Sem Data, Sem Assinatura
    Bom
    Sem Data, Sem Assinatura

O peso da culpa

por Lucas Salgado

O iraniano Vahid Jalilvand surgiu para o mundo com Wednesday, May 9, filme que dirigiu, escreveu, estrelou e montou e que foi destaque do Festival de Veneza 2015, onde competiu na mostra Horizontes. Curiosamente, o cineasta retornou à mesma mostra dois anos depois, com Sem Data, Sem Assinatura, e acabou levando o prêmio principal da seleção.

O novo longa, que chega agora aos cinemas brasileiros, é um trabalho mais enxuto e bem desenvolvido do diretor. A trama gira em torno do Dr. Nariman, um médico que se envolve em um acidente de carro com um motociclista, que transportava toda sua família em uma moto. Na ocasião, o filho de oito anos do sujeito se machuca e o médico oferece ajuda. O pai, no entanto, se recusa a ir para o hospital. Na manhã seguinte, Nariman descobre que o menino apareceu morto no hospital. A autópsia aponta para algo fora do acidente, mas a situação não sai da cabeça do doutor.

Jalilvand conduz a narrativa com talento, mostrando domínio da trama e do ritmo da produção. Como de costume no cinema iraniano, o diretor consegue passar muito sentimento, mas sem grandes momentos de catarse. Tudo parece muito frio, e até por isso acaba marcando mais o espectador.

O público é obrigado a confrontar uma série de sentimentos ao assistir ao longa. Há uma inquietude na própria conduta do protagonista, que parece querer saber a verdade e ao mesmo tempo não toma atitudes neste sentido. Ao mesmo tempo, o espectador lamenta o ocorrido na vida daquela família, mas também do médico.

Sem Data, Sem Assinatura é um drama realista, cru e intrigante. Por vezes, doloroso. Amir Aghaee e Navid Mohammadzadeh possuem excelentes momentos em cena como o doutor e o pai, respectivamente.

Cabe destacar ainda o elenco feminino na produção. Zakieh Behbahani brilha no papel da mãe do garoto, entregando sequências duras, de partir o coração. Em momentos mais frios, mas não menos importantes, Hediyeh Tehrani vai bem no papel da médica que trabalha ao lado de Nariman e que tenta desvendar suas motivações.

Inquieto em seus 104 minutos de duração, o filme não apresenta respostas fáceis. Inclusive, oferece um final pra lá de enigmático.

• Ismael Patriota
      é um filme sobre culpa. Tudo gira em torno do médico e sua inquietude pelo que causou, ou supostamente fez. No final, confrontado pela colega, fica em nós a mensagem dolorosa do filme....