Henfil
    • O Globo
    • Folha de São Paulo

Almanaque Virtual

por Filippo Pitanga

Um documentário subversivo sobre um artista subversivo, mais atual do que nunca para os tempos atuais, “Henfil” de Angela Zoé vai além do que nos lembramos da pessoa como figura pública e traça o retrato de um país durante dois períodos revolucionários consecutivos.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Estado de São Paulo

por Luiz Carlos Merten

A sacada [de Angela Zoé] foi fazer com que um grupo de jovens, dentro do filme, crie os quadrinhos, os cartuns que vão revelar o personagem. Só isso já faz de "Henfil" um documentário que não se assemelha a nenhum outro do cinema brasileiro recente.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Papo de Cinema

por Bianca Zasso

"Henfil" é tocante tanto para quem desfrutou do traço e das frases do cartunista nos jornais quanto para uma geração que conhece seu nome, mas pouco sabe de sua importância para a arte brasileira e também para a televisão.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Cineweb

por Alysson Oliveira

A sagacidade e o humor de Henfil transparecem nas imagens de arquivo, mostrando como uma figura como ele faz falta – especialmente no momento em que vivemos.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Carmattos

por Carlos Alberto Mattos

O que ressalta é a conhecida verve crítica de Henfil, o seu humor libertário que não deu sossego à ditadura. [...] "Henfil" é mostrado em sua multiplicidade de suportes e expressões: cartuns, colunas de jornal, literatura, teatro de revista, televisão e cinema.

A crítica completa está disponível no site Carmattos

O Globo

por Ruy Gardnier

O filme se estrutura em dois polos, um mais tradicional, [...], e outro com o registro de uma oficina em que jovens desenhistas se deparam com o traço de Henfil [...] Esse polo acaba parecendo um grande making of, e a parte biográfica deixa um gosto de quero mais.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Folha de São Paulo

por Naief Haddad

O timing do lançamento é ótimo. O filme nem tanto. […] Existem virtudes, mas elas surgem de modo esparso. Ao fim, fica a sensação de que Henfil merecia outro filme, tão corajoso quanto ele foi.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo