Tesnota
    • The Hollywood Reporter
    • Variety

Estado de São Paulo

por Luiz Carlos Merten

A situação é apavorante. A narrativa é claustrofóbica. Uma opção do diretor, a de filmar em inusual janela estreita intensifica a sensação de sufoco. Brilhante.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Télérama

por Guillemette Odicino

Este primeiro longa-metragem de um diretor de 27 anos é alucinante. Uma obra de mestre, um soco no estômago, que choca a cada imagem por sua intensidade e seu discurso.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Cineweb

por Neusa Barbosa

O talento do jovem diretor está justamente em manter esticado o fio da tensão, mantendo sua câmera em ambientes claustrofóbicos – a oficina mecânica, as casas, a sinagoga – e fixando o impacto das emoções represadas nos rostos de seus atores.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Critikat.com

por Thomas Choury

O mais surpreendente aqui é o contraste entre o terreno social exacerbado, a narrativa explosiva, a direção muito bem controlada [...] e o tom geral que surge destas escolhas, repleto de ruídos de medo.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Folha de São Paulo

por Cássio Starling Carlos

Como acontece com muitos estreantes ambiciosos, o rigor com que Balagov trata seu material poderia resultar em somente outro belo exercício formalista. O antídoto que o diretor encontra está no elemento humano.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

O Globo

por Simone Zuccolotto

“Tesnota”, estreia do diretor russo Kantemir Balagov, levanta a questão da intolerância religiosa, mas sublinha a força das mulheres, numa região áspera.

A crítica completa está disponível no site O Globo

The Playlist

por Bradley Warren

Balagov constroi um estilo visual impressionante em seu primeiro filme, particularmente através do uso do formato mais próximo do quadrado, de 1:33/1, que metaforicamente confina os seus personagens.

A crítica completa está disponível no site The Playlist

Screen International

por Allan Hunter

Tesnota traz a vida como uma luta constante e conflitos que duram há décadas como imediatos para muitos [...] O uso de closes íntimos e o trabalho de câmera servem como um confronto, destacando que os indivíduos ficam presos em casas apertadas e em circunstâncias desesperadoras.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Hollywood Reporter

por Toddy McCarty

“Tesnota” traz sequências tensas e convincentes, porém alternadas com interlúdios difusos e planos que não avançam a narrativa ou compensam de outras maneiras. O que não está em questão, no entanto, é o talento de Darya Zhovner, a atriz tem uma presença impressionante desde a cena inicial.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Variety

por Jessica Kiang

O filme conta com imagens realistas e uma estética triunfal [...] O enredo talvez seja excessivamente esquemático, mas a produção cinematográfica compensa, com um trabalho de câmera excelente que faz de Ilana um personagem fascinante e desagradável, mas muito real.

A crítica completa está disponível no site Variety