Imagem e Palavra
    • New York Times
    • The Playlist

Folha de São Paulo

por Inácio Araújo

“Imagem e Palavra” é um filme pessimista, não há dúvida, um filme da contradição, do contracampo: Godard, se quiser, toca o seu velho realejo. Mas, atenção, como sempre seu trabalho tem um vínculo forte com a atualidade, como se fosse um documentário.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

O Globo

por Ruy Gardnier

Godard é capaz de criar beleza surpreendente a partir do choque entre as imagens, e a partir dessas centelhas de montagem nos indagar sobre o nosso presente, sobre a civilização ocidental, sobre o modo como vivemos e olhamos para o mundo.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Critikat.com

por Josué Morel

"Imagem e Palavra" não é apenas um filme muito belo, muito denso, ele também entrega sem concessões, nas dobras do caos pictóricto, um verdadeiro tratado de estética.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Estado de São Paulo

por Luiz Carlos Merten

Seu filme nasceu na contramão de um pensamento muito difundido no Ocidente – no seu terço final, Imagem e Palavra, fixando-se no Oriente Médio, rejeita a demonização do mundo árabe, em especial dos palestinos. [...] Godard nos convida a pensar no apocalipse iminente do humanismo.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

The Guardian

por Peter Bradshaw

É desconcertante e não tenho certeza se entendi mais do que uma fração e, claro, isso pode ser descartado como obscurantismo e maneirismo. Mas eu achei o The Image Book rico, perturbador e estranho.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

The Hollywood Reporter

por Todd McCarthy

"Imagem e Palavra" é moderadamente mais acessível que alguns dos outros trabalhos tardios de Godard [...] mistura de forma perturbadora assassinatos de ficção e reais, incluindo alguns de seus próprios trabalhos, como um meio de abordar a natureza seletiva e fragmentária da memória pessoal e coletiva.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Variety

por Owen Gleiberman

"Imagem e Palavra", o novo filme de Jean-Luc Godard, tem uma sensação de importância. Ao mesmo tempo, é um raro trabalho seu que tem a aura de um filme de terror (é permeado por imagens de violência, entrelaçando filmes antigos e novas atrocidades).

A crítica completa está disponível no site Variety

Boston Globe

por Ty Burr

Um rumor sobre arte, política, história e loucura eterna da humanidade disfarçada de colagem cinematográfica. É sem trama mas tem forma; aleatoriamente, mas com propósito.

A crítica completa está disponível no site Boston Globe

Cineweb

por Alysson Oliveira

Talvez esteja aí a capacidade de Godard em figurar a pós-modernidade e seus excessos de liberdade de escolha: o mundo se tornou um grande supermercado e tudo – especialmente as pessoas – uma grande variedades de mercadorias.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

New York Times

por A.O. Scott

O filme é ssustador, emocionante e confundindo em igual medida. É uma obra de desespero extático, um argumento para a futilidade do esforço humano que quase se refuta pela aplicação de uma vontade artística mal-humorada e tenaz.

A crítica completa está disponível no site New York Times

The Playlist

por Jordan Ruimy

O que interessa Godard está apenas sugerido ao espectador, com cortes abruptos e e interrupções propositais que indicam a vontade do diretor em frustrar ao invés de revigorar.

A crítica completa está disponível no site The Playlist