Paris 8
    • Rubens Ewald
    • Veja

Preview

por Fatima Gigliotti

O efeito é atemporal, nostálgico, quase mítico. Se o cinema não pode salvar o planeta, como acredita a pragmática Annabelle, bons filmes certamente fazem o mundo melhor.

A crítica completa está disponível no site Preview

Ccine10

por Ricardo Rocha

O cinema aqui é quase como um personagem a parte, poderia dizer que é um verdadeiro deleite para um cinéfilo presenciar um debate sobre diretores italianos e seus gêneros de filmes ao longo dos anos 60 e 70.

A crítica completa está disponível no site Ccine10

O Globo

por André Miranda

A ideia é bacana, mas “Paris 8” se concentra demais em explorar as inseguranças e incertezas de Etienne, e menos em desenvolver uma história mais criativa.

A crítica completa está disponível no site O Globo

The Hollywood Reporter

por Jordan Mintzer

O resultado parece um pouco fora do tempo, mas fiel às suas próprias intenções, traz à tona como alguns dos melhores filmes franceses - especialmente os da Nouvelle Vague - são marcados por um intenso amor ao cinema e pelas paixões ardentes da juventude.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Zero Hora

por Marcelo Perrone

Por vezes, a trama de "Paris 8" acusa sua duração excessiva (pouco mais de duas horas) esparramando-se em divagações intelectuais — e  nas mundanas também.

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

Embora o realizador não demonstre vontade de julgar as pessoas em cena, alguns procedimentos reforçam a sensação de que elas praticamente flanam num mundo paralelo. No mau sentido.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Cinemação

por Lucas Albuquerque

Nunca indo além do esteriótipo, Paris 8 se rende a citações literárias e filosofias vazias para dar um ar intelectual. O retrato de uma juventude em uma balada pode ser descrito por alguns como algo fútil. Aqui a contraparte é válida com o mesmo adjetivo, mas com os papos cabeça.

A crítica completa está disponível no site Cinemação

Folha de São Paulo

por Alexandre Agabiti Fernandes

A bela fotografia em preto e branco, os enquadramentos que privilegiam quase sempre o rosto e o torso dos atores, as cenas interiores levemente escuras e muito mais numerosas do que as cenas exteriores definem um conjunto de procedimentos que ajudam a ressaltar o drama existencial de Etienne...

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

É evidente que se você sonha em se mudar para Paris e criar uma nova e mais moderna Vague (Onda) e for louco por cinefilia, há muito que se divertir com um projeto desses. [...] Mas acho que não dá para recomendar para qualquer outro descrente dos sonhos de 50 anos atrás.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Veja

por Miguel Barbieri Jr.

O início de "Paris 8" (nome também da universidade) é bastante promissor, sobretudo por ter uma calorosa discussão sobre as diferentes visões de fazer cinema [...]. Contudo, o protagonista [...], inspirado no próprio diretor, Jean-Paul Civeyrac e, não à toa, interpretado com apatia por Andranic Manet.

A crítica completa está disponível no site Veja