Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    O Caso do Homem Errado
     O Caso do Homem Errado
    22 de março de 2018 / 1h 10min / Documentário
    Direção: Camila de Moraes
    Elenco: Ronaldo Bernardi, Juçara Pinto
    Nacionalidade Brasil
    Ver o trailer
    Usuários
    3,2 4 notas e 2 críticas
    Adorocinema
    1,5
    notar :
    0.5
    1
    1.5
    2
    2.5
    3
    3.5
    4
    4.5
    5
    Vou ver

    Sinopse e detalhes

    Júlio César de Melo Pinto, o operário negro que foi executado em Porto Alegre pela Polícia Militar, nos anos 1980. A história do jovem é contada através de depoimentos como o de Ronaldo Bernardi, o fotógrafo que fez as imagens que tornaram o caso conhecido, o da viúva do operário, Juçara Pinto, e de nomes respeitados da luta pelos direitos humanos e do movimento negro no Brasil.
    Distribuidor -
    Ver detalhes técnicos
    Ano de produção 2017
    Tipo de filme longa-metragem
    Curiosidades 4 curiosidades
    Orçamento -
    Idiomas Português
    Formato de produção -
    Cor Colorido
    Formato de áudio -
    Formato de projeção -
    Número Visa -

    Críticas AdoroCinema

    1,5
    Ruim
    O Caso do Homem Errado

    Rostos que falam

    por Bruno Carmelo
    “Essa história é a mais pura verdade, embora retrate as maiores mentiras”, afirma um letreiro no início de O Caso do Homem Errado. Muitos documentários acreditam que a sua visão do mundo constitui a “pura verdade”, mas é raro encontrar um projeto disposto a afirmá-la de modo tão claro, como se a própria imagem não fosse capaz de transmitir esta impressão. Ou então, como se o espectador não fosse capaz de deduzir tais informações sozinho. Mas afinal, talvez seja este o ponto de vista que move este projeto: a descrença na vocação artística e reflexiva do cinema, assim como a descrença no espectador como interlocutor capaz de processar conceitos. As intenções do documentário são de extrema relevância neste país em que a juventude negra constitui o principal alvo da violência policial e de violações de direitos humanos. A diretora Camila de Moraes ostenta uma tese clara: o caso de Júlio C...
    Ler a crítica

    Trailers

    O Caso do Homem Errado Trailer 2:41
    O Caso do Homem Errado Trailer
    275 visualizações
    O Caso do Homem Errado Teaser 1:26
    32 visualizações
    Pela web

    Elenco

    Ronaldo Bernardi
    Personagem : Ele mesmo
    Juçara Pinto
    Personagem : Ela mesma
    Ficha completa

    Comentários do leitor

    Camila d.
    Camila d.

    Segui-los Ler a crítica deles

    5,0
    Enviada em 12 de junho de 2017
    EQUIPE TÉCNICA: Direção: Camila de Moraes Assistência de direção: Mariani Ferreira Roteiro: Camila de Moraes, Mariani Ferreira e Maurício Borges de Medeiros Produção Executiva: Camila de Moraes e Mariani Ferreira Direção de Produção: Camila de Moraes e Mariani Ferreira Assistente de Produção: Karla Meura e Patrícia de Jesus Pesquisa: Camila de Moraes Assistente de Pesquisa: Mariani Ferreira Direção de Fotografia: Maurício ...
    Leia Mais
    Ramiro F
    Ramiro F

    Segui-los Ler a crítica deles

    5,0
    Enviada em 10 de setembro de 2019
    Um documentário pesado, tocante e que mostra a faceta real das abordagens, das prisões e das mortes de negros pelas forças de segurança pública no Brasil. Feito com parcos recursos e ainda assim com muito boa qualidade de vídeo e áudio.
    2 Comentários do leitor

    Fotos

    Curiosidades das filmagens

    Herói

    A morte de Pinto foi desvendada a partir de fotografias feitas pelo repórter fotográfico Ronaldo Bernardi, do Zero Hora. Ele flagrou o momento em que o operário, confundido com um assaltante, foi algemado e colocado em uma viatura da Brigada Militar, na Avenida Bento Gonçalves. Pouco mais de uma hora depois, o mesmo jornalista registraria a chegada do corpo de Pinto no Hospital de Pronto Socorro.

    Do curta para o longa

    De acordo com a produtora, a intenção inicial era fazer um curta-metragem. Porém, diante da complexidade do caso e da quantidade de material coletado, sobretudo a partir de entrevistas, decidiram transformá-lo em longa.

    Julgamento

    O caso de Pinto foi julgado duas vezes pelo Tribunal de Justiça Militar do Estado. Na primeira, dois tenentes foram condenados a 14 anos de prisão e dois cabos e quatro soldados, a 12 anos. Na segunda, um dos tenentes foi absolvido. Os condenados foram expulsos da corporação e cumpriram apenas parte de suas penas.
    4 curiosidades

    Últimas notícias

    Oscar 2019: Qual filme deve representar o Brasil na disputa?
    NOTÍCIAS - Festivais e premiações
    domingo, 9 de setembro de 2018
    Ferrugem, Benzinho, O Grande Circo Místico, As Boas Maneiras?
    Oscar 2019: Conheça os candidatos brasileiros à vaga de melhor filme estrangeiro
    NOTÍCIAS - Festivais e premiações
    quarta-feira, 22 de agosto de 2018
    Foi dada a largada!
    5 Notícias e Matérias Especiais

    Se você gosta desse filme, talvez você também goste de...

    Mais filmes similares

    Comentários

    • Jc V.
      Na boa redação do AC, vão se f*der com essa crítica do filme! Uma coisa é não gostar de um projeto, outra é não entender NADA da proposta da direção. Batem na tecla que o filme não aborda outros pontos de vista e não entendem que a crítica do filme é justamente pelo fato de os outros pontos de vista já terem sido contados e alçados ao posto de verdade, e uma vida se perdeu justamente por causa disso. Do que adianta ser um jornalista crítico de cinema se as horas de aula te tornam cego pra coisa mais óbvia na frente dos seus olhos!
    Mostrar comentários
    Back to Top