Simonal
    Você assistiu Simonal ?

Jorge Eduardo M.
    Jorge Eduardo M.

Enviada em 24 de dezembro de 2020
    Tive a curiosidade de conhecer mais a história de Simonal e esse filme me abriu ainda mais minha mente, para ativar minha curiosidade sobre este artista, sua época, seus problemas com a ditadura e seus acusadores, que os condenaram a um exílio no próprio país e a uma quase penalidade perpétua, por não mais poder exercer seu trabalho. As portas se fecharam, as gravadoras, a sociedade, todos viraram as costas pra Wilson Simonal. Um bom filme de sua história.
    Luiz Antônio N.
    Luiz Antônio N.

Enviada em 20 de fevereiro de 2020
    Dono de voz marcante, carisma encantador e charme irresistível, Wilson Simonal nasceu para ser uma das maiores vozes de todos os tempos da música brasileira. No entanto, após anos de sucesso conquistado com muito trabalho, suas finanças descontroladas o levam a, em um rompante de ignorância, tomar decisões que podem mudar para sempre sua carreira.

Muito bom não conhecia quase nada da carreira e da vida de Wilson Simonal e achei surpreendente tudo que ele passou ⭐⭐⭐
    Matilde M.
    Matilde M.

Enviada em 10 de setembro de 2019
    A ascensão e queda injusta de um grande astro da musica popular brasileira..
    O filme retrata como alguns grupos podem arrasar com alguém, mesmo se tratando de um cantor talentoso como Simonal.
    Uma pena para todos nós.
    Higor S
    Higor S

Enviada em 20 de agosto de 2019
    Conhecia pouco sobre esse gigante da música nacional e quando se assiste ao filme é fácil entender o porquê disso. O movimento artista de esquerda foi racista ao colocar em exílio uma das vozes mais bonitas e um dos homens mais talentosos do país dentro do seu próprio país. O movimento de esquerda fez questão de apagá-lo da história cultural nacional graças a uma manchete mentirosa de jornal que Simonal lutou até o último suspiro pra desmentir. SImonal não era pró nem contra o regime militar mas, exatamente por ser quem ele era, foi julgado e crucificado por aqueles que eram contra. O filme é um movimento de resgate do importante artista que Simonal foi e é para o Brasil e para o mundo. O maior mérito do filme é mostrar de modo quase didático e com pormenores de como Simonal foi exilado dentro do próprio país após ser taxado de dedo duro de forma caluniosa por movimentos da esquerda artística e roubaram sua voz, sua vida e seu público.

Enviada em 12 de agosto de 2019
    Tecnicamente acerta na recriação dos anos 60 e 70, mas Boliveira nitidamente apenas dubla bem mal o Simonal, aproveitando-se apenas a ginga. Simonal ambíguo em relação a ditadura, pois suas músicas eram bonitas, mas alienada, mas seus problemas começaram quando ele decidiu fazer uma música crítica sobre o racismo que ele mesmo sofria. A partir daí conheceu os mecanismos de repressão e os utilizou para atacar o seu contador que o levou a falência. No final, deixa em aberto se ele era ou não colaborador da ditadura.
    Otavio W.
    Otavio W.

Enviada em 12 de agosto de 2019
    Uma cinebiografia 🎞 que se divide em duas partes bem distintas, mas que no fim parece ser um pouco superficial para tudo o que queria mostrar 🧐. A primeira metade do filme 🎬 é bem muscial 🎙 e conta um pouco como a personalidade de Simonal lhe dava vantagem ✌, mesmo que mostrado superficialmente. Na segunda metade, as músicas 🎼 quase somem e o drama da vida pessoal ganha forma, com mais detalhes 🙂, mesmo que em momentos importantes o filme passe muito rapidamente 🏃, deixando a sensação de mostrar muitas coisas do que mostrar situações com mais detalhes 🤔. Nota 3 de 5 no Xinguê Movie Rating: ⭐⭐⭐
    #CinetecaXinguê #filme #movie #cinema #kinoplex #itaim #Brascan #Simonal #drama #musical #biografia #família #sentimento #traição #ditadura #polícia #preconceito #dinheiro #fama #música
    Mauro A
    Mauro A

Enviada em 8 de agosto de 2019
    Primeiramente eu daria um oscar de melhor ator para Fabrício Boliveira pela sua excelente interpretação do Simonal, parece em tudo, até no gingado, na maneira de falar, dá a impressão de que o cantor levantou do túmulo para ir fazer o filme. E também pela reconstituição de época mostrada na película. Quanto ao filme em si, como roteirista sei que fazer uma biografia não é fácil, apenas 20% dos cineastas no mundo acertam em colocar uma vida em 90 minutos ou um pouco mais. Parece que o roteiro se prende à metade do filme mostrando a carreira do Simonal e a outra metade à sua decadência. Quanto à carreira dele, poderia ser um pouco mais sucinto e o mais importante não foi mostrado, sua estada na concentração da seleção durante a copa 70, a que ganhou o tri, com o objetivo de diverti-los, o que também foi um fator para acentuar mais a acusação contra ele de ser homem de extrema direita. A decadência do cantor, então, poderia ser mais abordada. Talvez essa geração nascida nos anos 90 não vai entender a sua agonia e as pesadas acusações contra ele mas, com certeza, aqueles que o tiveram como ídolo e conheceram seu carisma, haverão de recordá-lo com nostalgia e ver um quanto um ídolo da MPB foi vítima do preconceito e da fofoca. AGORA, FICO A PENSAR COM MEUS BOTÕES... "Por quê na época em que a fofoca estourou, Simonal não processou aqueles jornalistas que destruíram sua carreira?"
    Lucas d
    Lucas d

Enviada em 10 de julho de 2019
    Recomendo que todos conheçam mais a História de Simonal! Assistam e tirem suas conclusões, recomendo.