Café com Canela
    • Cinemação
    • Papo de Cinema

Almanaque Virtual

por Filippo Pitanga

Onde já se viu o cinema brasileiro flertar com três linhas temporais e montagem fora da ordem cronológica, com toques de surrealismo e de fantástico, e ainda assim permanecer autoral & potencialmente comercial?!?!

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Folha de São Paulo

por Lúcia Monteiro

O filme tem como trunfo as excelentes performances do elenco. Aline Brunne e Valdinéia Soriano brilham tanto no desempenho de gestos cotidianos e ritualísticos, quanto nos bem construídos diálogos, por vezes de sonoridade literária.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin Oricchio

O filme funciona com base em pequenos relacionamentos e encontros. Tem seus toques de humor e alegria e tristeza – como acontece na vida cotidiana. Mas exibe aquela proximidade entre as gentes que se associa a um Brasil mais humano, menos mecanizado e cruel como o atual, nas grandes cidades.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Preview

por Edu Fernandes

Mesmo com seus méritos técnicos iniciais, o jogo da conquista do filme só é mantido pelo encanto causado por suas atrizes principais. Aline Brunne em especial tem mais carisma do que caberia em uma tela Imax.

A crítica completa está disponível no site Preview

Cineweb

por Neusa Barbosa

Embora se notem alguns desajustes no ritmo da produção, é de se elogiar o esforço de realização de um cinema regional dedicado a resgatar os rostos do interior do Brasil, particularmente a negritude neste caso.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Carmattos

por Carlos Alberto Mattos

A surpreendente unidade desse primeiro filme de Ary Rosa e Glenda Nicácio [...] vem da maneira como os diversos tempos e personagens convergem para uma comovente celebração da amizade e da solidariedade.

A crítica completa está disponível no site Carmattos

O Globo

por Ruy Gardnier

À medida que vai deixando de ser imprevisível, o filme esbarra no excesso de conotação e em certa incipiência da direção de atores, que por sua vez encontram muita dificuldade em achar um timing natural para as trocas de diálogos. Um certo charme, no entanto, resiste.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Cinemação

por Lucas Albuquerque

Os momentos oníricos/religiosos que exalam a cultura local funcionam como boa localização, porém alguns sobram. Se temos momentos inspiradíssimos, como o das três portas dialogando, temos cenas que beiram a infantilidade (no pior sentido).

A crítica completa está disponível no site Cinemação

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

Há qualidades em "Café com Canela", mas elas são aproveitadas apenas ocasionalmente, como respiros ao desordenamento predominante. O esqueleto do roteiro é quase caótico, do que decorre a sensação crescente de desorientação.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema