Maria - Não Esqueça que Eu Venho dos Trópicos
  • Folha de São Paulo

4 críticas da imprensa

O Globo

por Sérgio Rizzo

Desafiou o estereótipo da “mulher de embaixador”, viveu uma história intensa com Marcel Duchamp e foi amiga de Picasso, entre muitos outros personagens da arte e da política. Mas bastaria o destaque dado pelo filme às suas incríveis esculturas para que já valesse a pena.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Várias vezes afirmada por especialistas, realmente a obra, suas esculturas, na sua maioria, são elegantes, eróticas, nativas, tocando na floresta amazônica, extremamente feminina (numa época onde isso era muito raro) e sempre apaixonantes.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Cineweb

por Neusa Barbosa

A maior força deste documentário, em que se entrevistam familiares de Maria e diversos especialistas e curadores, está em explicitar as vertentes que se entrelaçam entre a vida e a obra de uma mulher fascinante, que merece ser mais conhecida.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Folha de São Paulo

por Silas Martí

O tom protocolar das raras imagens de arquivo de Martins em vida também dificulta o trabalho de levar à tela a força de um dos nomes mais relevantes das artes visuais do século passado.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo