Eu Não Sou uma Bruxa
    • Washington Post
    • Screen International

O Globo

por Sérgio Rizzo

Ao narrar com realismo social uma espécie de conto de fadas contemporâneo, esse drama em torno da infância proporciona a experiência enriquecedora de travar contato com uma cultura muito distante e, ao mesmo tempo, de reconhecer nela elementos de aproximação com a nossa.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Variety

por Jessica Kiang

Uma mistura desafiadora de superstição, sátira e antropologia social. Por mais singular que essa história possa ser, o que torna “Eu Não Sou uma Bruxa” único, no entanto, é a confiança abundante do diretor.

A crítica completa está disponível no site Variety

Cineweb

por Alysson Oliveira

Parte mito, parte sátira social, parte observação antropológica, o primeiro longa da zâmbio-galesa Rungano Nyoni é também uma festa para os olhos e uma profunda meditação sobre o peso da herança colonial e do patriarcado no país onde nasceu, na África.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Critikat.com

por Thomas Choury

Embora a matéria principal seja perfeitamente documental (a existência de prisões para mulheres acusadas de bruxaria na África), ela é combinada com formas fictícias e poéticas variadas, que pertencem tanto ao domínio do conto quanto ao burlesco ou à tragédia.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

New York Times

por Ben Kenigsberg

O filme é talvez excessivamente repetitivo ao enfatizar a incapacidade de Shula de escapar da exploração, mas a história é confrontada com confiança formal e verdadeira originalidade.

A crítica completa está disponível no site New York Times

The Hollywood Reporter

por Stephen Dalton

O filme mistura humor inexpressivo com surrealismo leve, imagens vívidas e escolhas musicais de campo. Liderando um elenco de atores não-profissionais, a novata Maggie Mulubwa, de 9 anos de idade, irradia uma intensidade silenciosamente assombrada como Shula.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Télérama

por Pierre Murat

Este filme é uma farsa, com alguns momentos engraçados. O principal deles é quando Shula descobre que a esposa de um membro do governo é uma bruxa como ela, que ensina ao mesmo tempo a moda e a sobrevivência.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Washington Post

por Michael O'Sullivan

Zâmbia Rungano Nyoni faz sua estreia na direção de “Eu Não Sou uma Bruxa”, um primeiro filme notável, estranho e politicamente potente. [...] A mensagem nem sempre é tão fácil de entender, mas nunca se afasta muito do ponto fixo e inabalável de que a mudança é possível.

A crítica completa está disponível no site Washington Post

Screen International

por Wendy Ide

O desfecho final é um pouco críptico para ser plenamente satisfatório. [...] Com um elenco com não-profissionais, a história é abordada com uma espécie de excentricidade inexpressiva. Na maior parte, a narrativa nos dá o suficiente para juntar as conexões da narrativa.

A crítica completa está disponível no site Screen International