Troca de Rainhas
    Muito bom
    Troca de Rainhas

Um livro de história com movimento e cores

por Barbara Demerov

Dramas históricos já possuem certas "regras" para ganhar a aprovação dos cinéfilos e dos amantes de História. Ambientação e figurino impecáveis são peças fundamentais para o todo funcionar, assim como um elenco bem escolhido. Adaptar fatos ocorridos há séculos (e que já são interessantes nos livros históricos) não é uma tarefa fácil quando a meta é fazê-los funcionar em uma experiência visual completa, mas Troca de Rainhas executa bem sua missão.

Dirigido por Marc Dugain, o longa aproveita a (absurda) situação de troca de crianças em favor do casamento entre a monarquia francesa e espanhola para trabalhar bem a pressão dada às mesmas. Se por um lado a intenção de selar a paz por meio de herdeiros era comum na época, hoje em dia é possível ter uma visão completamente diferente. Optando por dar destaque ao noivado de Louis XV, de 11 anos, com Anna Maria Victoria, de 4 anos (sim, você leu certo), Troca de Rainhas impacta e incomoda. É um retrato fiel de um longo período em que a política movia a tudo e a todos pela Europa.

O desgaste emocional e físico nas crianças é trabalhado com um cuidado acentuado. A diferença entre cada um dos quatro personagens da Espanha e França é o que move o filme e dá uma visão geral de como era possível se sentir naquela situação de noivado obrigatório. Se por um lado temos uma jovem que não quer casar de modo algum, do outro temos uma criança que tem a esperança de ser rainha algum dia, e tal brilho no olhar pode assombrar ou sensibilizar. O fato da primeira personagem ser mais velha que a segunda promove a instantaneamente a reflexão, e o diretor tem consciência da linha tênue pela qual transita: o resultado poderia ser apenas irônico, mas ele acaba deixando a situação extremamente crível - para aquela época, é claro.

Troca de Rainhas não só sustenta toda a expectativa dada a qualquer filme do gênero histórico como também entrega um deslumbrante resultado narrativo e estético. As trocas que as crianças presenciam não são apenas físicas; são trocas do que elas eram para o que é lhes é imposto também.