O Motorista de Táxi
    • Screen International
    • Variety

Ccine10

por Kadu Silva

Tudo acontece numa mistura de gêneros, ora comedia, ora drama, passa pela ação, suspense, mas tudo de forma orgânica. O problema é no exagero melodramático que o desfecho caminha, mas diante de uma obra que tem como alvo o grande público, a escolha acaba sendo tolerável.

A crítica completa está disponível no site Ccine10

Preview

por Suzana Uchôa Itiberê

o diretor dá a largada em tom de comédia, focado no estranhamento entre os protagonistas e nos tipos inusitados com que cruzam pelo caminho. Esse primeiro ato é só para tomar fôlego para a etapa final [...] onde tensão, perseguição e violência tomam forma sem aviso, um horror.

A crítica completa está disponível no site Preview

Rubens Ewald

por Rubens Ewald

É uma história épica, com ação, violência mas também senso de humor, mais uma de que nós aqui nesse dito Ocidente nem conseguimos chegar a ficar sabendo! Embora seja um pouco longo, o filme passou na Mostra e bem que deveria ter levado algum prêmio (que acabam em mãos de outros chatos e irritantes)...

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

The Hollywood Reporter

por Sheri Linden

De formas surpreendentes e satisfatórias, "O Motorista de Táxi" toca de formas simbólicas nas relações  entre estrangeiros e locais, particularmente em tempos de crise.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Cineplayers

por Marcelo Leme

Seu personagem é multidimensional, e assim contribui para o desenvolvimento dramático dessa história de brutalidade que ainda encontra tempo para ser engraçada e por muitas vezes emocionante, abusando de planos em câmera lenta e uma trilha sonora enternecida.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Cineweb

por Neusa Barbosa

Reconstituindo com contundência a violenta repressão ao movimento de Gwangju, o filme dá seu recado libertário ao mesmo tempo que se permite infiltrar um certo humor, eventualmente rocambolesco...

A crítica completa está disponível no site Cineweb

O Globo

por Susana Schild

A trama que começa como uma inocente comédia de erros ganha em densidade e tensão [...] Com um tom e uma estética mais voltados para o realismo, com resultado bem diferente do adotado por diretores coreanos aclamados no cenário internacional [...] Hun Jang usufrui de sólida reputação nacional.

A crítica completa está disponível no site O Globo

New York Times

por Andy Webster

Tanto a identidade real do taxista quanto seu paradeiro são incertos [...] o filme o chama de Kim Man-soeb e acerta em lhe dar uma história de origem agridoce e um destino final.

A crítica completa está disponível no site New York Times

Observatório do Cinema

por Giovanni Rizzo

um longa que busca certas convenções, na mesma medida que ressalta a sua importância, algo que almeja ser aquele tipo de filme que agrada a tudo e a todos. [...] O recorte histórico é interessante, oportuno e curioso para o público estrangeiro.

A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema

Papo de Cinema

por Leonardo Ribeiro

Em toda a primeira parte do longa, o viés cômico predomina [...] Os exageros passam a dominar a narrativa, produzindo sequências bastante improváveis, como o clímax de perseguição na estrada.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Screen International

por Jason Bechervaise

"O Motorista de Táxi" pode pesar a mão nas sequencias finais, quando entra no território da fantasia, mas essa inconsistência não é relevante a ponto de invalidar este bom filme.

A crítica completa está disponível no site Screen International

Variety

por Maggie Lee

Embora o filme toque claramente na ideologia nacional vigente, patente na dança das cadeiras de pessoas excluídas pelo poder público, as platéias estrangeiras devem apreciar as espirituosas presenças do elenco.

A crítica completa está disponível no site Variety