Minha conta
    O Fantasma da Sicília
    Média
    3,6
    publicações
    • Almanaque Virtual
    • O Globo
    • Rubens Ewald
    • The Hollywood Reporter
    • Zero Hora
    • Cineweb
    • Papo de Cinema
    • Screen International
    • Folha de São Paulo
    • Variety
    • Veja

    Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.

    críticas da imprensa

    Almanaque Virtual

    por Raíssa Rossi

    São muitas as semelhanças entre “O Labirinto do Fauno” e “O Fantasma da Sicília”, porém a principal é a mensagem final passada por meio das metáforas em cada longa: a esperança que o amor leva a um mundo sombrio e desenganado.

    A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

    O Globo

    por Ruy Gardnier

    Estamos diante de um filme sobre máfia, baseado em caso real. Como fazer a fantasia brotar de um tema tão atroz? O filme responde com brio: o mundo da imaginação é o único espaço possível de conceber uma Sicília não dominada pela corrupção generalizada, o único a poder produzir beleza.

    A crítica completa está disponível no site O Globo

    Rubens Ewald

    por Rubens Ewald Filho

    [...] Basta dizer que o filme tem um lado surpreendente poético, retomando o mito de Persefone, e um lago que lembra onde viveu Hades. Tudo isso para lembrar vocês que o filme se passa numa floresta no verão, muito bem fotografada, que mistura gêneros (comédia, romance, policial, fantasia).

    A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

    The Hollywood Reporter

    por Deborah Young

    Uma história de amor mais forte do que a morte. [...] Dado o assunto morbidamente fascinante do filme, baseado em uma verdadeira história criminal, é uma ótima chance de atrair audiências fora dos festivais, enquanto suas concessões ao sentimentalismo e fantasia adolescentes são atraídas por pessoas mais jovens.

    A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

    Zero Hora

    por Carlos André Moreira

    Embora a sinopse crua dê a entender um suspense como muitos outros, o tom adotado por Piazza e Grassadoria é totalmente outro. [...] O uso sábio dos silêncios que na verdade estão repletos dos sons naturais do ambiente também ajuda a compor essa fábula sombria em que o verdadeiro horror não vem do sobrenatural.

    A crítica completa está disponível no site Zero Hora

    Cineweb

    por Neusa Barbosa

    O filme delineia um retrato sensível de uma adolescência sitiada, em que os sentimentos e projetos de vida alternativa a uma realidade petrificada encontram toda a dificuldade de sobreviver. Só mesmo no sonho é possível encontrar algum respiro.

    A crítica completa está disponível no site Cineweb

    Papo de Cinema

    por Leonardo Ribeiro

    "O Fantasma da Sicília" exibe uma qualidade instigante, ligada à sua forte carga metafórica, que se sustenta até o fim. Além dos contos de fadas, Grassadonia e Piazza recorrem a símbolos mitológicos que remontam às origens sicilianas.

    A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

    Screen International

    por Allan Hunter

    "O Fantasma de Sicília" é longo demais e espera muita audiência com sua mistura desafiadora de gêneros e estilos, mas, no final, é uma história de amor com momentos que são brandas e emocionantes.

    A crítica completa está disponível no site Screen International

    Folha de São Paulo

    por Alexandre Agabiti Fernandez

    A atmosfera de conto poético sobre o primeiro amor e as transgressões adolescentes começa a conviver com a história de vingança. Simultaneamente, a narrativa amplia a acumulação de elementos simbólicos que acabam saturando-a.

    A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

    Variety

    por Jay Weissberg

    Não surpreendentemente, tiros subaquáticos também figuram em todo o filme, juntamente com a floresta de fim de outono, com suas metáforas ligadas à preocupantes de Chapeuzinho Vermelho.

    A crítica completa está disponível no site Variety

    Veja

    por Miguel Barbieri Jr.

    Conduzido de forma poética e realista por uma afiada dupla de realizadores, o longa-metragem registra o amadurecimento (muitas vezes à força) de uma menina em luta contra as injustiças e indiferenças do mundo adulto.

    A crítica completa está disponível no site Veja
    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema
    • Melhores filmes
    • Melhores filmes de acordo a imprensa
    Back to Top