Amanda
    Você assistiu Amanda ?

Rafael Y
    Rafael Y

Enviada em 10 de maio de 2019
    (Insta: @cinemacrica) Que tal um passeio por Paris? Se o convite aceito for o de Mikhaël Hers, esteja ciente de que estará, de fato, conhecendo Paris. Não há lugar no mundo absolutamente glamouroso, um ponto luminoso é o bastante para a manifestação da obscuridade. Assim como a tragédia não é imperativa, a hipotética brutalidade perene não resiste a intervenções doces. Isso é Paris. Nesse contexto social desnudo de idealizações, mas num retrato belamente sincero e atual, a pequena Amanda de 7 anos perde a mãe num atentado terrorista na romântica capital francesa. O amparo familiar não é robusto, cabe ao irmão de pouco mais de 20 anos decidir o futuro da tutela da criança. O contraste de perspectivas da cidade luz é chocante, funcional e criativo. De início, os planos de interação entre a ainda viva Sandrine e seu irmão David não poupam ambientações externas de uma cidade inspiradora. Em meio a textos bem desenvolvidos, os personagens evoluem suas essências de forma doce. A ruptura, que traz como sintoma uma cidade mais agitada, além de imprevisível, confere um toque poderoso à inserção do conflito narrativo que poderia recorrer a qualquer adversidade cômoda. Desse modo, além de introduzir uma nova fase, Hers disseca Paris mostrando de forma funcional o que ela realmente é. Os acertos do roteiro não se restringem à essa exposição sincera. A construção do drama e evolução dos personagens constroem-se de forma coesa a partir do trágico episódio central e retratos paralelos não burocráticos. Um exemplo é o romance de David: exercita o potencial avanço de maturidade que ora pode se orientar à solidificação da figura de um chefe de lar, ora à competência de criar sua sobrinha. De forma correta, não se perde tempo em possíveis brigas familiares sobre a guarda de Amanda, mas no processo de amadurecimento do protagonista e da sua relação com a garota. Um importante indicador de êxito da obra é o poder de sensibilização de Vincent Lacoste (David). Não é difícil enxergar sinceridade no protagonista. A entrega é tamanha que o exercício de empatia é imediato, sem esforço me coloquei na posição de assumir uma paternidade repentina e conturbada. Filme lindo.
    Glauber G.
    Glauber G.

Enviada em 10 de maio de 2020
    Esse filme francês tem como tema central a relação entre Amanda e seu tio (David). Os dois tem que superar uma tragédia pessoal (a morte da mãe de Amanda em um atentado terrorista) e ao mesmo tempo construir uma novo relação de confiança e afeto. O longa traz uma linda fotografia (trazendo como cenário Paris, na maior parte do tempo) e tendo como destaque a atuação da atriz mirim que faz o papel da Amanda. O final é gracioso e é difícil não se emocionar com ele.
    Sandro Andrade
    Sandro Andrade

Enviada em 12 de abril de 2020
    Triste realidade. Mas um bom filme pra refletir sobre a vida e nossos desafios. Como sempre, um drama francês.