O Ano de 1985
    • The Hollywood Reporter
    • Screen International

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

Todos, sem exceção, estão lutando contra algo em busca de harmonia. Porém, a batalha do protagonista é mais urgente e definitiva. Identidade, afeto, compreensão e pesar fazem desse filme uma fascinante e, na mesma medida, amarga jornada.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Cineweb

por Neusa Barbosa

O filme se desenvolve como um sutil estudo de relações familiares e sentimentais, explorando vertentes de uma masculinidade sufocada por diversos medos.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

The Playlist

por Jordan Ruimy

A atuação de Smith torna as emoções honestas nesse filme essencialmente muito modesto, com duração curta e poucas reviravoltas. O roteiro de Tan está mais preocupado com os mínimos gestos, as menores palavras.

A crítica completa está disponível no site The Playlist

Variety

por Dennis Harvey

É um retrato bem observado de tensões pela pressão de uma "praga gay", então com escassa esperança de salvação médica. [...] O clima de emoção reprimida é tão poderoso que quase parece um exagero quando Tan finalmente permite alguns episódios chorosos e ainda assim, nada soa falso.

A crítica completa está disponível no site Variety

Carmattos

por Carlos Alberto Mattos

Com as dramáticas relações entre esses poucos personagens mantidas sob admirável controle, o diretor malaio Yen Tan nos faz aceitar bem um roteiro que parece defasado em pelo menos 20 anos.

A crítica completa está disponível no site Carmattos

Folha de São Paulo

por Cássio Starling Carlos

“O Ano de 1985” não confunde passado e nostalgia, prefere fazer a crônica de um momento sombrio em que o medo da morte foi associado ao desejo, um método diabólico para tentar eliminar o prazer.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

New York Times

por Glenn Kenny

O desempenho de Cory Michael Smith como Adrian é uma maravilha tranquila em um filme que agiu soberbamente por toda parte. A consideração íntima do filme sobre questões ainda enormes é inteligente, surpreendente e emocionalmente ressonante.

A crítica completa está disponível no site New York Times

The Hollywood Reporter

por David Rooney

O filme é ancorado por uma performance central profundamente sentida de Cory Michael Smith. [...] O roteiro não evita inteiramente o clichê. Mas a integridade das performances, a credibilidade das relações e a autenticidade do ambiente impedem que se transmita em indecência.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Screen International

por David D'Arcy

Mesmo com o desconforto de Smith como Adrian, a atuação em "O Ano de 1985" é como o roteiro: duro. O filme recebe as notas certas, e seu pressentimento nos leva de volta a uma idade das trevas. No entanto, ainda com todo o preconceito e dor, ainda se parece muito com um sermão.

A crítica completa está disponível no site Screen International