidade eu o re vejo...
    Alan David
    Alan David

Enviada em 21 de dezembro de 2014
    É Kubick amigo, filme forte e surreal de se assistir.
    Khemerson M.
    Khemerson M.

Enviada em 13 de dezembro de 2014
    Laranja Mecânica, filme produzido, adaptado e dirigido por Stanley Kubrick a partir da obra de Anthony Burgess, que em 1962 havia lançado o livro que contava a história do jovem Alex de Large, líder de uma gangue de adolescentes praticantes da ultraviolência – espancamento, estupro e assassinato – sendo este último o motivo de levar Alex à prisão onde, 14 meses depois e a fim de se livrar da pena, resolve se submeter a um tratamento experimental (a técnica Ludovico) que o deixaria incapaz de cometer atos violentos, podendo assim ser posto em liberdade. Só que é na volta pra casa que Alex viverá seu verdadeiro inferno, e aqueles que foram vítimas do ex-drugue terão a oportunidade de se vingar, invertendo-se, assim, os papéis.
    Inspirado por um caso real vivenciado pelo próprio Burgess (o estupro de sua ex-mulher por um bando de desconhecidos que invadiu sua casa certa noite), o livro logo chamou atenção de Stanley Kubrick que, vindo de outra obra-prima (2001- Uma Odisséia no Espaço), viu no livro um imenso potencial narrativo e imagético a ser explorado, o que para alguém na melhor fase da carreira era o ideal... (Leia mais no link em anexo)

Enviada em 30 de maio de 2018
    Um filme quase perfeito! a sarcástica do suspense em seu melhor tempo! um filme que chama a atenção do começo ao fim pela desenvolturas de seus atores! considerado pela critica especializada como um dos melhores e maiores filmes de todos os tempos!!!!!
    Gabriel P.
    Gabriel P.

Enviada em 9 de dezembro de 2014
    a revelaçao de Kubrick, um perfeito e violento olhar sobre o futuro que e visto por muitos ate os dias de hoje
    Anderson  G.
    Anderson G.

Enviada em 25 de novembro de 2014
    Falar que este filme é apenas uma historia de uma gangue de jovens é um verdadeiro crime, pois se não é de fato, com certeza é um dos melhores filmes da historia do cinema, quando eu digo melhor me refiro mais propriamente a sua contribuição e sua importância para o cinema, só não é o melhor de sua época porque nasceu na década de poderoso chefão.
    Laranja Mecânica traz consigo uma critica forte a sociedade mostrando cenas de violência e estrupo, até então pouco explorada, a linguagem utilizada, a narrativa é perfeita, a melhor da historia do cinema na minha opinião, fotografia e trilha sonora beiram a perfeição, laranja mecânica é um filme muito a frente de sua época e que trouxe a mim a paixão pelo cinema, então por isso é o meu filme favorito, pela construção, enredo, fotografia, trilha, linguagem e principalmente o choque que ele causa, falando a todos, o cinema não serve só como meio de entretenimento e sim como meio de expressão, ponto de visão e critica.
    Mari R.
    Mari R.

Enviada em 17 de setembro de 2014
    Um filme excelente, excêntrico por natureza, assustador e adorável. Revolucionário em diversos sentidos, permito-me falar, e genial em enredo, filosofia e cinematograficamente. Podemos ver como a liberdade jamais existe dentro do filme, e da realidade à qual Stanley quis denunciar. spoiler: Apesar de "destruir" o mal que existe em Alex na maior parte do filme, o mesmo tirou dele tudo o que lhe dizia sobre sua essência. Sua música favorita que lhe causava arrepios e divagações longas tornou-se dona de uma das piores sensações que o protagonista já sentira.
    Stanley obviamente denuncia a violência, mas assim como o livro, a violência em três partes: spoiler: a que o rapaz pratica seu "horrorshow", estuprando, ferindo e matando, sendo livre em sua essência, porém trazendo com ela malefícios aos outros em sua volta.

Em seguida, há a segunda parte: spoiler: a violência na prisão. Tudo o que dava um real prazer a Alex é destituído do mesmo, para fazê-lo "mudar para melhor". Na experiência em teste, podemos ver o Sistema com a intenção de mudar o comportamento "animalesco e errado" do humano, como matar e estuprar. Entretanto, tiram de Alex (nome que em si já possuí seu significado, "sem-lei") seu maior bem: ser quem ele é. Tudo que lhe dá prazer transforma-se em horror. E então o filme dá uma bela reviravolta, dando a Alex violência que o mesmo deve aceitar submisso. Isto mesmo dentro da lei e da moral é injusto, sendo que ele agora não pode sequer se defender. Vemos como o protagonista sofreu mais do que a perda de sua liberdade de expressão essencialista por normas e morais do Sistema, mas também o próprio direito de reagir.

Ainda há o contexto político, spoiler: em que a experiência foi feita para ganhar votos numa solução de esvaziar as cadeias e achar a "solução para os humanos", e os opositores do partido que promoveram a experiência, tentam de alguma forma provocar uma reação brusca (e conseguem, a tentativa de suicídio) em Alex, que é somente um peão no meio das duas grandes mãos.

O fim, mais impactante em minha opinião, que infelizmente o filme não ilustra, sendo que o livro demonstra bem é a terceira parte da violência: spoiler: o 21° capítulo, último, em que Alex sofre a violência de ser comum. De viver para consumir, trabalhar para ter renda, ter uma família pra procriar, e viver como um pássaro enjaulado, percebendo ou não. A violência que o Sistema empurra, agride devagar, escraviza a mente sutilmente e prende então comportamentos e essências.
    Stanley mostra com certa delicadeza suas críticas, dentro de todo o filme.

Dentre de todas essas observações, vejo o filme como uma obra magnífica. Liberdade e violência, denúncia e arte. Tudo num só roteiro.