Um Lugar Silencioso
  • Estado de São Paulo

26 críticas da imprensa

Ccine10

por Ricardo Rocha

Estamos diante de um filme que vai contra a maré dos filmes de suspense / horror / sobrenatural - numa época onde os blockbusters dominam com grandes efeitos e toda pirotecnia de sons...

A crítica completa está disponível no site Ccine10

CineClick

por Thamires Viana

Com um roteiro rechedo de tensão, o silêncio que para muitos pode parecer monótono, se torna nada menos do que a peça chave que envolve toda a trama e isso foi um dos maiores acertos de Um Lugar Silencioso.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cinema com Rapadura

por Robinson Samulak Alves

“Um Lugar Silencioso” é um exemplo de como atingir a excelência dentro de um gênero, sem criar fórmulas mirabolantes. A trama é de uma simplicidade poética: algo aconteceu e quem fizer barulho morre. Embora essa única frase nos conte absolutamente tudo o que é preciso saber sobre o enredo...

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

..."Um Lugar Silencioso" é uma obra que dificilmente ficará de fora da lista das melhores do ano [...] ao longo da projeção, me peguei várias vezes cobrindo involuntariamente a boca com as mãos. Não há como fazer um elogio ao filme maior do que este.

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Cinepop

por Renato Marafon

Tudo aqui funciona. Desde o clima até os sustos, que conseguem te fazer pular da cadeira, até os momentos de silêncio brilhantemente encenados pelo elenco sensacional.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Críticos.Com.Br

por Octavio Caruso

A opção pela imagem que finaliza a obra pode ser tida por muitos como um tremendo desperdício, mas ela enfatiza o real interesse de Krasinski em estabelecer que a coragem precisa vencer o medo, ao invés da catarse cinematograficamente sedutora que qualquer produção similar entrega.

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

The Guardian

por Peter Bradshaw

Em sua simplicidade e impacto, este é um filme que parece ter sido feito décadas atrás, na era clássica de Planeta dos Macacos ou O Homem Ômega . É um suspense de volta ao básico que não depende muito do aspecto dessas criaturas. Krasinski aborda essa questão com bastante habilidade...

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Washington Post

por Ann Hornaday

Em uma eficiente hora e meia, "Um Lugar Silencioso" exemplifica contagem cinematográfica de histórias de sua forma mais simples e inventiva, usando a essência pura do som e da imagem para criar uma atmosfera acreditável de terror real.

A crítica completa está disponível no site Washington Post

Observatório do Cinema

por Rodrigo Scharlack

O filme é uma das mais corajosas e impecáveis obras de terror dos últimos tempos no mainstream. A direção de Krasinski é o grande destaque, não só por se mostrar extremamente competente com seus enquadramentos, mas pela inteligência com que conduz a trama.

A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema

Almanaque Virtual

por Ana Carolina Garcia

Utilizando a responsabilidade paterna como fio condutor de sua trama, “Um Lugar Silencioso” surpreende por partir de uma premissa conhecida do grande público e oferecer a ele um filme original e livre de clichês.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Boston Globe

por Ty Burr

O filme cativa você no início e você em momento algum para de prestar atenção. [...] É um filme melhor de se ver em um cinema lotado do que em casa, por causa das distrações. [...] Confia em mim: esse é um bom filme.

A crítica completa está disponível no site Boston Globe

Chicago Sun-Times

por Richard Roeper

É um dos filmes mais inteligentes e mais envolventes de terror dos últimos anos. [...] Esse é o tipo de filme que entrega em cerca de 75% da sua premissa e faz você ficar ansioso pelo momento em que o diretor chega em um ponto inimaginável.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

New York Times

por Jeannette Catsoulis

Krasinski dirige com habilidade e restrição. [...] Acompanhar o ciclo de Simmonds pela dor, dúvida, raiva e aceitação é um dos prazeres singulares do filme. [...] O filme é um arraso.

A crítica completa está disponível no site New York Times

O Globo

por Mário Abbade

“Um Lugar Silencioso” demonstra que o silêncio bem trabalhado pode ser uma poderosa alternativa aos filmes que apostam no som alto para causar arrepios no espectador.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Preview

por Ricardo Matsumoto

Com um clima tenso, Krasinski cria uma narrativa envolvente que mantém o espectador grudado na cadeira. Estabelece uma forte relação familiar, dá alguns bons sustos, mas nunca apela para a pieguice.

A crítica completa está disponível no site Preview

ScreenCrush

por Britt Hayes

Partindo de uma releitura esperta e eficaz das histórias pós-apocalípticas de sobrevivência, o filme se transforma num suspense emocionante e pulsante, combinando personagens à moda antiga com uma intensidade moderna.

A crítica completa está disponível no site ScreenCrush

Screen International

por Fionnuala Halligan

"Um Lugar Silencioso" é um exemplo raro de um filme sobre criaturas que usa efeitos especiais esporadicamente para ampliar o drama, não apenas providencá-lo. Ele usa o som e a falta de qualquer barulho como um integrante dramático, informando sobre toda a ação.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Hollywood Reporter

por John DeFore

A forma que Krasinski e seus colaboradores encontram para construir a tensão é às vezes tão surpreendente que provocam risadas chocadas e apreciativas. [...] Quem dera que fosse tão divertido estar aterrorizado na vida real.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

The Playlist

por Jordan Ruimy

Um filme tenso, quase silencioso, que brinca com os nervos do público enquanto evita sabiamente os clichês do gênero. Krasinski demonstra um dom surpreendentemente seguro e refinado para o terror.

A crítica completa está disponível no site The Playlist

Variety

por Owen Gleiberman

[...] a primeira metade, na qual a tentativa dos personagens de permanecer em silêncio se torna uma espécie de jogo mortal. Mesmo quando estão apenas se comunicando com seus olhos, a devoção que os membros dessa família sentem um pelo outro é palpável.

A crítica completa está disponível no site Variety

Cineplayers

por Heitor Romero

Talvez a criação mais cuidadosa daquela atmosfera de solidão e iminente perda fosse o suficiente para cativar a verdadeira empatia do público para com os dramas de cada membro da família. [...]Um Lugar Silencioso é, afinal, um suspense eficiente...

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Folha de São Paulo

por Thales de Menezes

O filme tem duas ou três sequências de tirar o fôlego. Principalmente quando a personagem de Emily Blunt fica sozinha com um monstro […] Pena que na meia hora final a história perca o pique. A solução final não é das melhores e deve provocar reações ruins na plateia.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

John Krasinski demonstra afinação com os cânones do horror, partindo da solidificação de um clima aterrorizante [...] Todavia, o ponto mais falho de "Um Lugar Silencioso" está na sucessão de inverossimilhanças da trama.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Isso poderia explicar porque fez o filme de forma direta, sem invenções, sem exagero de câmeras, preferindo um visual adequado. Já que quase sem dialogo tem que se firmar no visual. É como eu supunha, o filme tem muita chance de fazer sucesso por aqui.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Veja

por Miguel Barbieri Jr.

É bom quando um diretor faz muito com pouco. São apenas quatro atores em cena, sob uma direção eficiente, em "Um Lugar Silencioso". Outra virtude do filme [...] está na contenção proposital de palavras, dando um incômodo ainda maior na plateia.

A crítica completa está disponível no site Veja

Estado de São Paulo

por Luiz Carlos Merten

Os monstros, meio ridículos, que dizimaram a humanidade de repente revelam-se dos mais vulneráveis. Como? Se a solução é tão simples, por que ninguém pensou nela antes? Porque não haveria o filme, claro. Até isso seria possível engolir. O duro é o comercial das armas.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo