Pastor Cláudio
    • Papo de Cinema
    • Folha de São Paulo

Carmattos

por Carlos Alberto Mattos

O longa "Pastor Cláudio" só faz aumentar o nosso horror diante do relato calmo e frio desse agente da ditadura, responsável pela execução direta de pelo menos nove presos políticos e pela incineração dos cadáveres de outros tantos.

A crítica completa está disponível no site Carmattos

O Globo

por Daniel Schenker

[Guerra] descreve suas ações sem sinal de autocrítica, mas se valendo de um argumento tão frágil quanto conhecido: o de que, com o passar do tempo, teria se tornado uma pessoa inteiramente diferente ao abraçar a religião.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Cineweb

por Neusa Barbosa

É o tipo do filme capaz de revelar – ou lembrar – o sinistro arsenal de violência a serviço do poder absoluto de que se valem regimes de exceção. Passos revela-se um arguto entrevistador mas a serenidade no tom dos participantes da conversa não ameniza a gravidade dos fatos que expõe.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

O filme provoca um movimento de enfrentamento do passado para tentar compreender melhor o presente. Mesmo um tanto monocórdico, é rico como documento, sobretudo numa era em que certos setores da sociedade, inclusive o atual presidente da república, louvam desumanos crimes de outrora.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Folha de São Paulo

por Fábio Zanini

O grande valor do filme é mostrar a engrenagem da repressão por dentro e como a ditadura se baseou em algumas dezenas de figuras assemelhadas a Cláudio para prender, torturar e matar. Faz falta, contudo, um certo apuro e muito didatismo ao tratar depoimento tão impressionante.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo