Human Flow: Não Existe Lar Se Não Há Para Onde Ir
    • The Playlist
    • Variety

O Globo

por Simone Zuccolotto

É espantoso como salta da tela uma das características mais definidoras do ser humano, o instinto de sobrevivência e a capacidade de adaptação às situações e aos locais mais inóspitos. Existem acampamentos que criaram gerações.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Críticos.Com.Br

por Hamilton Rosa Jr.

Pela graça do procedimento, "Human Flow" atinge o espectador no coração. É um filme triste, doloroso de ver, mas preciso na forma como reitera seu apelo à ação.

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

New York Times

por Manohla Dargis

O que o Sr. Ai procura é ir muito além das notícias noturnas; Ele quer dar-lhe um senso da escala da crise, é uma imensidão aterradora e que engole o mundo. E então ele pula de um desgosto para o próximo.

A crítica completa está disponível no site New York Times

The Guardian

por Jordan Hoffman

Filmagens lindas na Grécia, Calais e em outros lugares, muitas vezes gravadas por drones, criam um poema de tom visual que se prova tanto épico quanto altamente humano.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

The Hollywood Reporter

por Deborah Young

Filmado em 23 países, o filme tem uma amplitude incrível e um impulso moral implacável que o tornará um ponto de referência para esse assunto, seja qual for a resposta do público.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Boston Globe

por Mark Feeney

Lindamente filmado e profundamente desanimador, ["Human Flow: Não Existe Lar Se Não Há para Onde Ir"] examina a crise mundial dos refugiados.

A crítica completa está disponível no site Boston Globe

Cineweb

por Neusa Barbosa

Alinha situações recentes, como o deslocamento de sírios e africanos que desembarcam diariamente na Europa, como a situação crônica de exílio de outros sírios na Jordânia e de palestinos no Líbano.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Observatório do Cinema

por Vítor Guimarães

O caráter humanista da obra e a proximidade com que Weiwei dialoga com seus entrevistados – sempre mostrando uma preocupação e tentando demonstrar o respeito que tem por aquelas pessoas – acaba nos mostrando um lado ainda mais umbrífero dessas migrações.

A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema

Screen International

por Lee Marshall

Este compilado dilacerado e sinuoso de pessoas despojadas em trânsito é um filme profundamente humano, um chamado sincero à empatia, mas também um documentário de natureza politizada.

A crítica completa está disponível no site Screen International

Washington Post

por Michael O'Sullivan

"Human Flow: Não Existe Lar Se Não Há Para Onde Ir" nos pergunta, implicitamente, o porquê de parecermos nos importar tanto com certos seres vivos, mas não com outros.

A crítica completa está disponível no site Washington Post

Papo de Cinema

por Robledo Milani

Ressente-se, durante a narrativa, de uma visão mais global da situação a qual Ai Weiwei decide se debruçar. "Human Flow" parece estar interessado apenas no mais óbvio.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Preview

por Suzana Uchôa Itiberê

O filme carece de um roteiro mais desenhado, um fio condutor ou até mesmo um personagem que emocione especialmente. Ainda assim, as imagens falam por si (sua porção artista plástico se destaca) e o desespero e a esperança que se alternam no rosto daquela multidão pegam fundo o espectador.

A crítica completa está disponível no site Preview

The Playlist

por Jessica Kiang

É disso que precisamos mesmo? Mais evidência da escala gigantesca do problema, e mais razões para ver refugiados não como indivíduos, e sim como uma população infeliz e indiferenciada?

A crítica completa está disponível no site The Playlist

Variety

por Jay Weissberg

Perdido entre comunicados e cenas de viagem [o filme passa a] sensação dos indivíduos cuja distinção é eliminada sob a palavra esmagadora "refugiado".

A crítica completa está disponível no site Variety