O Ritual
    3,1
    Você assistiu O Ritual ?

Enviada em 23 de abril de 2018
    Um filme inglês, produção de Andy Sarkis! Aqui temos um elenco praticamente todo de novatos, mas não decepcionam, tendo atuações regulares. Roteiro é bom e tem um ato final muito bom, com desfecho de qualidade. Vale a pena assistir.
    Sidney  M.
    Sidney M.

Enviada em 4 de novembro de 2018
    Estava indo muito bem, criando uma atmosfera bem densa e assustadora. Porém da metade para o fim, começa a viagem sobrenatural, perdendo toda aquele suspense bem construído. No geral eu gostei, mas peca pela conclusão.
    Birovisky
    Birovisky

Enviada em 9 de agosto de 2019
    h t t p s : / / rezenhando . wordpress . com /2019/08/09/rezenha-critica-o-ritual-2017/

É o tipo de filme que tinha tudo pra ser 5/5 mas pecou no terceiro ato, infelizmente. Confiram a “rezenha” crítica de O Ritual.

A prova artística que filme de terror não precisa apelar para aqueles sustos repentinos (famosos “jump scares”), durante toda a obra o ritual utilizou-se apenas do fator ser humano, e o medo daquilo que desconhece, você fica pregado no sofá se cagando de medo até o maior erro da obra, dar forma a criatura no final.

Todo o mistério que envolve a mitologia nórdica, misturado ao deleite daquelas paisagens escandinavas torna o filme deveras atrativo fora o conceito de adoração a um Deus, que também foi uma jogada ousada, porém mal executada.

Iria assistir de novo? Sim!

Minha nota é 4/5.
    Luiz Antônio N.
    Luiz Antônio N.

Enviada em 18 de fevereiro de 2018
    Um grupo de amigos da faculdade se reúnem para uma viagem à floresta e quando chegam lá, encontram uma presença ameaçadora que passa a persegui-los.

Mais um terror bem ruinzinho, acho que tentaram fazer uma mistura de Bruxa de Blair, com o Wolf Creek e com a vila e resultou numa tremenda porcaria que não fez sentido nenhum🌟
    Jéssica L.
    Jéssica L.

Enviada em 4 de novembro de 2018
    Filme fraco, com um conteúdo passado e repassado milhares de vezes nas telas. Não há nenhuma marca registrada que me faça recordar desse filme, a melhor palavra é clichê, porem a fotografia do filme é muito boa junto com a arte dos efeitos especiais. Se vocês esperam susto, não assista pois, um dos pontos positivos desse filme é que não se usa de sonoplastia exagerada, ou cenas exageradas para gerar susto, é um filme com uma boa historia na minha opinião mas, bem mal explorada. Creio que quando se vai reproduzir um filme com um formato que já se foi muito utilizado, tem que ter um "Q" a mais. Sem graça na minha opinião.
    Icaro Ribeiro
    Icaro Ribeiro

Enviada em 1 de junho de 2021
    Não me canso de ver de ano em ano assisto muito bom poderia ser maior o filme pra poder explicar melhor sobre os personagens finais deveria ter uma sequência
    alexandrors@hotmail.com.br
    alexandrors@hotmail.com.br

Enviada em 1 de setembro de 2021
    a introdução e desenvolvimento do filme estava indo muito bem, criando uma atmosfera assustadora. Porém os últimos 30 minutos ficou meio a desejar poderia ser bem melhor o final, mas foi bem fraco.
    SR SINCERO
    SR SINCERO

Enviada em 21 de março de 2024
    Bem decepcionante. com começo promissor , o filme vai perdendo a essência de terror e vira um filme de mitologia Nordica , não recomendo
    Virgil V
    Virgil V

Enviada em 19 de dezembro de 2018
    ótimo filme, que foge dos padrões desses filmes de terror meia boca. recomendo assistir a noite para desfrutar um bom filme de terror
    Vladimir
    Vladimir

Enviada em 7 de janeiro de 2023
    Filme muito bom. É mais um estilo de filme "terror psicológico" utilizando muito bem os elementos da nova geração do terror. Sem sustos. Apenas a construção muito boa de um suspense e medo implantado no nosso subconsciente, não permitindo que a gente saiba o que de fato está acontecendo na trama. Bruxas, fantasmas, demônio? O Filme é muito perspicaz em esconder o que de fato está acontecendo até o ato final.

A história e construção do filme são muito boas.

Decorre-se a história de um personagem que logo no início do filme juntamente com os seus 4 amigos de longa data decidem fazer uma trilha famosa na Suécia. Entretanto, logo após a decisão o personagem principal e um desses amigos entram numa loja que estava sendo assaltada e o protagonista se esconde deixando o seu amigo sozinho para enfrentar a situação, tendo com conclusão do ato um latrocínio. Assim que sai da loja e conta para todos o que ouve torna-se perceptível que ele NÃO APRESENTA UMA GOTA DE SANGUE -parte importante do filme- ao sair da loja. A construção do personagem é bem interessante pois ele mesmo se considera um covarde e se culpa internamente pela morte do amigo, assim como os outros também o culpam sem expressar declaradamente.

Quando eles vão de fato fazer a trilha agora com o intuito de homenagear o amigo morto é que começa a sequência dos fatos. Eles resolvem pegar um atalho que corta a trilha para retornarem mais rápido após a homenagem pois um deles se machuca. E nesse atalho encontram várias runas e um totem de bruxaria numa cabana. Após isso coisas aparentemente sobrenaturais começam a acontecer com o grupo enlouquecendo eles e criando uma trama muito boa.

Infelizmente o filme não é perfeito e em sua única falha - na minha opinião- é personificar fisicamente o mal que de fato assola os personagens do filme. De fato antes de ver fisicamente o mal que perseguia eles na floresta o filme dava muito mais medo. Entretanto isso não estraga o filme.

FINAL: o final é muito bom e é a "redenção" do personagem principal pois desenvolve muita coragem no decorrer do filme e deixa de ser um covarde. Na cena final o filme foca no rosto do personagem todo sujo de sangue. Deixando claro que ele de fato sujou as mãos e se pudesse voltar no tempo teria lutado contra os bandidos junto do amigo. spoiler: