Elisa y Marcela
    Você assistiu Elisa y Marcela ?

Rodrigo Gomes
    Rodrigo Gomes

Enviada em 11 de agosto de 2019
    Muito bom ver um roteiro tratar o amor entre duas mulheres, já que em sua maioria as paixões são retratadas em casais de homens. Ainda mais se tratando dessa, que foi simplesmente o primeiro casamento lésbico da Europa! Que batalha em nome do amor! Um lindo drama, não realizado com maestria, mas um belo conjunto. Ser filmado em preto e branco dá todo o diferencial.
    Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 11 de julho de 2019
    Baseado em uma história real, Elisa & Marcela, produção original Netflix dirigida e escrita por Isabel Coixet, é um filme que se passa no final do século XIX, início do século XX, em pequenas cidades da Galícia, comunidade autônoma espanhola. As duas personagens principais dão título ao longa e o que acompanharemos no decorrer dos 119 minutos da obra é o afloramento, nascimento e desenvolvimento da história de amor entre elas.

Elisa (Natalia de Molina) e Marcela (Greta Fernández) se conhecem, ainda adolescentes, no colégio de freiras em que a segunda estudava. Nesse primeiro momento, as duas ainda não tinham a força interna e nem o entendimento necessário para compreender o que estava acontecendo entre elas. O reencontro definitivo ocorre alguns anos depois, quando ambas já se formaram professoras do ensino básico e decidem viver o seu romance (ainda que de forma secreta).

A diretora Isabel Coixet relata as descobertas da sexualidade e da vivência de um grande amor entre Elisa e Marcela de uma maneira um tanto poética e sutil. A fotografia em preto e branco contribui muito para esta aura que o filme nos passa. Elisa & Marcela é um filme sufocante e que ganha muito a partir do momento em que nos mostra que, ao colocarem em prática a única saída que elas encontraram para viver seu amor de uma forma aberta, as duas não sabiam que continuariam em uma nova prisão.

Por isso mesmo, Elisa e Marcela é uma obra que nos deixa com reflexões muito importantes. Se, em 1901, a vida para Elisa e Marcela já era difícil; percebemos que, mais de 100 anos depois dos acontecimentos retratados no filme, aqueles que desejam exercer o seu direito de escolha ao amor continuam a enfrentar grandes resistências. Quando isso cessará?
    Annescjf
    Annescjf

Enviada em 10 de junho de 2019
    Filme emocionante, verdadeiro, sensível. Obra prima de direção. Infelizmente críticos como, Bruno Carmelo, optam por desmerecer o trabalho, se apegando à velocidade dos acontecimentos ou ao formato pouco" hollywoodiano" da narrativa. Análises infelizes como a citada, não tiram o brilho e emoção da obra. Um filme que retrata com primazia o drama vivido por duas mulheres na Europa em 1901, contudo, nos faz refletir acerca da contemporaneidade das interações pautadas na intolerância e no preconceito. Elisa y Marcela supera qualquer expectativa. Sr Bruno Carmelo, talvez lhe agrade mais "Os vingadores" ou, quem sabe, A saga da Fênix Negra.
    Lilian M
    Lilian M

Enviada em 24 de agosto de 2019
    Então, vou deixar a parte técnica e chata para os críticos oficiais, e, como usuária, vou elogiar....se a função de uma obra de arte é emocionar, provocar empatia e reflexão sobre os problemas de uma sociedade, eu acho que o filme cumpriu a sua missão e vale o registro.
    Crismika
    Crismika

Enviada em 11 de maio de 2020
    Uma história real que conta sobre o amor entre duas mulheres no final do século XIX, onde as regras eram muito rígidas. O diretor conta a história de forma delicada, com uma bela fotografia em branco e preto resultando num belo filme. RECOMENDO.
    Enviada em 17 de junho de 2019
    Filme legal baseado em fatos reais que nos leva acreditar que o preconceito ainda existente nos dias de hoje já foi muito pior!
    Larissa L.
    Larissa L.

Enviada em 24 de junho de 2020
    Filme emocionante! Uma história de duas mulheres que se amavam no início do século XX e, apesar de todas as dificuldades, ficaram juntas. É triste ver o que elas tiveram que passar, mas o filme retratou muito bem isso. O amor entre elas e tudo que tiveram que passar na sociedade conservadora da época. Essa história tinha que ser contada e fico feliz de ter conhecido ela através desse filme.
    Marina E.
    Marina E.

Enviada em 12 de junho de 2019
    Um dos filmes mais poéticos que ja vi, dentro do tema homossexualismo feminino.
    Este tema, em sua maioria, retratam apenas o lado sórdido das personagens lésbicas
    A fotografia espetacular.
    Só elogios em minha opinião é claro.
    Parabéns Isabel Coixet
    Alberto G.
    Alberto G.

Enviada em 21 de julho de 2020
    Que filme maravilhoso e sensível. Recomendem pra quase todos que conheço. Vale muito a pena ser assistido.
    Raquel Kelly
    Raquel Kelly

Enviada em 15 de setembro de 2021
    O conceito é legal. A história é linda mas o filme não me prendeu o bastante pra continuar assistindo até o final. Sendo realista, eu fiquei entediada no meio do filme. Mas acredito que desmetificou a ideia de mts de q a homossexualidade ou bissexualidade não começou no século 21, como mts dizem, o século da modinha lgbt. E